Olá famílias,

Para a minha alegria a nossa leitora Liliane Lage me enviou mais duas de suas criações: Fadinha e Mágico, uma ideia bem legal pra quem é mãe de casal. Confira!

"Ano passado minha filha Luana apresentou balé e foi fadinha e o Lucas adorava ficar com a varinha fingindo que estava fazendo mágica! Só que a varinha quebrou! Pensei em fazer um para cada um com palito de churrasco. Usei:
  • Palito de churrasco
  • EVA
  • Fita
  • Forminha para fazer biscoito em forma de estrela
  • Papel contact preto
  • Cola quente
  • E para decorar o que a imaginação mandar
Colei fita de cetim rosa no palito de churrasco (tirei a ponta), cortei EVA em forma de estrela lilás e colei no palito com umas fitinhas. Cortei um círculo grande lilás, fiz um um cone para fazer o chapéu da fada. Colei na ponta do chapéu umas fitinhas e umas florzinhas para decorar.
Passei papel contact preto no outro palito de churrasco. Fiz uma cartola preta e branca e cortei estrelas brancas para decorar a cartola do "meu mágico" fofinho!"





Essa mamãe arrebenta!
Abraços, Genis Borges ;)


Olá famílias,

Recebi um post bem bacana da leitora Liliane Lage. Ela vai nos ensinar como fazer duas fantasias fáceis, bonitas, baratas e que com certeza irão agradar e muito a criançada.
Confira!

"Para fazer a fantasia do Olaf, usei uma camiseta branca que Lucas já tinha e EVAs laranja, preto e branco. Para o nariz peguei uma tampa de todinho para desenhar um círculo no EVA laranja, cortei, fiz um cone e colei com cola quente. Cortei os olhinhos, sobrancelhas e boca e depois os colei com cola quente na camiseta. No boné fiz a mesma coisa, mas ao invés da boca, colei os dentes na aba."




"Para fazer a fantasia da Elsa, comprei uma camiseta simples de 10 reais e fiz uma saia de tutu! Fiz do mesmo jeito da saia de bailarina, mas com tutu azul e branco. Os materiais que usei foram: elástico do tamanho da cintura da criança, 3 metros de tutu branco, 3 metros de tutu azul e 4 metros de fita de cetim azul. É só cortar os tutus em tiras de aproximadamente 40 cm e depois ir amarrando no elástico. No final, se quiser, dá voltas com o cetim em volta do elástico e dá um laço. E a coroa você pode pegar um arco comum, cobri-lo com a fita azul com cola quente, fazer o molde de coroa e colar no arco e usar a imaginação. Pode colar pedrinhas, paetês, botões... Depois que fiz a saia da Elsa, passei cola com Glitter para ficar brilhosa e goma nas pontas e amassei."






Imagens cedidas por Liliane Lage.

Genial essas ideias, concordam?
Abraços, Genis Borges ;)


Confira também:
- Faça sua fantasia de Odalisca.
- Faça sua fantasia de Havaiana.


Olá famílias,

Antes de ser mãe sempre tive em mente que quando tivesse um filho que seria ensinado a ajudar nas tarefas de casa, independente de ser menino ou menina. E desde bem pequeno dei autonomia para José Marcos em algumas atividades simples do dia a dia, como o simples ato de guardar seus brinquedos ainda bebezinho.

Hoje, aos 5 anos ele já ajuda bastante, a sua maneira, com as tarefas de casa. Digo a sua maneira, porque é claro que com apenas 5 anos não ficará tão organizado aos nossos olhos, mas para ele está tudo arrumado e percebo que o esforço é verdadeiro.

Colocar a roupinha suja pra lavar, organizar os brinquedos, dobrar o pijama e até arrumar a cama, são atividades que José Marcos já desenvolve em casa. Outras tarefas como ajudar na cozinha e com a limpeza da casa despertam bastante o interesse dele, pois há também uma brincadeira nisso tudo.

Uma questão importante é que aqui em casa JM vivencia o pai cuidando das coisas de casa, como lavar banheiro, arrumar cozinha, arrumar casa, estender roupa no varal etc. e sei que isso também influencia e muito, pois as crianças aprendem muito pelo exemplo.

Para cada faixa etária, é possível pensar e distribuir algumas atividades em casa.

- Até os 3 anos, você pode ensinar seus filhos a cuidar de seus brinquedos, ajudando-os a guardar e organizar.

- Dos 3 aos 4 anos a criança já pode começar a se vestir sozinha e ajudar os adultos na cozinha a pegar objetos que não ofereçam perigo (sempre com um adulto por perto).

- Por volta dos 4 anos, a criança já pode fazer algo sozinha, como trocar a água do cachorro ou recolher o lixo. Já é possível estabelecer um horário para estas atividades, criando assim uma rotina.

- Dos 5 aos 6 anos, a criança já pode arrumar o próprio quarto, ajudar a limpar a casa, como tirar a poeira dos móveis.

A medida que vão crescendo e ficando com mais "juízo", as crianças podem ganhar mais responsabilidade, como atender telefone, anotar os recados, lavar louça, cuidar da alimentação dos animais de estimação, entre outros.

O mais importante de tudo isso é analisar quais atividades podem ser divididas para que o hábito seja desenvolvido desde pequeno.

Eu penso que se instruíssemos os meninos desde pequenos nessa divisão de papeis, que não é obrigação da mulher apenas fazer as atividades do lar, formaríamos homens mais parceiros e menos violentos.




Abraços, Genis ;)