Estimulando seu filho a comer melhor

Olá famílias!

A criança é totalmente dependente de seus responsáveis e criar hábitos corretos alimentares é responsabilidade dos adultos. Sendo assim, desde pequena a criança precisa ser orientada e estimulada a ter bons hábitos alimentares. 

A melhor maneira de começar é dando exemplo. Se você quer que seu filho coma frutas e legumes e você não come, isso se tornará confuso pra eles.

Outra coisa importante é que a criança precisa experimentar e, para isto, é necessário que os pais ofereçam vários tipos de alimentos para que ela conheça e experimente e, é claro, opte por suas preferências, pois assim como temos nossas preferências alimentares, nossos filhos também tem e terão. O importante é incentivá-los a provar novos sabores e até insistir a provar novamente aquele alimento que não muito lhe agradou.

Eu passei um longo período da minha vida achando que não gostava de cebola. Isso porque eu só tinha experimentado uma vez (que eu me lembre). Quando casei meu marido sempre pedia pra eu acrescentar cebola na comida e pela insistência dele eu acrescentava e hoje não "vivo" sem cebola, seja crua ou cozida.

Além desses dois procedimentos importantes, dar o exemplo e oferecer vários tipos de alimentos, outras coisas também são importantes para desenvolver uma alimentação saudável e variada para seu filho:

- Um prato colorido e divertido, chamará muito a atenção dele e causará maior interesse em experimentar.

- Não force, não brigue. Fale baixo com a criança. Se ela não quiser comer, não substitua a refeição por outros alimentos (sucos, iogurtes, biscoitos). Ela terá fome e você terá uma nova oportunidade de lhe oferecer a comida novamente.

- Não permita que a criança se alimente andando, brincando, assistindo TV, etc. O momento da refeição precisa ser tranquilo e, se possível, com o mínimo de intervenção externa.

- Os horários fixos para as refeições são muito importantes. A criança começará a entender que naquele momento é necessário parar o que está fazendo para se alimentar.

- Frases positivas, como "Você está forte" "Parabéns, comeu tudo!" estimulam a criança a comer.

- Não faça trocas "Se você comer, te dou um chocolate..." Dessa forma você irá condicionar o comportamento dela à chantagens, trocas.

- Chame seu filho para participar do preparo das refeições ou dos pratos. Ele se sentirá muito estimulado e importante. Aqui sempre funciona.



José Marcos com 3 anos. 

Espero ter ajudado com essas dicas. Dicas simples que utilizo no dia a dia.
Grande beijo, Genis ;)


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

6 comentários:

  1. Aqui em casa sempre estimulei as meninas a experimentarem de tudo, isso é mesmo importante. Mas, confesso que nem sempre foi fácil e haja criatividade rs rs rs
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Genis!! O exemplo acima de tudo, mas a paciência e a criatividade também são importantes!! Adorei as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lucas adora quando invento algo novo na cozinha e ele adora ajudar, mas as comidas divertidas ele não quer comer depois de pronto, não quer desmanchar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, apesar de eu ser chata para comer (e vc sabe né rs), eu sempre oferece de tudo e mais um pouco para o Gui, se ele não gosta de uma maneira tento de outras e quando ele realmente não gosta ai não insisto, mais sempre digo que precisa experimentar para saber se gosta ou não, e não tenho o que reclamar pois ele come de tudo, quando li a parte da cebola lembrei do Gui ele AMA cebola, as vezes quando estou fazendo a comida, ou cortando para colocar na salada ele vem e pega um pedaço, e aqui sei que é melhor comer sem intervenções mais eu mesma não consigo então comemos assistindo Tv

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Aqui também gosto de pratos coloridos, com mais de um tipo de legumes por vez e sempre insisto para que pelo menos experimentem de tudo, mesmo que não gostaram na última vez. As vezes, só de mudar o jeito de fazer um alimento, ele muda o sabor e acaba sendo aceito! Minhas crianças são bem difíceis de comer, sempre foram, então acabei me rendendo à TV... e assistindo, eles comem mais... mas eu sei que não é o ideal!
    Um beijo
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  6. Aqui estou na luta, ela sempre comeu de tudo, super saudável, agora começou a selecionar os alimentos, to pagando um dobrado para equilibrar a alimentação dela, vou usar algumas dessas dicas!! Vão me ajudar!

    ResponderExcluir

Instagram