Aprendendo com confetes de chocolate!

Olá famílias!

JM ganhou dois saquinhos de confetes de chocolate e começou a brincar com eles, separando por cores, uma inciativa sua. 

Observando isso, peguei uns copinhos e pedi para que ele separasse os confetes pelas cores e contasse quanto tinha de confete de cada cor. Ele gostou da ideia e foi fazendo tudo direitinho. Algumas vezes contava um a mais ou um a menos e eu estava ali para fazer as intervenções quando necessário.

Aprender a contar é um marco muito importante para o aprendizado da criança. Pra nós, adultos, contar parece muito fácil e simples, mas aprender a contar não é somente repetir os números em sequência, isso é decorar os números e também não deixa de ser importante, pois mostra que a criança está aprendendo o nome dos números corretamente.

Nessa brincadeira de separar os confetes, JM utilizou o conceito de classificação, pois separou os chocolates por categoria, cores. Classificar é muito importante, pois a criança consegue organizar coleções que possa quantificar. Após, JM quantificou os confetes, ora acertando, ora 'errando'. O mais importante é que ele aplicou os conceitos de classificar e quantificar de forma natural, com a mediação da mamãe, mas sem deixar de chegar às suas próprias descobertas.

Ajudar a criança a reconhecer e distinguir entre grupos de uma, duas, três coisas e etc é um ótimo início para conceitos matemáticos, que quando começados dentro de casa, estimulam ainda mais o aprendizado das crianças.



 E depois de muito aprendizado... não deixamos de saborear os chocolates! 
Hmmmm...



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

10 comentários:

  1. Saudações Genis! Toda criança precisa aprender a todo momento. Muitas vezes os pais acham que o incentivo ao aprendizado deve ocorrer na escola, que burro engano huh? A criança vai a escola e gosta por ser diferente mas o principal aprendizado ocorre dentro de casa pois todas as crianças querem surpreender os verdadeiros heróis que são os pais. E professor não educa, ensina, pais são o alicerce da criança. A criança repetirá o que os pais fazem. Hoje em dia a coisa anda tão preta que crianças de 4, 5 anos já usam um vocabulário tão esdrúxulo para ofender o coleguinha, que também não fica atrás. Claro que nem tudo está perdido! Vendo mamãe como você... certeza que o mundo tem chances! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Como é inteligente esse JM, mamãe fica orgulhosa ehheee

    Parabéns Genis!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. A lindãooooo
    E claro que a brincadeira não poderia terminar de outra forma ne ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aprender brincando é uma delícia! E você tem cada ideia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OIii...

    td certinho com vc??

    Conheci seu blog hoje e fiquei encantada, parabens.!!!

    já estou seguindo *.*

    da uma passadinha la no meu depois:
    http://mah-pink.blogspot.com.br/

    BJiinhuss

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo aprendizado amiga, nada como aprender brincando e até comendo, hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a brincadeira. ainda mais comer depois os confetes.

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Genis adorei concerteza uma ótima forma de fazer nossos pequenos aprenderem brincando e é claro comendo. rsrsrsrsrs.

    Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  9. Haha! Adorei as fotos! O incentivo é muito importante para o aprendizado da criança. Muitas estrelinhas para o JM!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal! Esse post foi ótimo quando Heitor começar a aprender vou fazer a mesma brincadeira!
    Muito informativo!

    Bjs
    Gleysa

    ResponderExcluir

Instagram