Olá famílias!

Não tive problemas para iniciar a escovação de JM e logo que ele fez 2 anos, começou a se interessar por escovar os dentes sozinho. Toda vez que eu ia escovar os pequenos dentinhos dele, ele puxava a escova da minha mão. A partir dessa iniciativa dele, pensei numa maneira de não contrariá-lo, mas mantendo uma boa higiene, pois percebia que sua escovação não era eficaz. Então, todas as vezes que ele terminava de fazer a escovação, eu dizia "Deixa a mamãe ver se saíram todos os bichinhos?" E aproveitava o bocão aberto, para fazer a escovação mais detalhada.


Mas, nem todas as mamães vivem esse momento tranquilamente. Algumas crianças choram ao escovar os dentes, outras fecham a boquinha e tem aquelas que até se escondem!
Lá no blog Mamães em Rede, deixei algumas dicas para ajudar as mamães nesse momento e aqui, deixo uma sugestão de livro bem legal.


Um livrinho lúdico, com frases curtinhas e rimadas, ensina as crianças a escovar os dentes.

JM adora e já sabe contar a historinha de cor!


Abraços, Genis ;)



Aconteceu aqui na minha cidade, a Bienal do Livro, que foi realizada neste fim de semana com o objetivo de aproximar os moradores da leitura. O evento reuniu escritores de São Paulo e Maranhão e entre os autores participantes esteve presente o poeta moçambicano Mahiriri Ossuka



A programação incluiu exposições, sarau de poesia, contação de histórias, teatro, mesa de debates, venda de livros, uma banca para doações de livros e brinquedos para a criançada.


Fiquei muito animada para ir à este evento logo que vi os comerciais. Já tinha ido em uma grande Bienal no Rio, mas aqui na cidade, foi a primeira vez que tivemos um evento desses.


Foi difícil escolher os livros para comprar pra JM. Os preços estavam ótimos e dava vontade de comprar todos!! Mas, JM  escolheu os seus preferidos e tinha que incluir um de Dinossauro, é claro... ou melhor, seis livrinhos de Dinossauros!!





A criança que tem contato com a leitura desde pequena aprende melhor, desenvolve a fala e consequentemente, se comunica melhor. A leitura desenvolve a criatividade e a imaginação. Observo nitidamente todos esses aspectos citados, no desenvolvimento de JM.




 Estimule uma criança a ler:

  • conte histórias diariamente, 
  • procure livros de acordo com a faixa etária da criança,
  • se envolva na história, mostre interesse e prazer pelo o que está fazendo,
  • leve uma criança à livraria, bibliotecas ou eventos em que ela possa ter contato com literaturas diversas,
  • invente histórias,
  • leia, pois seu exemplo é o maior incentivo para seu filho gostar de ler.


Um super beijo! Genis ;)