Olá famílias!

Nós moramos em apartamento e apesar de termos um bom espaço pra JM brincar, não temos contato com a natureza. Não há plantas naturais e nem animaizinhos de estimação. Acho complicado ter uma animalzinho e deixá-lo o dia todo trancado dentro de casa, sem poder dar atenção, ainda mais em apartamento.

Mas, lá na casa da vovó tem um bom espaço pra JM ter contato com a natureza. Na parte de cima da casa, minha mãe mantem preservado algumas árvores frutíferas e cuida de galinhas e pintinhos. Os suquinhos servidos são das frutas colhidas no pé, orgulho da vovó! E na casa da titia Ana, minha irmã e vizinha do lado, tem dois cachorros e JM os ama demais e vai sempre brincar com eles lá.

Aprendi, quando fazia magistério, que as crianças precisam ter contato com a natureza e os animais. Isso ajuda a desenvolver o cuidado e respeito a si mesmo e aos outros. 

Eu confesso que tenho um pouco de medo de animais. Lembro que na infância meu pai tinha uma chácara e meus irmãos maiores sempre me aterrorizavam, contando histórias horripilantes de animais e diziam que os galos correm atrás da gente. Morria de medo! rs De alguma forma, isso me afastou desses pequenos indefesos... mas, tento não passar esse medo pra JM.

Abaixo, algumas fotos de JM na casa da vovó.






E vocês, conseguem deixar as crianças explorar a natureza?

Beijos, Genis Borges




Bom dia amigos,

Espero que estejam gostando das nossas dicas culinárias. Hoje o prato é uma adaptação do famoso rolinho de repolho, mas eu substituí alguns ingredientes e ficou como Rolinhos de Acelga. Aqui em casa consumimos a acelga como salada, refogada, em conservas, e então nessa receita, usaremos algumas folhas inteiras.

Vamos conferir a receita:



Ingredientes:

400 gramas de carne moída de porco ou frango
5 folhas inteiras de acelga
sal, pimenta a gosto
azeite
caldo de carne a gosto
enoki ou shitake a gosto
cenoura a gosto, cortada em tiras
2 colheres (sopa) maisena
1/2 tomate sem sementes  e picado

Modo de preparo:

(1) Ferva água numa panela, quando estiver começando a ferver, coloque as folhas de modo que fiquem inteiras.

(2) Deixe ferver por alguns minutos, observando até que o parte firme da folha fique macia. Desligue a panela, retire as folhas com cuidado e deixe escorrendo. Tempere a carne de modo normal, com cebola, alho, pimenta e sal e reserve. 

(3) Abra 3 folhas de acelga, sobrepondo, de modo a ficar bem uniforme. Acrescente a cenoura em tiras, o enoki e um pouco da carne. Enrole e feche como se fosse um envelope, deixando bem fechado as extremidades. Eu fiz um rolinho grande e dois pequenos com essa receita.

(4) Para arrematar , passe o barbante culinário, prendendo bem.

(5) Aqueça uma panela com fio de azeite, e coloque os rolinhos, ao meio acrescente os tomates e o caldo de carne. Cozinhe e acrescente um pouco de água quente. Quando observar que a cenoura estiver macia, retire os rolinhos e reserve. 

(6) Com o caldo que restou na panela, você irá fazer o caldo para acompanhar os rolinhos, então misture a maisena na água gelada e coloque no caldo que restou na panela. Aqueça e mexa até formar uma calda mais grossa.Sirva os rolinhos com essa calda e se desejar, salpique pimenta vermelha picada.




Observações: Geralmente quando utilizo carne moída de porco, eu refogo um pouco antes, por receio mesmo, mas não há necessidade. A carne moída usada crua, facilita o manuseio para rechear a acelga.

Eu procuro fazer rolinhos pequenos para facilitar o preparo dos obentos.

Caso você goste de temperos picantes ou especiarias orientais, esse caldo engrossado vai muito bem com esses temperos.


Olá famílias!

Como falei no post anterior, as fantasias nessa época ficam mais caras do que o normal e, devido à isso, nossa querida leitora Liliane Lage fez a própria fantasia da sua filha. 

Confira que ideia linda, criativa e barata!

"Saí para comprar uma fantasia para meus filhos e fiquei horrorizada com os preços!  As fantasias simples estavam custando mais de 50 reais!!
Achei uma de Ali Babá bem baratinha e lembrei q tinha uma fantasia antiga de Odalisca que daria para adaptar para a Luana. Quando peguei a fantasia fiquei com dó de mexer, então comprei TNT, paetês, miçangas, fio de nylon, cola de EVA e coloquei a mão na massa!
Usei um biquíni para servir de modelo da parte de cima. Então, colei os paetês, fiz o cinturão com TNT e colei paetês! Coloquei uma fita da mesma cor para amarrar ( costurei à mão). Quem souber e tiver uma máquina fica mais fácil ainda!
Usei um véu para fazer a saia, costurei a mão um elástico para segurar na cintura. Os enfeites do cinturão, sutiã e cabeça usei miçangas, fui colocando as miçangas no fio de nylon com ajuda de uma agulha (como se fosse fazer um tererê).
Para o arranjo do cabelo, usei uma fita que a Luana já tinha, coloquei as miçangas e o véu de lado e fiz as pulseiras com o restante das miçangas." Liliane Lage


E teve 'ajuda' do irmãozinho mais novo!


 


   



Mamãe Liliane é talentosa demais, concordam?
Abraços, Genis Borges

* Confira a fantasia de Havaiana AQUI.


Olá famílias!

Nessa época do ano as fantasias ficam bem mais caras por causa do Carnaval e se você deixou pra última hora, além de estarem mais caras ainda é capaz de não encontrar nada mais! 

Para resolver este problema, a sugestão é criar sua própria fantasia e deixá-la muito mais bonita e original, por ganhar seu toque de criatividade.

Quem nos enviou esta super sugestão foi a nossa leitora Liliane Lage e a ideia é fazer uma fantasia de havaiana. Com custo quase zero e muito carinho, você vai ver que é bem fácil de fazer.

Materiais:

- Saco de farinha.
- Canudinhos.
- Plástico de encapar caderno.
- Cola para EVA.


"Eu fiz a saia com saco de farinha que arrumei na padaria e desfiei. Para as florzinhas, cortei de plásticos de encapar caderno... 
Colei as florzinhas num biquine, num arquinho de cabelo, num par de chinelos e ao redor do saco desfiado. Usei cola de EVA. 
Fiz os cordões e as pulseiras intercalando florzinhas e canudos cortados (a Luana me ajudou a cortar os canudos)... Nuuuu! 
Fui inventar moda e fiquei terminando a fantasia de madrugada! Hehe! 
Mas valeu a pena, porque ficou uma havaiana lindaaaaaa!" Liliane Lage


E o resultado, vocês conferem logo abaixo. 



Simplesmente lindo, concordam?
Abraços, Genis Borges