Atribuindo responsabilidades aos meninos

Olá famílias,

Antes de ser mãe sempre tive em mente que quando tivesse um filho que seria ensinado a ajudar nas tarefas de casa, independente de ser menino ou menina. E desde bem pequeno dei autonomia para José Marcos em algumas atividades simples do dia a dia, como o simples ato de guardar seus brinquedos ainda bebezinho.

Hoje, aos 5 anos ele já ajuda bastante, a sua maneira, com as tarefas de casa. Digo a sua maneira, porque é claro que com apenas 5 anos não ficará tão organizado aos nossos olhos, mas para ele está tudo arrumado e percebo que o esforço é verdadeiro.

Colocar a roupinha suja pra lavar, organizar os brinquedos, dobrar o pijama e até arrumar a cama, são atividades que José Marcos já desenvolve em casa. Outras tarefas como ajudar na cozinha e com a limpeza da casa despertam bastante o interesse dele, pois há também uma brincadeira nisso tudo.

Uma questão importante é que aqui em casa JM vivencia o pai cuidando das coisas de casa, como lavar banheiro, arrumar cozinha, arrumar casa, estender roupa no varal etc. e sei que isso também influencia e muito, pois as crianças aprendem muito pelo exemplo.

Para cada faixa etária, é possível pensar e distribuir algumas atividades em casa.

- Até os 3 anos, você pode ensinar seus filhos a cuidar de seus brinquedos, ajudando-os a guardar e organizar.

- Dos 3 aos 4 anos a criança já pode começar a se vestir sozinha e ajudar os adultos na cozinha a pegar objetos que não ofereçam perigo (sempre com um adulto por perto).

- Por volta dos 4 anos, a criança já pode fazer algo sozinha, como trocar a água do cachorro ou recolher o lixo. Já é possível estabelecer um horário para estas atividades, criando assim uma rotina.

- Dos 5 aos 6 anos, a criança já pode arrumar o próprio quarto, ajudar a limpar a casa, como tirar a poeira dos móveis.

A medida que vão crescendo e ficando com mais "juízo", as crianças podem ganhar mais responsabilidade, como atender telefone, anotar os recados, lavar louça, cuidar da alimentação dos animais de estimação, entre outros.

O mais importante de tudo isso é analisar quais atividades podem ser divididas para que o hábito seja desenvolvido desde pequeno.

Eu penso que se instruíssemos os meninos desde pequenos nessa divisão de papeis, que não é obrigação da mulher apenas fazer as atividades do lar, formaríamos homens mais parceiros e menos violentos.





Abraços, Genis ;)


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

8 comentários:

  1. Genis, é tão bom ver nosso trabalho surtindo efeito não é mesmo? Eu quero experimentar um bolo feito pelo JM
    Bjo
    Lilia e Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Ele é lindo mesmo! Eu acho super importante que eles aprendam desde cedo a se virar e a ajudar tbem mesmo pq os pais não são eternos e qdo adultos já saberão se virar e não vão sofrer tanto, bjs saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa tbm dentro do possível, vou atribuindo as tarefas para o Gui, deixo ele lavar a louça (os utensilios de plásticos, talheres), ele me ajuda fazer a comida, sucos, bolos, passa aspirador, dá comida para cachorra e para os peixes ... acho isso muito importante para o desenvolvimento deles, e também aumenta nosso vinculo

    Esse bolo tá com uma cara ótima, vou contratar esse mini cozinheiro :)

    Beijos Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Olá. Parabéns pelo post e pela forma que educa seu filho. Com certeza qdo ele crescer será um ótimo pai, marido e principalmente cidadão!!!
    Ele está muito fofo de touca fazendo bolo kkkk
    BJKS

    ResponderExcluir
  5. Lindo! Aqui a Sofia também realiza algumas tarefas como organizar suas coisas guardar os brinquedos e ajudar na cozinha então ela adora, a Julia também sempre ajudou e hoje com 12 anos se precisa ela sabe tomar conta da casa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse aí vai ser um ótimo marido!! Eu acho essencial mostrar que todos da família podem e devem ajudar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo, eu concordo que tanto meninos quanto meninas tem que ajudar em casa. As vees peço para o Rafa me alcançar aluma coisa e ele fica todo bobo que ta ajudando rsrsrs
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse bolo deve estar ótimo! Super concordo contigo. Aqui as crianças (tanto a Mari quanto o Biel) já me ajudam na organização da casa. O Biel menos pela idade (3 anos), a Mari mais (quase 5 anos) e ela se incomoda mais quando as coisas estão bagunçadas e começa a arrumar e pedir a ajuda do Biel, acho o máximo que ela entende que não é só trabalho da mamãe, todo mundo tem que ajudar!
    Um beijo
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir

Instagram