Olá famílias,

Frequentemente alguma mamãe me pergunta como ensino inglês para José Marcos. Na verdade, tudo acontece de forma bem natural, pois sendo professora de inglês ele participa dos meus planejamentos, pois está sempre comigo, curte as músicas em inglês que eu escuto e está inserido a este ambiente de aprendizado à língua estrangeira desde que nasceu. Quero muito que José Marcos frequente um curso de inglês em breve, mas deixo tudo acontecer de forma bem leve, sem forçar nada só porque ele é o filho da professora (leia mais sobre esse assunto aqui). José Marcos se orgulha muito de ter uma mãe professora e seu interesse pela língua inglesa me deixa muito feliz, pois consigo transmitir pra ele que aprender um outro idioma é muito gostoso.

Sou professora de inglês há 15 anos e leciono para crianças de 3 anos a adultos de 80 anos! É uma faixa etária bem variada, o que me faz ser desafiada a estudar e buscar sempre novos caminhos para levar aos meus alunos um aprendizado prazeroso e significativo.

Hoje em dia é bem mais fácil levar pra sala uma aula atrativa e dinâmica, pois a chegada da tecnologia nos possibilita isso. Além do livro didático, dos CDs e DVDs e cards, posso enriquecer minhas aulas usando a lousa digital (confira mais sobre esse assunto AQUI, AQUIAQUIAQUI ) e posso também ter acesso imediato às redes sociais, assistindo os últimos vídeos publicados pelos sites que se dedicam ao ensino de língua inglesa para as crianças. 

A internet é um recurso pedagógico imenso e encontro muita coisa boa que me auxilia diariamente nas aulas de inglês e listei alguns dos canais de vídeos que utilizo nas aulas e que também utilizo com José Marcos aqui em casa. Confira:


José Marcos também tem uma coleção de DVDs todos em inglês e curte demais! Todos eles também utilizo em minhas aulas, alguns tenho muito antes de pensar em ser mãe!



Essa é a nossa realidade, pois José Marcos tem uma mamãe professora de inglês em casa, mas há várias maneiras de estimular o aprendizado do inglês para os filhos. Em breve, vou dar dicas sobre como fazer isso.

Abraços, Genis ;)


Olá famílias,

Todo dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. 

O objetivo dessa data especial, é pedir mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo). Cremos que com as ações de todos nós, abraçando este causa, conseguiremos os recursos necessários para uma assistência digna aos autistas brasileiros. 

Iniciando nossa participação à campanha nas redes sociais, convidei Camille Groetaers Mercante, pedagoga, 36 anos, mamãe de Felipe, para nos dar uma entrevista. Felipe é diagnosticado com Síndrome de Asperger, tem 9 anos e cursa o 5º ano. 

Tive o privilégio de dar aula para o Felipe quando ele estava no 3º ano e pude conhecer a mãe maravilhosa e dedicada que é Camille. Meu coração se enche de alegria e orgulho por recebê-los aqui no blog Meu Mundo Materno. Obrigada! 


MMM - Como você descobriu que seu filho é autista?
Camille - Aos dois anos Felipe era fissurado por ventiladores e se isolava das outras crianças.  Depois de uma conversa com a professora da escolinha em que ele estudava, decidi procurar ajuda profissional e aos três anos meu filho teve o diagnóstico de Síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. 

MMM - Como foi o processo de aceitação ao saber que seu filho é autista?
Camille - Diante desse diagnóstico, tive meus medos, insegurança, depressão... Mas logo pensei que o progresso e o sucesso do meu filho dependiam de mim e que eu teria de estar bem para começar a luta. Felipe começou com todas as terapias necessárias e, em apenas dois meses, percebemos o sucesso! Sua vitalidade, seu carisma e vontade de vencer fizeram com que ele superasse todas as etapas.

MMM - O diagnóstico foi rápido?
Camille - O processo de diagnóstico durou cerca de oito meses depois de entrevistas e observações clínicas.

MMM - Quais são os tratamentos específicos para o autismo?
Camille - O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de crianças com autismo. O tratamento envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e comunicação. O recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção orientado a satisfazer as necessidades particulares a cada criança. Dentre alguns profissionais que podem ser necessários, estão Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo.

MMM - Seu filho faz algum tipo de acompanhado com esses profissionais?
Camille - Atualmente Felipe faz acompanhamento psicopedagógico e fez fono durante 6 anos. 

MMM - Seu filho frequenta escola especial?
Camille - Não.

MMM - O que pensa sobre a Inclusão Escolar?
Camille - Sou a favor de uma capacitação continuada para professores e acredito que a verdadeira Inclusão escolar é aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica. 

MMM - Você e seu filho já sofreram algum tipo de preconceito por conta dessa condição?
Camille - Não sofremos, mas sei que o preconceito vem de casa, da educação recebida pelos pais.

MMM - Existe algum tipo de atendimento público para atender as pessoas com autismo e seus familiares?
Camille - Sim, aqui em nossa cidade Volta Redonda temos a Escola Municipal Especializada Prof. Dayse Mansur que atende alunos até 17 anos e o SEMEIA- Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista , para alunos a partir de 18 anos.

A Lei nº 12.764 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e prevê a participação da comunidade na formulação das políticas públicas voltadas para os autistas, além da implantação, acompanhamento e avaliação da mesma. Com a Lei, fica assegurado o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo: o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, a nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos e as informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento. Da mesma forma, a pessoa com autismo terá assegurado o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia, ao mercado de trabalho e à previdência e assistência social.

MMM - Como você pensa que a sociedade pode contribuir para o desenvolvimento e inclusão de crianças autistas?
Camille - Acho muito importante e necessário buscar saberes a respeito do autismo e informar, não só aos amigos, mas também a toda sociedade de modo geral. Conceitos ultrapassados, preconceitos e mitos ainda predominam sobre o autismo. É preciso uma conscientização de que estamos nos referindo a um ser humano
Espero que todos possam olhar o autismo de forma diferente, compreender que as pessoas com esse transtorno precisam e devem ser tratadas com muito respeito, responsabilidade, igualdade, dignidade e qualidade de vida.

MMM - Em quê sua vida é diferente por ter um filho autista? Como é o seu dia a dia, casa, trabalho e mais os cuidados com o seu filho?
Camille - Minha vida não é diferente por ter um filho com transtorno do espectro autista. O que mudou foi a minha forma de ver o mundo e as pessoas. Hoje posso dizer que sou uma pessoa melhor!! Procuro sempre conciliar meu trabalho com o horário que Felipe está na escola, para que em casa tenhamos tempo para estudarmos e brincarmos juntos.

MMM - Quais as suas expectativas para o futuro do seu filho?
Camille - Espero e trabalho muito para que meu filho cresça com independência, autonomia e que seja muito feliz!

MMM - Qual o seu recado para pessoas que convivem com crianças autistas?
Camille - É fundamental demonstrar apoio e carinho, conheça a criança e procure entender sua maneira de se expressar, crianças autistas tem formas particulares de mostrar seus sentimentos.
Respeito e muito amor acima de tudo!




*Fotos cedidas por Camille. Proibida reprodução.

Camille e Felipe participaram de uma campanha sobre a conscientização do autismo na TV RioSul.


Se você quiser saber mais sobre o Autismo, abaixo relacionei alguns sites que focam sobre este assunto:



Fui convidada pela querida Imoni Marinho para participar do Desafio Azul, onde várias pessoas publicarão informações sobre o Autismo, participe também! Vamos deixar nossas redes sociais "azuis"!

Abraços, Genis Borges ;)



Às vezes eu gosto de inovar na cozinha, mas procuro pratos que sejam fáceis de fazer e com ingredientes que conseguimos encontrar com facilidade.

Dessa vez trago para vocês uma salada muito boa e fica perfeita com peixe (nesse caso acompanhei com salmão).

Receita
Ingredientes:
salada refrescante de pepino
  • 1 pepino japonês
  • Sal a gosto
  • Meio copo de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Endro ou Hortelã fresca picado a gosto
  • 1 embalagem de Salmão ao Natural (105g)

Modo de Preparo:
  • Corte o pepino em rodelas bem finas e coloque em uma peneira com sal. Misture e deixe descansar por 1 hora.
  • Em uma tigela misture o azeite, iogurte e o endro / hortelã.
  • Acrescente o pepino e misture novamente (acrescente mais sal se necessário).
  • Sirva o salmão acompanhado com a salada de pepino.
salada refrescante de pepino e salmão
Servidos ???
Obs.: Eu coloquei uma pitada a mais de sal após a mistura e acompanhei com arroz integral. O Salmão usei da marca Gomes da Costa.



Espero que gostem da receita!!!
Beijos Mi Gobbato 




Olá famílias,

O tempo vai passando e a gente vai se lembrando das coisas boas que aconteceram há anos atrás. Uma boa lembrança que tenho são os cheiros da minha infância. Cheiro dos cremes da minha avó, cheiro da terra molhada de chuva na chácara da família, cheiro dos materiais escolares novinhos, cheiro da roupa de cama limpinha, cheiro do café fresquinho pela manhã, cheiro da comida da minha mãe... ah, que cheiro maravilhoso! Se fechar os olhos consigo ainda hoje sentir o cheiro e o gosto da comida dela.

Cada pessoa guarda um cheiro ou um sabor de alguma coisa da infância, mesmo passado muito tempo.

E pensando nesses sabores que acompanham nossas vidas, a Knorr apresenta seu novo vídeo acreditando que é possível resgatar o maior sabor do mundo, o gosto do lar. No vídeo conhecemos Carmen, uma moça que se mudou para o Ártico há três anos para trabalhar com cachorros, sua paixão. E um dia, ela é surpreendida por uma refeição surpresa, um prato feito por sua mãe. Ela reconhece na hora o sabor da comida da mãe e ocorre um reencontro entre as duas, proporcionado pela Knorr. O vídeo nos mostra a maravilha do sabor e as recordações afetivas que o paladar pode criar, deixando as pessoas mais felizes.


Assim como Carmen, também podemos ter esse momento de reviver um momento especial em família, pois mesmo estando longe de casa, podemos sentir os sabores do nosso lar. Como? Através dos produtos da Knorr.

Assista ao vídeo e se emocione... 


Acesse o site da Knorr: http://unr.ly/1y5UYkd, lá você vai encontrar dicas, receitas e muito mais.

Abraços, Genis ;)

“Esse post foi patrocinado pela Knorr, mas tudo que foi escrito é da minha opinião”.







Olá famílias,

Aos 5 aninhos e 4 meses José Marcos demonstra estar apaixonado. Confesso que fui pega de surpresa, pois nunca incentivei o namoro infantil aqui em casa. A auxiliar de ensino de José Marcos me contou que na hora de fazer desenhos, ele faz desenhos com corações para uma amiguinha da sala, dobra como cartinhas e entrega pra ela.

Não comentei nada com José Marcos e comecei a observar se ele mudaria o comportamento ou se contaria algo sobre a amiguinha e, passados dois dias, depois da conversa com a auxiliar de ensino, ele me mostrou vários desenhos feitos pra tal amiguinha. Perguntei o porquê de ele ter feito os desenhos e ele disse que gostava da amiga, que queria casar com ela. Puxei mais assunto, perguntei o nome da amiga e qual a razão dele gostar dela e ele respondeu que ela é linda, pequenininha e fofa (mamãe nessa hora quase enfarta).

Confesso que na hora fiquei muito preocupada. Alguns sentimentos confusos passaram por minha cabeça, respirei fundo e comecei a colocar em prática meus estudos pedagógicos (sabemos educar os filhos dos outros, mas quando é com nossos filhos, a coisa muda de figura).

Os desenhos pra amiguinha continuam e presenciei José Marcos entregando um deles pra ela. Ela sorriu, abriu o desenho e guardou.

Independente se é amor, paixão ou apenas uma forte amizade por afinidades, devemos respeitar esse momento que nossos filhos estão vivendo. Nosso papel é estar presente pra aconselhar e escutar sobre os seus sentimentos e não achar engraçado, dizer que isso é uma grande bobagem e fazer pouco caso dos sentimentos das crianças. Uma coisa é certa, as crianças são muito verdadeiras quanto aos seus sentimentos.

Eu vou observando, bem atenta a todo esse novo comportamento, intervindo quando necessário e estando presente com muito carinho e compreensão.

Desenho de JM para a amiguinha.

Vocês já passaram ou estão passando por este momento?
Conte para gente!

Abraços, Genis ;)


Olá famílias!

Seu filho faz aniversário em Abril? Que tal aproveitar a beleza da Páscoa pra fazer uma festa com este tema?

Selecionei algumas ideias bem bacanas pra deixar a festa linda, delicada e com gostinho de chocolate. 

Inspirem-se e boa festa!


 http://migre.me/iMall
 
http://migre.me/iMaja
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http://migre.me/iMapc
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 http://migre.me/iMatb
 
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As ideias de decoração também podem ser feitas nas festinhas de escola.

Grande abraço, Genis Borges ;)


Olá famílias!

Para o almoço de hoje, preparei um coelhinho de inhame para José Marcos. Ele adora inhame e adorou o prato divertido em clima de Páscoa.





José Marcos comeu tudinho! Hmmm...

Abraços, Genis ;)

Olá famílias,

Preparei alguns posts para o nosso Especial de Páscoa, com dicas fáceis pra divertir as crianças. 

Confiram as dicas de hoje.


A primeira dica é como fazer as Orelhas de Coelho.


Materiais:
- Folha A4 branca pra fazer o molde.
-  EVA na cor que quiser.
- Lápis, borracha, tesoura e cola.
- Elástico para prender as orelhas.

Passo a passo:
Faça o molde numa folha branca, recorte e depois passe o molde para a folha de EVA. 
Eu fiz o molde das orelhas a mão livre, mas se você ficar com dificuldade deixo uma dica de orelhas que o site da Materniarte está disponibilizando para impressão.
Cortadas as orelhas, é só fazer dois furinhos ao lado para prender o elástico.


A segunda dica de hoje é a Pintura Facial de Coelho.

Materiais:
- Tinta facial.
- Pincel.
- Lápis de olho preto.

Passo a passo:
Eu fiz a parte branca primeiro com o formato das bochechinhas do coelho e os dentinhos.
Depois, fiz o narizinho e os detalhes da boca  com a tinta preta e os bigodes com lápis de olho.


E olham só que fofura este coelhinho!



E está pronta a brincadeira!
Amanhã tem mais dicas para a Páscoa.

Abraços, Genis Borges ;)



Frozen, uma aventura congelante, veio pra encantar meninos e meninas e virou febre nas festas infantis. Eu nem sei mais quantas festas José Marcos já foi convidado com este tema. É uma decoração linda, com o tom azul predominante.

Fiz uma pesquisa bem bacana com várias sugestões de decoração.

Confira e inspire-se!

















Sugestões de bolos:











Lindas sugestões, concordam?
Abraços, Genis ;)