Dicas para comprar o material escolar

Olá famílias!

Algumas escolas já retornaram suas atividades normais, outras só retornam no dia 04 de fevereiro, como é o caso da escola de JM, e a lista dos materiais com certeza já estão disponíveis desde o ato da matrícula. Algumas dicas são fundamentais para evitar algumas dores de cabeça na compra desse material e selecionei algumas lições que a jornalista Mara Luquet ensina para você respirar mais aliviada quando se deparar com aquela listona de compras para a volta às aulas. Confira:


1. Discuta cada item da lista com os professores
Não se trata de querer economizar na formação de seu filho, mas de entender por que ele precisa de clipes, grampeador e papel ofício A3 e A4, além de um monte de envelopes brancos e pardos. Afinal de contas, o garoto vai estudar numa escola ou trabalhar em um escritório?
2. Pergunte quando cada coisa será utilizada
O material tem de ser entregue todo de uma vez? Se existir a possibilidade de ir comprando o conteúdo da lista conforme a necessidade, você evita desembolsar essa grana em um único mês. E também diminui o risco de desperdícios ao longo do ano.
3. Pesquise os preços antes de colocar a mão no bolso
Jamais saia de casa sem ter, pelo menos, uma ideia de valores. Basta navegar em sites como KalungaSubmarinoWalmart Americanas.
4. Planeje os gastos cuidadosamente
Crie uma tabela para inserir os preços de cada uma das lojas consultadas. Com o documento concluído, avalie quanto você pode gastar sem provocar um rombo no orçamento familiar.
5. Organize compras coletivas
Sugira que outros pais de alunos se juntem nesse desafio. As chances de pagar menos levando grandes quantidades são enormes e, de quebra, você ainda fica conhecendo um pouco mais do círculo de amigos com quem seu filho conviverá.
6. Fuja dos cheques pré-datados
Se não der para pagar à vista, opte pelo parcelamento sem juros no cartão de crédito. Emitir pré-datados é o primeiro passo para perder o controle de suas finanças. Eles só funcionam com pessoas extremamente organizadas.
7. Aproveite itens usados
Compasso, esquadro e até cadernos podem durar vários anos, passando de uma criança para outra. Para que isso ocorra, ensine seu filho a cuidar do material escolar com carinho. E, se ele já é crescido, doe o material que está juntando pó dentro do armário a uma instituição de caridade.

Fonte de pesquisa: http://mdemulher.abril.com.br

Um grande abraço e boas compras!
Genis ;)

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Adorei as dicas... O Isaac ainda não vai a escola, mais estas informações são de grande valia... Bjs
    Tenha uma linda semana :) Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Super dicas...amei...aqui vamos com certeza reaproveitar esse negócio de trocar de mochila e lancheira todo ano não rola, tem que zelar para durar mais, não ao desperdício...bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Eu já comecei a comprar. Mas ainda falta a maior parte.
    Ingrid vai repetir a mochila, foi cara e tá bem cuidada, então porque não reaproveitar?

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilia, também vamos usar a mesma mochila de JM do ano passado.
      Bjus!

      Excluir
  4. Oi Genis,
    Sempre ótimas dicas aqui. Amei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Genis, grazadeus a escola do filhote não extrapola no material, e fora que posso escolher entre pagar uma taxa ou comprar os itens, sempre escolho a taxa, pq se for colocar no papel gasto mais indo comprar pq ando mais e pago mais estacionamento. Rsrsrs

    E reaproveitar e' nosso sobrenome. Só comprei o que tinha que comprar, mochila, farda, material individual foram os mesmos. Até o caderno de desenho reaproveitei, pq não tinha 15 folhas usadas!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. dicas essenciais, eu ainda não compro lista pq a escola da prefeitura fornece tudo, mas vou me lembrar qdo precisar comprar, pq afinal não é nada barato npe rsrs bjos

    ResponderExcluir
  7. Genis,

    As meninas ainda não vai para escola esse ano, mas com certeza lembrarei das suas dicas, muito boas.
    Como elas vão ano que vem esse ano compramos as mochilas e lancheiras e espero nas minhas férias começar a pesquisa o material. Pois lá em casa são 3 e da mesma idade.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa essas dicas Genis ainda mais para as iniciantes e as que estão querendo colocar os seus anjinhos na escola eu adoro esses posts pois estou aprendendo bastante para fica ligadinha quando for escolher e compra as coisinhas do Renan.
    beijinhOos ♥

    #Comentamiga
    http://www.anjodmv.com/

    ResponderExcluir
  9. É Genis, não é facil toda essa organização e cobrança também à escola de certas coisas... Mas muitas coisas se fazem necessárias..

    A gente não vê, mas imagino que deva sobrar muito material. A dica de comprar à medida que vai gastando é uma boa e acho que as escolas deveriam adotar isso pra evitar desperdício e gastos desenfreados. Não são todos os pais que conseguem comprar tudo.

    Já vi escolas que os pais pagam uma taxa no começo e meio do ano e a escola compra o material. Se fazem isso de maneira séria, acho que é uma boa..

    Bom.. se não conseguimos cobrar, pelo menos vamos tentar economizar e planejar na hora da nossa compra...

    Beijos grandes querida.. Ótimas dicas...


    ResponderExcluir
  10. Oi Genis
    Muito bom seu blog, e seu post foi muito esclarecedor! Tenho dois filhos em idade escolar, e todo ano é uma dor de cabeça, até parece que a Escola vai montar uma papelaria kkkkkkk. Já estou te seguindo por aqui.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga, anotando todas as dicas!!!

    Valiosas viu!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  12. Genis! Essas dicas são muito oportunas. Na escola da Laura, eles cobram uma taxa e cuidam dessa parte. Acho bom, pois economiza tempo e, creio, dinheiro também. Beijo!

    ResponderExcluir