Olá famílias!

Nós moramos em apartamento e apesar de termos um bom espaço pra JM brincar, não temos contato com a natureza. Não há plantas naturais e nem animaizinhos de estimação. Acho complicado ter uma animalzinho e deixá-lo o dia todo trancado dentro de casa, sem poder dar atenção, ainda mais em apartamento.

Mas, lá na casa da vovó tem um bom espaço pra JM ter contato com a natureza. Na parte de cima da casa, minha mãe mantem preservado algumas árvores frutíferas e cuida de galinhas e pintinhos. Os suquinhos servidos são das frutas colhidas no pé, orgulho da vovó! E na casa da titia Ana, minha irmã e vizinha do lado, tem dois cachorros e JM os ama demais e vai sempre brincar com eles lá.

Aprendi, quando fazia magistério, que as crianças precisam ter contato com a natureza e os animais. Isso ajuda a desenvolver o cuidado e respeito a si mesmo e aos outros. 

Eu confesso que tenho um pouco de medo de animais. Lembro que na infância meu pai tinha uma chácara e meus irmãos maiores sempre me aterrorizavam, contando histórias horripilantes de animais e diziam que os galos correm atrás da gente. Morria de medo! rs De alguma forma, isso me afastou desses pequenos indefesos... mas, tento não passar esse medo pra JM.

Abaixo, algumas fotos de JM na casa da vovó.






E vocês, conseguem deixar as crianças explorar a natureza?

Beijos, Genis Borges