Olá famílias,

Quem me acompanha pelo facebook sabe o quanto JM é uma criança esperta e altamente agitada. Por várias vezes já me perguntaram se sua agitação é "normal". Confesso que eu também já me perguntei isso e analisando seu comportamento, penso que ele é uma criança saudável, de quatro anos, com toda a curiosidade a flor da pele e muita energia pra gastar.

A criança tem um necessidade muito maior do que a nossa de se movimentar, andar, correr, pular e isso é a resposta que o organismo dela precisa. Eu fico cansada só em ver JM fazendo tudo isso! 

Selecionei algumas características marcantes das crianças de quatro anos. O texto completo você encontra em http://educacao.aaldeia.net/.
  • É a idade do “como” e do “porquê”. Pergunta tudo e interessa-se por tudo.
  • Capta todas as coisas através da observação, mas esta não é educada nem concentrada, antes pelo contrário, é ativa e transbordante.
  • Egocêntrica. Tenta que gire tudo à sua volta; para o conseguir, chama continuamente a atenção dos outros sobre si própria.
  • Inconsistente nas suas atividades, devido à sua grande energia e expansividade.
  • Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar.
  • Trata-se de um período de inquietação constante que pode parecer uma regressão.
  • Não é sensível às coisas inacabadas, por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais interessante.
  • A sua grande energia e a própria iniciativa devem ser empregues em jogos livres.
  • Está capacitada para atividades que impliquem ritmo, movimento, etc.
  • Desenha e pinta.
  • Reage ante motivações interessantes.
  • Executa trabalhos depois de observar modelos concretos.
  • A sua energia e atividade deve ser dirigida para jogos livres.
  • Dar-lhe motivações interessantes para que realize coisas.
Lembrando sempre que cada criança possui seu próprio ritmo e características peculiares. Mas, é importante observar se a criança nessa idade fica parada ou quieta demais, pois pode ser um sinal de alguma doença ou anomalia.
  




E você, tem alguma criança sapeca demais aí em casa?
Compartilhe!

Abraços, Genis ;)



Olá famílias, 

Quem acompanha meu trabalho desde o Reciclando com a Mamãe, sabe o quanto valorizo os brinquedos que estimulam a criatividade, os sentidos e resgatam a participação dos pais em todo o processo de descoberta e aprendizagem dos filhos. 

E a partir dessa minha visão do brincar que fiquei encantada com a proposta da Box Joanninha. Dentro de uma simples caixa foi possível encontrar vários materiais para que com alegria e muita imaginação José Marcos conseguisse montar seu próprio brinquedo!


A caixa demonstrada é com o tema "Médico da família" e através do guia de instruções José Marcos e eu construímos o estetoscópio, o aparelho de aferir pressão e transformamos a caixa em uma maleta de médico. Dentro da caixinha também veio máscara, seringa, atadura entre outras coisas pra deixar a brincadeira bem divertida e próxima da realidade do que um médico precisa pra cuidar de seus pacientes.



Brinquedos montados. 


O Dr. José Marcos com sua consultas domiciliares, irá cuidar de quem precisa!





Conheça mais sobre a Box Joanninha e leve pra sua casa: criatividade, desenvolvimento, descoberta, aprendizado, estímulo aos sentidos e à coordenação, cultura, comunicação, expressão e muita diversão!

"Nas brincadeiras a criança age de acordo com sua visão do mundo" - Jean Piaget

Abraços, Genis ;)
#dicameumundomaterno

SERVIÇO:




As crianças estão de férias, mas muitos pais e mães continuam a trabalhar nesta época do ano. Sem contar que alguns pais mesmo de férias, não podem viajar nesse período por várias questões e o que não vale nesta hora, é deixar as férias acabarem sem se divertir! 
E pensando nisso, separei algumas atividades para serem feitas dentro de casa mesmo, com muito carinho e companheirismo dos pais.

Cinema em casa - Uma sessão de cinema com direito à pipoca e convidar os amiguinhos, será bem legal! Peça a ajuda de seu filho para selecionar os filmes prediletos e esta sessão pode ser feita mais de uma vez.

Pinturas - Além de ser uma atividade que todas as crianças adoram, depois de feitas as pinturas, que tal organizar uma exposição dentro de casa? Convidar os amiguinhos e familiares para fazer uma visita será o máximo!

Bichinho de estimação e cuidando de plantinhas - Crianças adoram animais e se você tiver um, melhor ainda! Brincar com animais de estimação já é um grande entretenimento para os pequenos, mas se você não tem um, plante uma plantinha e vá cuidando dela durante as férias. As crianças adoram acompanhar o desenvolvimento delas.

Cabana ou acampamento - Se você mora numa casa com quintal, que tal programar um acampamento? Será bem divertido e com gostinho de aventura! Para tal aventura você pode fazer a cabana com lençóis. Se você não tem quintal e mora em apartamento, que tal montar uma cabana na sala? Improvise, use a criatividade! 

Noite do pijama - A noite de pijama é um sucesso! Convide os amiguinhos e priminhos e faça uma noite bem legal com brincadeiras e, pode até incluir a sessão de cinema citada acima.

Histórias - Se a contação de histórias ainda não faz parte de sua rotina, não perca tempo! As férias serão uma boa época pra introduzir este hábito maravilhoso e depois da leitura crie algo com a criança sobre a história lida. Veja como eu faço isso lá no outro blog e meu filho adora.

Cozinhando com a criança - Sabemos que a cozinha é um lugar perigoso se a criança estiver sozinha, mas acompanhada de um adulto será muito divertido fazer uma receita e depois saboreá-la.

Reciclagem - Monte brinquedos reciclados. Uma atividade bacana e interativa!

Brinquedos diversos - Além das atividades relacionadas, os brinquedos diversos que seu filho tem também ajudam a deixar o dia mais divertido, o que não vale é ficar brincando sozinho.

Convide os amiguinhos/priminhos de seu filho para passar uma tarde na sua casa. A interação com outras crianças sempre faz muito bem e, você, esteja sempre por perto, brinque também.


Você tem alguma dica para dar?
Compartilhe!
Beijos, Genis Borges :)