Cantinho da Leitura em casa



Desde que fazia magistério, há 19 anos atrás, escutava os professores dizendo sobe a importância que era (é) ler para as crianças e uma das atividades incluídas nas rotinas em sala de aula, quando lecionava para crianças da educação infantil, era o momento da história.

Lembro que em uma das escolas em que trabalhei, logo no início da minha carreira, não tinha o cantinho da leitura, mas eu sempre improvisava uma caixa, uma cestinha, para valorizar este momento em minha sala de aula.

A criança que tem contato com a literatura, desde cedo, aprende melhor, desenvolve a linguagem e sem dúvida se comunica melhor. Sem falar na criatividade e imaginação que são estimuladas a cada leitura.

Às vezes estou bem cansada e louca pra deitar e descansar, mas a leitura com JM, principalmente antes de dormir, é minha prioridade diária. É uma delícia ver seus olhinhos atentos às imagens dos livros e a atenção que ele se dispõe a cada frase mencionada.

Temos muitos livros, como disse em um outro post, tenho livros desde o tempo em que fazia magistério e das Bienais que fui, antes de ter JM, mas gosto também de trazer livros da biblioteca também.

Cantinho da leitura do quarto de JM.


Organize um espaço de leitura para seu filho!

Abraços, Genis ;)



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

14 comentários:

  1. Estou precisando organizar um espacinho pro Davi, ele me vê lendo o tempo todo e adora livros, mas ele é agitado demais pra prestar atenção até o fim, nem desenhos longa metragem ele assiste. Mas vou incentivando sempre e ele AMA ir na livraria, fica um tempão por lá vendo e mexendo nos livros infantis.

    bjusssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Genis, adorei o cantinho de leitura do JM. Aqui em casa também temos!! E incentivo muito quem tem
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  3. Que lindo...sou super fanática em livros...espero q o arthur tmb tome gosto pela leitura..bjss

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa também temos muitos livros, tanto os de estudos quanto os de historinhas da Giovana. Mas ela tem lido muito mais que eu rsrsr.
    Bjs!!

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o cantinho...
    Tb acredito nisto que falou de alimentarmos o interesse à leitura desde pequeninos é mt lindo ver o JM tão empenhado em suas leituras.

    Tenho q fazer um cantinho destes para o Joseph, temos o lugar de guardar os livros, coloco na cômoda ao alcance das mãos dele, mas sempre com supervisão pq como ele ainda é mt pequeno fico com medo de deixar a mostra e ele rasgar em suas "leituras" sozinho...
    Tem dicas amiga??
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, no início eu não me importava tanto de JM rasgar algum livro, pois era coisa da idade mesmo, mas sempre corrigia. Ao mesmo tempo que ele fazia o errado eu dizia que não podia, até que parou. Sempre deixava os livros mais fáceis de manusear, aqueles com folhas grossas, sabe?
      Quem sabe deixar menos livros ao acesso de Joseph até ele ir acostumando e cuidando melhor deles. Daqui a pouco essa idade passa.
      Bjus!!

      Excluir
    2. Boa ideia, vou fazer isto, bjss

      Excluir
  6. Confesso que tenho que mais disciplina na questão de leitura!!! Adoro livros mas nao leio!!! Adoro comprar devo ter mais de 50 livros aqui em casa se li 5 foi muito!!! O bom q estimulei marido e ele ja leu todos!!!
    Tenho q criar o habito de ler pra Heitor!!! Puxão de orelha pra mamãe aqui!!! Rs

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  7. Gênis lá em casa temos 2 cantinhos para os livros das meninas: um cantinho fica os livros de pano, os de plásticos, de material grosso que fica livre para as meninas, fica na sala.
    O outro fica no quarto delas com os livros que lemos antes de dormir, que não quero que elas rasguem, mas delicados (ficam bem altos, só quando estou em casa que eles são acessados).

    Esse JM é um fofo, super concentrado na sua leitura.

    Realmente acho que a leitura ajuda muito as crianças vejo pelas meninas que falam super bem as palavras e tem um vocabulários muito bom para a idade delas, acho se deve ao contado desde sempre com os livros.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É Genis sempre contribuindo pra JM ser um amenino nota 10.
    Parabéns.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. A Bia tem uma portinha da cômoda só pra livros!!!
    É otimo pq ela mesma retira o que quer e "lê"!
    Faz uma bagucinha, claro... Mas adooooooooooooooro!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Genis! Amiga, eu também não abro mão de contar histórias para a Laura, no mínimo uma vez por noite ou por dia. JM, todo concentrado na leitura, que fofo! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. É tão bom vê-los desenvolver esse amor pela leitura... Desfrutem desses momentos juntos.

    ResponderExcluir
  12. adorei este cantinho da leitura e o mais legal que eu ja vi e espero que vc faca cada vez melor. beijos aaadoooreiii.

    ResponderExcluir

Instagram