Desperte na criança, o interesse pela leitura

Olá famílias!

É papel do adulto despertar na criança o interesse pela leitura, mas a grande dúvida, principalmente dos pais, é em que momento fazer isso.

Aqui em casa, começamos desde que JM estava no meu ventre. Além de imaginar sua carinha ouvindo minhas histórias, algo mágico e sobrenatural, sempre tive o entendimento que o bebê aprende desde que é concebido. Eu sempre lia histórias de livros e contava as minhas próprias histórias, aquelas que toda mãe inventa imaginando seu bebê nascido e crescido...

Depois que JM nasceu, as cantigas tomaram maior espaço no nosso dia a dia. Muitas delas faziam JM se acalmar, dormir e a medida que foi crescendo um pouquinho mais, fui retomando a prática da leitura.

Hoje em dia, com JM prestes a completar 4 aninhos, a nossa leitura diária se faz à noite, antes da oração e do soninho. Nos finais de semana, com um tempo maior, lemos algum livro em outros momentos e JM está sempre sentadinho ou deitado no seu cantinho da leitura mergulhado em algum conto.

Se você ainda não começou a incentivar a leitura de seus filhos, faça isso agora mesmo. Não pense que isso é responsabilidade apenas da escola. Os pais são os primeiros e os maiores incentivadores dessa prática.

Não sabe como fazer? Compre um livro com uma história bacana e bem ilustrado. Mostre para seu filho e é só começar! Tenho certeza de que aos poucos ele irá chamar você para lhe contar uma história.

Uma outra sugestão é levar seu filho pra conhecer uma biblioteca. Levei há alguns meses JM pra conhecer a biblioteca de uma das escolas que trabalho, pois a biblioteca municipal está fechada há tempos, para reforma. JM ficou encantado com a quantidade de livros que encontrou por lá e aproveitei para incentivar ainda mais a leitura aqui em casa.






Organize um espaço pra leitura em sua casa, visite uma biblioteca e faça da leitura, um hábito diário!

Abraços, Genis ;)


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

14 comentários:

  1. Que lindo, um fofo na biblioteca. Parabéns pela postagem bem sugestiva. bjsss

    ResponderExcluir
  2. A responsabilidade é nossa mesmo! O Pititico gosta muito quando lemos pra ele. Senta e ouve como gente grande. Vou fazer um cantinho da leitura pra ele, preciso de mais disposição, rs. Mas é uma graça ouvir ele dizer: mamãe, lê.

    O JM como sempre um encanto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai que máximo amiga, com certeza incentivar é super importante... Adorei :) A carinha do JM concentrado lendo é tudo :) Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  4. Genis super apoio essa iniciativa, essa prazer pela leitura deve ser estimulado por nós pais.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post, aqui em casa também incentivo meus filhos ao gosto pela leitura. Giovana adora os livros, e passear na Biblioteca é uma alegria pra ela.

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler e estou passando essa paixão pra Luisa. Tbém acho que deve começar desde cedo. Não é a toa que a Luisa adora uma livraria e sentir o livro entre os dedos. Bom demais. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Super legal esse habito! Aqui também fazemos da leitura um hábito, logo após o jantar, entre as brincadeiras, a Mariana sempre traz um dos seus livrinhos para eu ou o papai ler para ela. É interessante que foi ela que acabou trazendo a leitura para nossa rotina. Esses dias, fomos ao shopping e compramos um kit que veio com vários livrinhos fininhos, cheios de desenhos, com histórias conhecidas, como os três porquinhos, branca de neve, chapeuzinho, etc... veio também dvds com as historinhas. Fiquei preocupada, achando que por ela ver os desenhos na TV não ia querer os livrinhos. Engano meu, ajudou ainda mais!
    Adorei a idéia de levá-la a biblioteca. Vou me agendar!! Lindo o JM, como sempre! Que sorriso doce ele tem!
    beijinhos!!

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Genis, verdade pura é super importante esse incentivo, eu comecei assim com minha mãe me despertando para o mundo mágico dos livros e hoje sou viciada em leitura, quero fazer assim tmb com o reizinho..bjss

    www.reinomae.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  9. É verdade o incentivo a leitura deve ser nosso, aqui em casa começamos bem cedo também, as pessoas até se surpreendiam Kemuel tão pequeninho já ficar tão atento às páginas do livro e as histórias. É uma ótima idéia levá-lo até uma biblioteca, livraria Kemuel adora quando vê ele já entra e faz a festa, JM está um encanto nas fotos, numa felicidade só com os livros.

    Beijos
    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Admiro vc pela incentivados q e!!!
    JM um fofo prestando atenção na leitura!


    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  11. Ha que legal, aqui incentivo pouco preciso melhorar muito!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post... é isso mesmo, o incentivo é sempre uma mais valia... sempre gostei de ler e escrever, apesar de não ter mto incentivo de meus pais qdo era criança, mas graças a Deus, segui meus instintos ;)
    Parabéns ao filhote!!!!

    Amiga, tem sorteio no blog, passa lá...
    Bjinhos
    Cris

    ResponderExcluir
  13. Parabéns mamãe pela iniciativa e pro JM tb.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Genis, provável que ja tenha visto mas se não deixo a dica: Aproveita essas fotos e participe do Concurso Cultural Educar para Crescer do Todo Livro.

    Precisa-se de fotos em uma visita à biblioteca...
    Entra no bolhinhas (fazendo minha propaganda rs) e pega o link deles...
    Prêmios em livros.. Legal!!!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=615656028467787&set=a.375453889154670.104249.374821499217909&type=1&theater

    ResponderExcluir

Instagram