Liberdade pra brincar dentro de casa

Olá famílias!

Antes de JM nascer eu tinha um cuidado muito especial com a casa, tudo ficava sempre arrumadinho, no devido lugar. Depois que ele nasceu, eu fui tentando manter da mesma forma, mas chegou um tempo em que eu precisei tomar uma decisão: ou a casa ficava arrumada ou eu deixada a criança livre.

Por mais que a gente delimite o espaço em que a criança irá ficar, até por conta da segurança também, sempre alguma coisa vai ficar fora do lugar. Uma toalhinha, um brinquedinho, um sapatinho, um copinho... a certeza de que a casa nunca mais será a mesma tem que estar muito bem resolvida dentro de cada mamãe, pra não começar um desconforto interno, ocasionando um estresse e até brigas dentro de casa.

Essa manobra entre ser mamãe, cuidar da casa, ser esposa e ainda trabalhar fora não é uma tarefa nada fácil. Confesso que em alguns momentos a casa fica pra segundo, terceiro, quarto plano sim! Não tenho vergonha de dizer que priorizar a casa é coisa do passado. 

Penso que o mais importante no momento é estar num ambiente agradável, harmonioso e de muito amor. A bagunça a gente arruma outro dia, naquele dia em que ele crescer! Porque será assim, num piscar de olhos eles crescem e até da bagunça sentiremos saudades.

Ver JM com liberdade, brincando em vários ambientes da casa é o que me faz feliz. Hoje, ele já entende que precisa ajudar a mamãe na organização, me ajuda a guardar os brinquedos e até a arrumar casa, pois foi um hábito que desenvolvi desde bebezinho, mas isso é assunto para um outro post! O que quero dizer é que a casa de agora está mais bagunçada e com "objetos de decoração" diferentes, mas estamos muito mais felizes. Criança feliz e saudável é resposta de liberdade e amor.



Abraços, Genis ;)

Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

15 comentários:

  1. Eu nunca fui muito maníaca por limpeza, cresci tendo que cuidar e limpar uma casa, lembro que queria muito acordar tarde no final de semana mas minha mãe me acordava para limpar banheiro e passar roupa =/ por isso eu prometi que quando tivesse minha casa seria diferente.

    Quando tive minha casa já tinha Sophia e decidi que limpeza e arrumação não seria minha prioridade, obrigação! Não que seja uma zona mais prefiro estar com ela do que estar lavando banheiro, entende!? Arrumo nos finais de semana ... e vivemos todos muitíssimo bem e felizes!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  2. Oi Genis, eu também acho que o importante é ter um ambiente harmonioso, onde a criança se sinta à vontade e feliz. Por aqui eu sempre deixei brincar, espalhar os brinquedos, trazer amigos, fizemos muita arte em casa. Depois a gente arruma, né?
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  3. É assim mesmo.
    Muitos brinquedos espalhados pela casa. Eu também desencanei, não me estresso.
    Mas procuro ensina-la a guarda-los, após a diversão, e está aprendendo a colaborar com a arrumação.

    Uma semana abençoada

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aqui também damos a liberdade para brincar, depois recolhemos tudo...
    Não da para privar a criança de brincar, para manter ordem na casa sempre... Futuramente vamos sentir falta dos brinquedos ´pela casa...rs
    Beijos
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  5. era uma vez uma casa arrumada
    rs se o ambiente é agradável
    e feliz acho que uma casa arrumada não
    importa tanto

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Adorei...aqui em casa minha decoração fica por conta da minha filha, rsrs é claro que sem exageros, mas sempre tem algo dela em cada cantinho!

    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  7. Depois que se tem filhos é impossível deixar a casa arrumada, agora mesmo tem brinquedos espalhados pela casa, rsrs.

    Beijos
    Inspiração Materna

    ResponderExcluir
  8. Que mara o post muito fofo e eu concordo com vc ...

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, amiga, o bagunça vai estar ali no outro dia pra arrumar, já os pequenos, crescem rápido e um dia perdido jamais poderá ser recuperado!Em casa a limpeza também fica pra depois e sem dó rs
    Muito bom saber que existem mais mães que como eu, priorizam a convivência com os filhos!
    Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa eu também desencanei sobre a arrumação, antes eu era a pirada em organização e tal, agora sou bem mais light.
    O importante é o tempo que passo com a minha filha. E a casa não fica um lixo claro... mas tem brinquedos onde antes não tinha e um pouco mais bagunçada que antes.
    Mas vale a pena!

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  11. É normal e é assim mesmo Genis.
    E o pior é que essa função nunca mais acaba.
    Porque até agora continuo na mesma situação.
    Meu neto tem 2 aninhos e passa de segunda a sábado aqui em casa.
    Tem brinquedo espalhado por todos os cantos.
    Já deixei por conta, cansei de tentar colocar ordem!rsrsrsrsrsrsrsrs :)

    ResponderExcluir
  12. Eu também era assim não gostava de nada fora do lugar a casa sempre impecável, mas o Rafa cresceu e se expandiu pela casa tda, tentei controlar mas não consegui quando notei que ele ficava feliz em brincar com as panelas em entrar dentro do armário, ai deixei rolar rsrsrs
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amiga, liberdade pra brincar sempre e em qualquer lugar e qualquer hora
    Casa sempre fica decorada com os brinquedos do pequeno.
    Mas claro que sempre estamos limpando aqui e ali e colocando as coisas em ordem, mas sem neuroses kk
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, aqui em casa também vivia bem arrumado, eu era maníaca por limpeza e organização, quando tive meu primeiro filho, ainda dava para manter tudo arrumado, mas depois da minha pequena chegar, não da mais, brinquedo tem até no teto, desenho na parede?Tem e muito, final do ano teremos que pintar a casa,kkkkk.
    Mas apesar de ficar doida com a bagunça, eu quero é que eles sejam felizes, e deixa a bagunça acontecer.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Minha filha bagunça e não arruma preciso de ajuda. Se ela aprendesse ai deixava bagunçar tudo.
    Tem idade pra começar a aprender?

    beijos
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram