Dúvidas sobre o seu filho {Pergunte à pedagoga}

Olá mamães,

Hoje nossa colunista de educação irá responder as dúvidas enviadas pelas mamães. Acompanhe!


1 - Sugestões de brincadeiras para estimular crianças de 03 anos.

A criança nessa fase apresenta capacidade de dominar a linguagem, onde começa a construir imagens mentais. São brinquedos ideais aos 03 anos: carrinhos para puxar, jogos pedagógicos, jogos de montar e desmontar sempre com peças grandes. Ela precisa explorar brinquedos que estimulem e ativem seu movimento corporal. Brincadeiras ao ar livre também são uma boa pedida: caixas de areia com pás e colheres, bolas. Livros com muitas ilustrações e com pouca escrita ajudam a ampliar e enriquecer o vocabulário, onde devem ser explorados os nomes das imagens, além das cores e formas.

2 - Me chamaram ontem na escola para assinar um relatório que dizia que o meu filho era muito imaturo e precisava de acompanhamento psicológico. Não sei se estou enganada, mas no auge de seus 4 anos, acredito que ele seja uma criança esperta e inteligente.
Você também concorda que uma criança de 4 anos precise de acompanhamento psicológico por ser imatura???
Fizeram um relatório pra eu assinar encaminhando ele para fono e psicólogo, pois ele seria imaturo... Palavras da coordenadora! Disseram que ainda não esta arrasado em seu aprendizado, nas que devido sua imaturidade eu precisaria encaminhá-lo para um psicólogo.
Achei um pouco estranha a forma como tudo aconteceu. Eu levo e busco meu filho todos os dias e sempre pergunto se está tudo bem. Nunca tive nenhuma reclamação a repeito. Ontem recebi uma ligação da escola pedindo para eu comparecer, pois a professora queria falar comigo. Fui, e chegando lá, ela me deu o relatório pra ler. Dizia que ele ainda estava acompanhando a turma, que se socializada muito bem, porém, indicava que eu levar ele para a fonoaudióloga e psicóloga devido sua imaturidade. Daí quando eu questionei, ela disse que ele era diferente , pedia ajuda para fazer atividades. Era distraído e estava cantando enquanto a coordenadora estava na sala concertando com ela....fiquei com uma cara meio estranha, do tipo, ele tem quarto anos, o que você esperava? Mas, acabei indo embora para pensar sobre o assunto e depois retornar...

Sabemos que a escola é um local excelente pra se observar uma criança, pois no contato com outras crianças elas apresentam características que dificilmente mostrariam sozinhas. Dentro dos estágios de desenvolvimento pelos quais toda criança passa, podemos observar algumas etapas que são marcantes em cada faixa etária. Então vamos lá: crianças de 04 anos estão na fase das perguntas, são inquietas, tem medo do escuro e dos ruídos, já são capazes de desenhar e pintar e de realizar jogos em cima da mesinha, por exemplo. Vale lembrar que cada ser é único e possui o seu tempo para se desenvolver. Oriento que você como mãe observe sua criança em seu desenvolvimento global: como está na fala, na interação, no interesse aos estímulos oferecidos. Penso que se a escola a orientou a procurar um profissional especializado para uma avaliação a sugestão é bem-vinda, pois os psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos são os profissionais que poderão avaliar se o nível de maturidade está adequado a faixa etária. Deixo uma ressalva a escola: o contato com as famílias precisa ser diário, pois ao que me parece o que mais deixou você assustada foi a maneira como foi abordada, certo?
  
3 - Meu filho só quer ficar com uma blusa especifica, como lidar com essa situação?

As crianças se apegam aquilo que tem uma relação de afeto. Podemos observar essa situação nos bichinhos e paninhos inseparáveis de dormir. Com a roupa não seria diferente.  Vale descobrir junto ao seu filho o motivo pelo qual tem tanta admiração por aquela roupa. Pode ser a cor, o modelo, o personagem estampado. Procure comprar roupas que tenham estilo e cores de acordo com o gosto da sua criança. Mostre a ele como os outros coleguinhas estão vestidos. Essa fase é ótima para descobrir de que ele gosta e de que não gosta e ajudá-lo a descobrir isso.

4 - Por que uma criança aprender a ler antes da idade considerada certa para alfabetização é ruim?

Não consideramos ruim uma criança aprender a ler antes da classe de alfabetização desde que a leitura e escrita não tenham decorrido por uma busca precoce da alfabetização. Qual o ganho efetivo ser alfabetizada antes dos 06 anos de idade? O principal efeito da alfabetização precoce é que ela contribui para o desaparecimento da infância. Traz responsabilidades as quais a criança não tem maturidade e nem necessidade de assumir. Até os 06 anos, o mais importante é brincar livremente para desfrutar o que pode da primeira infância. Nas brincadeiras a criança desenvolvehabilidades físicas, emocionais e sociais, pois interage com o ambiente e com os demais. Diminuir a brincadeira nessa faixa etária é colocar em risco a formação dessas bases tão importantes. Há crianças em que o interesse pela leitura começa mais cedo, nesses casos o processo acontecerá de forma natural e espontânea. 

Você também tem alguma dúvida sobre desenvolvimento infantil?
Envie suas perguntas para meumundomaterno@hotmail.com ou diretamente para a nossa fanpage.

Abraços, Genis ;)


Conheça mais sobre a Pedagoga Liliane:



Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Nossa outro dia estava preocupada, pois minha filha vai fazer 2 anos e já sabe todo o alfabeto, sem forçar...

    Ela adorava ver revistas e fui falando quais letrinhas eram aquelas, até ela começar a perguntar e assim foi...

    Beijos adorei o post!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa quantas informações importantes, e o mais legal é que as vezes a dúvida de uma pode servir para a outra...

    Não sabia desse assunto sobre a alfabetização, achei muito interessante. Aqui em casa a Dri já está escrevendo o nome dela e já tem interesse nos livros, alfabeto e numerais... Estamos aproveitando o interesse dela para ensiná-la aos poucos.

    Um beijo
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, minha filha ainda tem 1 ano, então eu não sabia sobre algumas coisas do post, como usar a mesma blusa e de que aprender a ler antes da hora era ruim...

    Adorei.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  4. Adorei a atenção e respostas as perguntas, e confesso que tenho medo das escolas e professoras que esperam que crianças de 3 e 4 anos fiquem sentadinhas em suas cadeirinhas, esperando a professora falar ou ensinar as atividades para a idade...
    Criança tem que brincar, se movimentar, e é por isso que preferi deixar meu filho comigo, até os 4 anos de idade em casa... Criança que não para quieta, é porque tem saúde e quer brincar...
    Adorei as perguntas e respostas.
    Quero acompanhar sempre...
    bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  5. Genis, que ideia bacana de coluna! Simplesmente amei
    Depois quero enviar a minha pergunta.
    Sobre aprender a ler e a escrever antes do "tempo" eu concordo com você, Liliane, tinha uma amiga da minha filha que aconteceu isso e na época de aprender ela se dispersava das aulas
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina tem coisas que acontecem que nem acreditamos
    A coluna é ótima
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas! meu filho com 3 anos agora e é bom saber! bjo

    ResponderExcluir
  8. Adorei as respostas!
    Acredito que tudo tem seu tempo, muitas vezes acabamos querendo antecipar as coisas.
    Tb acredito que o brincar é mt importante, vou enviar minhas perguntas tb, adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das perguntas e respostas. E fiquei particularmente interessada na de número 4. Sempre tive em mente em ajudar a Larah a desenvolver a escrita e leitura em casa antes mesmo de ir a escola, mas foi bom saber que é melhor deixar as coisas acontecer naturalmente sem forçar a barra.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  10. a minha gostava muito de ficar vestindo a mesma blusa conversava mito
    com ela até que ela parou
    sobre a aprender algo antes do tempo
    eu não acho legal também
    então estou indo no caminho certo
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  11. Sempre digo que quando meus filhos nasceram, minha pedagogia ficou do lado de fora da maternidade, pois quando estou na escola consigo lidar facilmente com todas essas questões e dentro de casa elas muitas vezes me angustiam e e fazem buscar ajuda profissional sim.
    O importante é estar atenta a cada detalhe e sempre procurar fazer o melhor.

    Beijocas queridas

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da coluna pois a dúvida de uma mamãe pode ajudar as outras. Eu me surpreendi muito com o comportamento do meu filho na escola positivamente. Claro que tem horas pra brincar, bagunçar mas horas de concentração. E realmente fora do ambiente de casa as crianças demonstram mais facilmente suas habilidades e emoções junto do convívio com outras crianças. Então acho a opinião da escola importante e procuro avaliar sempre e acho que ajuda de um bom profissional sempre é bem vinda.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  13. Suuuuper bacana a Coluna e a atencao das respostas. Infelizmente hoje em dia esta dificil acreditar ate mesmo na escola.
    Bjos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  14. Liliane adorei as dicas e de tudo isso que pode tb ser usadas nas aulas de Ed. Física basta querer.
    bju

    ResponderExcluir
  15. Adorei os esclarecimentos!! Vou te mandar uma perguntinha também depois!!!
    beijos!

    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  16. realmente tem criança que se apega a roupa, meu primo quando tinha 4 anos ele não queria tirar do corpo a blusa que ele tinha do Batman, era muito difícil fazer ele trocar de blusa.
    Mas sempre com muita calma e conversando bastante a minha tia conseguia fazer mudar de ideia.

    Essa suas orientações são ótimas, eu ainda não tenho filho e estou adorando vim aqui no seu blog. Muito bom vc abordar esses temas.

    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei as informações! Vou acompanhar essa coluna sempre, ajuda a esclarecer muitas duvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. adorei a coluna Genis .. sempre achei chato e de mal gosto algumas pessoas ficarem comparando os filhos com a Luma .. não quero que ela seja precoce e sim faça tudo ao seu tempo e agora com o parecer da pedagoga fico mais tranquila que estamos no caminho certo ... adorei! bjs

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir