Olá mamães,

Hoje nossa colunista de educação irá responder as dúvidas enviadas pelas mamães. Acompanhe!


1 - Sugestões de brincadeiras para estimular crianças de 03 anos.

A criança nessa fase apresenta capacidade de dominar a linguagem, onde começa a construir imagens mentais. São brinquedos ideais aos 03 anos: carrinhos para puxar, jogos pedagógicos, jogos de montar e desmontar sempre com peças grandes. Ela precisa explorar brinquedos que estimulem e ativem seu movimento corporal. Brincadeiras ao ar livre também são uma boa pedida: caixas de areia com pás e colheres, bolas. Livros com muitas ilustrações e com pouca escrita ajudam a ampliar e enriquecer o vocabulário, onde devem ser explorados os nomes das imagens, além das cores e formas.

2 - Me chamaram ontem na escola para assinar um relatório que dizia que o meu filho era muito imaturo e precisava de acompanhamento psicológico. Não sei se estou enganada, mas no auge de seus 4 anos, acredito que ele seja uma criança esperta e inteligente.
Você também concorda que uma criança de 4 anos precise de acompanhamento psicológico por ser imatura???
Fizeram um relatório pra eu assinar encaminhando ele para fono e psicólogo, pois ele seria imaturo... Palavras da coordenadora! Disseram que ainda não esta arrasado em seu aprendizado, nas que devido sua imaturidade eu precisaria encaminhá-lo para um psicólogo.
Achei um pouco estranha a forma como tudo aconteceu. Eu levo e busco meu filho todos os dias e sempre pergunto se está tudo bem. Nunca tive nenhuma reclamação a repeito. Ontem recebi uma ligação da escola pedindo para eu comparecer, pois a professora queria falar comigo. Fui, e chegando lá, ela me deu o relatório pra ler. Dizia que ele ainda estava acompanhando a turma, que se socializada muito bem, porém, indicava que eu levar ele para a fonoaudióloga e psicóloga devido sua imaturidade. Daí quando eu questionei, ela disse que ele era diferente , pedia ajuda para fazer atividades. Era distraído e estava cantando enquanto a coordenadora estava na sala concertando com ela....fiquei com uma cara meio estranha, do tipo, ele tem quarto anos, o que você esperava? Mas, acabei indo embora para pensar sobre o assunto e depois retornar...

Sabemos que a escola é um local excelente pra se observar uma criança, pois no contato com outras crianças elas apresentam características que dificilmente mostrariam sozinhas. Dentro dos estágios de desenvolvimento pelos quais toda criança passa, podemos observar algumas etapas que são marcantes em cada faixa etária. Então vamos lá: crianças de 04 anos estão na fase das perguntas, são inquietas, tem medo do escuro e dos ruídos, já são capazes de desenhar e pintar e de realizar jogos em cima da mesinha, por exemplo. Vale lembrar que cada ser é único e possui o seu tempo para se desenvolver. Oriento que você como mãe observe sua criança em seu desenvolvimento global: como está na fala, na interação, no interesse aos estímulos oferecidos. Penso que se a escola a orientou a procurar um profissional especializado para uma avaliação a sugestão é bem-vinda, pois os psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos são os profissionais que poderão avaliar se o nível de maturidade está adequado a faixa etária. Deixo uma ressalva a escola: o contato com as famílias precisa ser diário, pois ao que me parece o que mais deixou você assustada foi a maneira como foi abordada, certo?
  
3 - Meu filho só quer ficar com uma blusa especifica, como lidar com essa situação?

As crianças se apegam aquilo que tem uma relação de afeto. Podemos observar essa situação nos bichinhos e paninhos inseparáveis de dormir. Com a roupa não seria diferente.  Vale descobrir junto ao seu filho o motivo pelo qual tem tanta admiração por aquela roupa. Pode ser a cor, o modelo, o personagem estampado. Procure comprar roupas que tenham estilo e cores de acordo com o gosto da sua criança. Mostre a ele como os outros coleguinhas estão vestidos. Essa fase é ótima para descobrir de que ele gosta e de que não gosta e ajudá-lo a descobrir isso.

4 - Por que uma criança aprender a ler antes da idade considerada certa para alfabetização é ruim?

Não consideramos ruim uma criança aprender a ler antes da classe de alfabetização desde que a leitura e escrita não tenham decorrido por uma busca precoce da alfabetização. Qual o ganho efetivo ser alfabetizada antes dos 06 anos de idade? O principal efeito da alfabetização precoce é que ela contribui para o desaparecimento da infância. Traz responsabilidades as quais a criança não tem maturidade e nem necessidade de assumir. Até os 06 anos, o mais importante é brincar livremente para desfrutar o que pode da primeira infância. Nas brincadeiras a criança desenvolvehabilidades físicas, emocionais e sociais, pois interage com o ambiente e com os demais. Diminuir a brincadeira nessa faixa etária é colocar em risco a formação dessas bases tão importantes. Há crianças em que o interesse pela leitura começa mais cedo, nesses casos o processo acontecerá de forma natural e espontânea. 

Você também tem alguma dúvida sobre desenvolvimento infantil?
Envie suas perguntas para meumundomaterno@hotmail.com ou diretamente para a nossa fanpage.

Abraços, Genis ;)


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