Incentivando seu filho a desenhar

Olá famílias!

Sabe-se que cada criança é única e com características peculiares de desenvolvimento e uma coisa que prezo aqui no blog é não mencionar JM como melhor ou pior do que outras crianças, pois o respeito pelo desenvolvimento de cada um é o que prezo como educadora. Cada um tem seu jeito e principalmente o seu tempo.

Lembro que há alguns anos atrás, tive um aluno no quinto ano que odiava desenhar e pintar. Quando alguma atividade dirigida solicitava desenho, ele já fechava a cara e reclamava, pedia pra não fazer e quando fazia, era tudo com muita má vontade. Hoje, esse mesmo aluno passou em duas faculdades federais e é ótimo com cálculos, sua maior paixão desde a infância e, continua a não gostar de desenhar.

Então, volto a dizer que cada um tem suas peculiaridades, cabe cada pai, cuidador ou educador, perceber e respeitar isso, principalmente quando se é criança, onde muitos acabam por comparar uma com a outra. A maturidade cognitiva e motora pode variar de uma criança pra outra, mesmo elas sendo da mesma idade.

Certo dia, JM pediu pra eu desenhar um leão e eu disse pra ele desenhar do jeitinho dele, mas ele disse muito triste que não sabia. Achei muito estranho sua resposta, pois sempre estimulei JM a fazer o que ele sabe e essa resposta foi bem estranha, mas conversando com todo jeitinho, ele contou que "alguém" disse que ele não sabia desenhar.

Comecei a encorajar JM a tentar desenhar sem medo de errar. E comecei também a passar um bom tempo observando-o, incentivando-o a fazer seus próprios desenhos, a partir de sua imaginação, sem mostrar modelos prontos. Lembro que desde que JM começou a desenhar, fazia lindos desenhos naturalmente e não queria que isso se perdesse por uma palavra negativa lançada em seu coração.

Através  do desenho a criança naturalmente pode expressar sua imaginação e sua realidade. Como JM tem vivido intensamente uma paixão por animais selvagens, sua preferência é desenhar os animais. 

Para incentivar e valorizar os desenhos de JM providenciei uma pasta, onde ele mesmo organiza suas artes. Ontem, dei uma sugestão de criarmos um "quadro" de uma selva. Ele adorou a ideia e passou um bom tempo preparando seus desenhos e eu fiz questão de ficar ao seu lado todo o tempo.

Foram vários desenhos e muita conversa investigativa pra entender o que ele estava criando.



Recortei cada desenho e ele foi colando, montando a cena de acordo com sua imaginação. A cartolina preta foi pra dar um bom destaque às cores e aos desenhos.

Observe que o macaco está pendurado na árvore e que a cobra também está na árvore, como a serpente da história bíblica de Adão e Eva. O detalhe também para o habitat do jacaré. Ele o separou dos outros animais, os terrestres.

JM se atentou para cada detalhe de sua selva que aos meus olhos ficou perfeita e linda.



Um olhar observador e uma palavra de encorajamento, não podem faltar jamais para que nossos filhos tenham um desenvolvimento saudável.


Beijos, 
Genis ;)



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

18 comentários:

  1. JM desenha muito bem!!!
    Aqui Lucas só gosta de desenhar o papai e o carro vermelho.
    Adorei seu texto, realmente tenho vivido isso, Lucas tem seu tempo como qualquer criança. Até um dia desses ele não gostava de pintar, hoje já chora pelos lápis de cor e canetinhas.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. JM é muito esperto e me parece bem atencioso aos detalhes, ainda que vc conseguiu ajudar seu menino a voltar a desenhar.

    Tri-beijos Desirée

    ResponderExcluir
  3. Legal amiga
    Bem sabido ele
    Aqui já gosta de rabiscar e é tudo rss
    Bkjas
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  4. Adorei os desenho e que imaginação, espero que o Nathan goste muito assim como eu gostava, e hoje como ensaia seus rabiscos
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aqui a filha também adora desenhar e isso desde bem pequenininha, ela tem pastas onde guarda seus desenhos. Eu vivo comprando cadernos e lápis para minha pequena artista.
    Adorei as fotos do JM desenhando.
    Bjs Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, muito legal quando os pais ajudam e estimulam seus filhos
    bju
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  7. com certeza amiga temos que incentiva
    nossos pequenos sempre
    que lindo desenho
    parabéns para o pequeno e para a mamãe

    linda noite bjs


    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Vai um artista igual a Tia.
    Muito orgulhosa.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Arrasou nos desenhos, as vezes eles ficam inseguros com a própria capacidade,mas passa rápido é só incentivar como vc fez muito bem!
    bjs
    http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga que lindo!
    Adorei! Estou doida para os desenhos do Joseph começarem a ter forma...
    Achei lindo demais e montados na cartolina deu mesmo destaque, bjs

    ResponderExcluir
  11. Realmente incentivo é tudo, ainda mais nessa fase, acho importante estimular a criança e deixar ela livre para realizar o desenho conforme a imaginação dela.
    O desenho de JM ficou perfeito rico em detalhes, ele é um artista, e já até me desenhou!!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  12. Amo muito tudo isso! Nada como acompanhar o crescimento de uma criança saudável como JM e ainda por cima sendo incentivado pela mãe a preservar o que temos de mais precioso na vida que é o nosso planeta. Parabéns Genis!

    ResponderExcluir
  13. Super talentoso, ele desenha super bem...não vejo a hora do reizinho estar desenhando tmb, por enquanto são apenas rabiscos..bjss

    ResponderExcluir
  14. Como seu filho desenha bem
    Aqui super incentivo, mais tem um que não gosta de desenhos
    Bjs
    httP://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. JM lindo. Desenhos lindos e quanta imaginação e criatividade. Amei a montagem na cartolina.
    O texto que escreveu é verdadeiro, nunca fui boa no desenho, mas como o seu aluno era boa em contas.
    O Isaac ama desenhar e pintar, agora esta começando a tomar formas, eu amo cada desenho feito por ele.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  16. Adorei o painel do JM.
    Por aqui os desenhos são muitos também!

    ResponderExcluir
  17. Oi Genis, é isso mesmo. Precisamos respeitar as peculiaridades de cada um e incentivar sem tolir a imaginação.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Instagram