Ele e a Natureza

Olá famílias!

Nós moramos em apartamento e apesar de termos um bom espaço pra JM brincar, não temos contato com a natureza. Não há plantas naturais e nem animaizinhos de estimação. Acho complicado ter uma animalzinho e deixá-lo o dia todo trancado dentro de casa, sem poder dar atenção, ainda mais em apartamento.

Mas, lá na casa da vovó tem um bom espaço pra JM ter contato com a natureza. Na parte de cima da casa, minha mãe mantem preservado algumas árvores frutíferas e cuida de galinhas e pintinhos. Os suquinhos servidos são das frutas colhidas no pé, orgulho da vovó! E na casa da titia Ana, minha irmã e vizinha do lado, tem dois cachorros e JM os ama demais e vai sempre brincar com eles lá.

Aprendi, quando fazia magistério, que as crianças precisam ter contato com a natureza e os animais. Isso ajuda a desenvolver o cuidado e respeito a si mesmo e aos outros. 

Eu confesso que tenho um pouco de medo de animais. Lembro que na infância meu pai tinha uma chácara e meus irmãos maiores sempre me aterrorizavam, contando histórias horripilantes de animais e diziam que os galos correm atrás da gente. Morria de medo! rs De alguma forma, isso me afastou desses pequenos indefesos... mas, tento não passar esse medo pra JM.

Abaixo, algumas fotos de JM na casa da vovó.






E vocês, conseguem deixar as crianças explorar a natureza?

Beijos, Genis Borges




Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

12 comentários:

  1. Amiga, aqui estou na mesma, Lucas tem um contato maior na casa da vovó que tem um quintal enorme.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!
    Aqui em casa ainda não temos animais, as vezes compro peixes e eles adoram.
    Mais nas férias quando vão pro sítio da bisa o contato com a natureza é total, árvores frutiferas, mata reservada, vacas, cavalos, rios, enfim um super contato
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  3. Oi, Genis!!!
    Quanta foto linda do JM!!! Ele é uma graça!!

    Eu também sou bem medrosa, viu?! Aff... Acho lindooo a natureza, mas não gosto muito de ir pra sítios, sabe? Por conta desse medo rs... Mas vou quinzenalmente pra visitar meus pais. Miguel AMA de paixão. Chega lá não quer nem comer, só quer saber de explorar o ambiente. E eu deixo, mas quem vai atrás é o pai que não tem medo de nada rs Lá tem de tudo também, acho super importante pro Mi ver animais REAIS e não só em desenhos, sabe?

    Aqui temos uma cachorra que ele ama também e ela é um docinho. Ele ama animais.
    É difícil criança não gostar, né? E também faço igual vc, tento não passar meu medo pra ele rs


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. a natureza faz parte das nossas vidas
    eu faço isso com as meninas
    dou um passeio
    mostro as flores arvores e animais
    que fofo o JM
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Genis, em 7 anos que moramos em apto com Maria acho que "perdemos" muito tempo sem a natureza por perto.. Agora temos peixinhos pra nos aproximarmos de um ser vivo e tenho muitas plantas tb.. Planto hortaliças de vez em quando e vamos levando assim... mas nada tira o peso de não termos uma casa com quintal pra Maria ter crescido em contato com a terra , plantas e animais..

    O pior é que não temos vovó nem titia para podermos visitar... Só quando vamos na casa do pai, mas não é a mesma coisa de termos perto, como você tem..

    Que delicia de arvore da vovó.. fiquei pixonada.. sou louca por arvores.. eu cresci assim :)

    Feliz do JM que tem animaizinhos por perto, mesmo que você não tenha espaço ele tem o privilégio bem perto dele...

    Beijos queridos e estou feliz que tenha retornado... Bom domingo e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, aqui eu até tento mas o Daniel tem medo dos animais, só gosta de ver de longe. Também o único contato que ele tem com bichinhos de estimação é na casa da avó, tios e tias... mas quem sabe ele não mude com o tempo né...
    JM está tão grande e muito lindo!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente, que lindo...
    E esse contato com a natureza faz tão bem!
    Davi quando tem a oportunidade, adora!
    E da para ver que o seu pequeno também, ainda mais na casa da vovó :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah....
    Que amor com o bichinho!!!
    JM vc é um fofoooooooooooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  9. Saudações Genis! Não somente é maravilhoso crescer com animais quanto é maravilhoso, que apesar dos seus medos de infancia, você permita a JM que ele tenha experiencia! Eu acho maravilhoso ter contato com a terra, arvores, plantar uma cebolinha no quintal.... eu concordo com o fato de criar um animal num apartamento é crueldade. Espero um dia poder ter filhos e cria-los como eu mesma fui criada.... correndo num quintal, brincando com amiguinhos da rua!!!!! Sonho meu.... ai ai... rsrsrs... beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  10. É bom para eles esse contato mesmo
    Aqui tem um pouco
    O JM muito lindo
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. JM lindo se aventurando na natureza!!!

    Poxa crueldade dos seus irmãos hein, rs, eu ao contrario adoro o contato com os bichos, mas não sei pq motivo Heitor morre de medo, ate de cachorro ele tem medo, chora um choro desesperador!!! Dai nao forço tb, todos os bichos sao maus ele fala, seja gato cachorro galinha cavalo e por ai vai!!!

    Quem sabe que com o tempo ele perca o medo!


    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  12. Genis muito legal da sua parte não passar seus medos para seu menino. JM parece adora esse contanto com natureza.

    Eu sempre que posso tento levar as meninas para ter contato com a natureza, elas amam e ficam mais calma depois do contanto com natureza.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram