Seu filho acredita em Papai Noel?

Quando ainda pequena, é normal que a criança acredite em Papai Noel, Super Heróis, Fada dos dentes etc. 

A desconfiança de que tais personagens não existam começa a acontecer por volta dos 6, 7 anos, quando o pensamento da criança começa a ficar mais lógico e ela começa a comparar situações. Mas, nos dias de hoje está cada vez mais difícil essa fantasia se manter por muito tempo, pois as crianças tem um acesso muito grande às informações devido ao mundo virtual.

Acreditar em figuras imaginárias ajuda a criança a lidar com os seus pensamentos, enriquece o imaginário e favorece a exploração das ideias. 

Se em algum momento a criança questionar a veracidade da existência do Papai Noel, o importante é que se fale a verdade, aceitando que seu 'pequeno' cresceu. O ideal é que a desconfiança parta da própria criança e não seja uma forçação da parte do adulto em dizer que Papai Noel não existe, assim como os outros personagens da imaginação infantil.

Desde bebezinho JM se interessou pelo 'bom velhinho' e eu deixei ele naturalmente ir acreditando, sem forçar o contrário. Mas no que ele acredita? Acredita que tem um homem vestido de roupa vermelha, que gosta das crianças e que dá presentes.

Jamais irei substituir a figura de Jesus, o verdadeiro sentido do Natal, pela figura de Papai Noel. Papai Noel não é Papai do Céu, isso é fato e JM sabe perfeitamente a diferença entre eles.

Não sei quando será o momento que ele descobrirá a verdade, ou seja, que Papai Noel não compra realmente os presentes, mas estarei aqui pra orientá-lo e ajudá-lo a chegar as suas próprias descobertas.

Eu acreditei em Papai Noel até uns 6 anos mais ou menos. Meu pai colocava os brinquedos de Natal no meu quarto durante a noite e quando acordava era aquela festa, mas sempre me lamentava por estar dormindo e pensava "Poxa, não vi o Papai Noel de novo...." 

E você, qual sua opinião sobre o assunto? Seu filho acredita em Papai Noel ou em outros personagens imaginários? Você permite que ele acredite ou proíbe tais fantasias? Deixe suas respostas no comentário.






Abraços,
Genis Borges



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

15 comentários:

  1. Olá Genis a Fernanda até hj acredita na Fada do Dente e o Malthus no Papai Noel mesmo sabendo que é uma ficção, eles reforção que acredita nisso. Vc tem que ouvir deles contando histórias que marcaram sua infância pra sempre. Eu só não gosto de adultos se metem onde não é chamado, não é porque teve uma desilusão que os pequenos sem perguntar nada recebe uma bomba que Papai Noel não existe ou qq outro personagem. Concordo com vc quando diz que tem que partir da criança tais desconfianaças e perguntas. Adoro a magia que o Natal nos proporciona.
    Te amo
    Feliz Natal
    Toninha

    ResponderExcluir
  2. Genis nunca falei do papai noel para as minhas meninas, pelo menos não essas histórias que ele traz presente, comento apenas que ele é bom vellhinho que gosta de criança. Mas também quando vejo uma criança que acredita não desminto sua existência. Minhas meninas ainda não tem noção que no natal se ganha presente, como também não sabe que no aniversário se ganha presente . Elas simplesmente ficam felizes quando recebem os presentes e não criam expectativas sobre isso e nem ficam pedido isso ou aquilo, elas sabem que o Natal ficaremos em família e que estamos comemorando o nascimento do menino Jesus.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa magia do Natal, de acreditar que as coisas podem ser melhores, que nossa vida precisa de mais amor, fé e esperança..Teve um ano que comprei uma toca de papai noel e joguei no chão da sala e quando a Bia foi olhar os presentes na árvore ela viu a toca e ficou toda feliz!!
    Eu cultivo a imaginação da minha filha e acredito que no momento certo ela irá descobrir por conta própria, só não concordo com pessoas que tiram essa fantasia da criança..
    Minha mãe mesmo acha bobagem, mas eu não, e enquanto puder irei tornar o Natal da minha filha mágico!!!
    Um grande beijo e um Feliz Natal pra toda sua família!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui filha acreditou durante um tempinho agora já sabe a verdade, mas eu acho que tudo deve sim fluir naturalmente de acordo com o desenvolvimento deles
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  5. A Luma acredita demais! Fantasia, se empolga, se disciplina e espera pacientemente ... rs

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu não lembro qndo deixei de acreditar no Papai Noel, mas quero que o Rafa acredite e tbm saiba a diferença.
    bjcas
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  7. Eu acho tão lindo essa fantasia
    Acreditei em papai noel até uns 7 anos
    Meus filhos mais novos acreditam
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Genis, Lucas acredita sim é papai Noel, mas não que é ele quem traz os presentes de Natal, para ele o Noel faz parte da "decoração" Hoje mesmo levei ele ao shopping, e perguntei o que ele pediria ao Noel, tive que insistir muito para ele ir lá pedir.
    Aqui ensinamos que o verdadeiro sentido do Natal é comemorar o nascimento de Jesus.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. A Luma ainda não sabe da existência
    Mas respeito os gostos dela
    E mais tarde ela vai saber o que significa e quem é
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. O Arthur acredita sim no papai noel como uma figura do natal, adora ir lá sentar no colo dele, e não pode ver um de decoração q fica mostrando, mas já vamos ensinando q o verdadeiro sentido do natal não são os presentes e sim o nascimento de Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Passando aqui para desejar um Feliz Natal, e um ano novo repleto de bençãos dos altos céus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aqui Heitor tem medo do bom velhinho kkkkk
    Mas o importante é ir devagar e acabar com os sonhos das crianças, deixar acontecer!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  13. Oi, Não fui criada acreditando em papai Noel e também não cultivei em meus filhos.
    mas respeito quem acredita. Desejo a vc uma noite maravilhosa
    cheia de alegria e muita paz. bjsss

    ResponderExcluir
  14. Tbm não fui criada acreditando em papai noel, meu filho não acredita, sabe que nós que compramos os presentes.
    Mas ele faz questão que enfeite a casa com árvore de natal, bonecos do papai noel, e compre os presentes.
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Amiga, ainda não sei dizer se o Joseph acredita que o papai noel q traz presentes e tals... mas levamos ele no shopping e ele gostou, apesar de não ter dado um sorrisão na foto.
    Sabemos o verdadeiro sentido no natal... então não sei se influenciaria meu filho a acreditar q o bom velhinho traz presentes... este ano Joseph recebeu os seus presentes diretamente das mãos de quem deu... foi lindo, ficou todo bobo, bjs

    ResponderExcluir

Instagram