Olá famÃlias,
Quem me acompanha pelo facebook sabe o quanto JM é uma criança esperta e altamente agitada. Por várias vezes já me perguntaram se sua agitação é "normal". Confesso que eu também já me perguntei isso e analisando seu comportamento, penso que ele é uma criança saudável, de quatro anos, com toda a curiosidade a flor da pele e muita energia pra gastar.
Quem me acompanha pelo facebook sabe o quanto JM é uma criança esperta e altamente agitada. Por várias vezes já me perguntaram se sua agitação é "normal". Confesso que eu também já me perguntei isso e analisando seu comportamento, penso que ele é uma criança saudável, de quatro anos, com toda a curiosidade a flor da pele e muita energia pra gastar.
A criança tem um necessidade muito maior do que a nossa de se movimentar, andar, correr, pular e isso é a resposta que o organismo dela precisa. Eu fico cansada só em ver JM fazendo tudo isso!
Selecionei algumas caracterÃsticas marcantes das crianças de quatro anos. O texto completo você encontra em http://educacao.aaldeia.net/.
- É a idade do “como” e do “porquê”. Pergunta tudo e interessa-se por tudo.
- Capta todas as coisas através da observação, mas esta não é educada nem concentrada, antes pelo contrário, é ativa e transbordante.
- Egocêntrica. Tenta que gire tudo à sua volta; para o conseguir, chama continuamente a atenção dos outros sobre si própria.
- Inconsistente nas suas atividades, devido à sua grande energia e expansividade.
- Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar.
- Trata-se de um perÃodo de inquietação constante que pode parecer uma regressão.
- Não é sensÃvel à s coisas inacabadas, por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais interessante.
- A sua grande energia e a própria iniciativa devem ser empregues em jogos livres.
- Está capacitada para atividades que impliquem ritmo, movimento, etc.
- Desenha e pinta.
- Reage ante motivações interessantes.
- Executa trabalhos depois de observar modelos concretos.
- A sua energia e atividade deve ser dirigida para jogos livres.
- Dar-lhe motivações interessantes para que realize coisas.
Lembrando sempre que cada criança possui seu próprio ritmo e caracterÃsticas peculiares. Mas, é importante observar se a criança nessa idade fica parada ou quieta demais, pois pode ser um sinal de alguma doença ou anomalia.