A hora do desfralde

Olá famílias,

Hoje vamos conversar sobre o desfralde. Algumas mamães me pediram para abordar esse tema e é sem dúvida um assunto que traz grandes dúvidas e desafios para as mamães, principalmente as de primeira viagem. 


Por volta dos 18 meses, a mamãe já pode começar a observar se a criança mostra sinais de que está preparada para o desfralde, mas especialistas recomendam que a fralda não seja tirada muito antes dos 2 anos, pois a partir dessa idade a criança sai da fase oral e entra na anal, fase em que ela começa a se dar conta de que produz xixi e cocô. Normalmente até os 3 anos as crianças ficam prontas para este momento, mas gosto sempre de lembrar de que cada criança é única no seu processo de aprendizagem. E lembre-se, algumas crianças vão desfraldar com 1 ano de idade, outras após os 3 anos, não compare, não estipule prazo. Respeite o tempo do seu filho. 

No processo de desfralde é importante que a família e a escola (se a criança frequentar) estejam juntas. Eu não tive esse privilégio, pois a escola na época foi clara em dizer que não ajudaria no desfralde. Então, eu assumi essa responsabilidade sozinha e esperei as férias, fazendo o desfralde de José Marcos aos 2 anos e 8 meses. Mas, se a escola estiver junto com você nesse processo, tenha uma conversa para combinarem o que será feito e falem a "mesma linguagem" com a criança.

Primeiros passos para o desfralde:
Observe se a criança já se incomoda quando está com a fralda suja ou avisa que vai fazer xixi ou cocô. Algumas crianças se escondem nesses momentos, procuram cantinhos, se agacham e isso já é um sinal de que está preparada para o desfralde. 

Aprendendo pela imitação:
José Marcos viu o papai por diversas vezes fazendo xixi e quis imitar e acabou rejeitando o penico. Providenciei um banquinho para ele poder usar o vaso diretamente e depois ele mesmo arrastava o banquinho para ter altura para lavar as mãos. Observar o papai e ser encorajado a fazer o mesmo, contribuíram para o desfralde dele. 

Adaptador e Penico:
Para fazer cocô comprei um adaptador para o vaso e José Marcos usou por um bom tempo. O adaptador era acolchoado e tocava musiquinha.

Eu comprei também um penico, mas como falei, José Marcos observando o papai não quis usá-lo. Se você optar pelo penico e ele for bem aceito pela criança, deixe-o sentar com roupa, se ele quiser,  vá estimulando a usá-lo sem roupa  e mantenha o penico em um lugar acessível. Dê um tom de brincadeira a este momento. Você pode usar um bichinho de pelúcia pra criar situações em que ele esteja utilizando o penico.


Paciência:
Algumas crianças podem desfraldar rapidamente, José Marcos em três dias já estava totalmente desfraldado, mas outras crianças podem demorar até meses. Não perca a paciência, não dê bronca se a criança fizer algo "errado" e mesmo que você pense que o desfralde já aconteceu, pode haver alguns deslizes. O importante é que não falte paciência e tenha muita conversa nesse período. 

Desfralde Diurno e Noturno:
O desfralde diurno acontece primeiro e o noturno pode acontecer após alguns meses do diurno ou pode durar até a criança completar 4 ou 5 anos. Comece a observar se a fralda amanhece seca. José Marcos precisava acordar e ir imediatamente para o banheiro, para não escapulir nenhum xixi. 

Para fazer o desfralde noturno evite dar líquido a noite para a criança, você pode levá-la na madrugada ao banheiro e tentar descobrir o horário em que a criança costuma urinar. Eu deixava a luz do banheiro acesa e José Marcos por diversas vezes se levantava e ia sozinho. Se a criança já não dorme mais em berço com grade, esse processo de levantar para ir ao banheiro sozinho é bem mais fácil.

Roupas:
Facilite o desfralde colocando roupas mais fáceis de serem tiradas. Macacões, calças com fechecler, meia calça, cintos etc, são peças difíceis para as crianças tirarem sozinhas e às vezes como não conseguem fazer rapidamente, acabam fazendo na calça. Isso já aconteceu várias vezes com crianças que dou aula. A mãe coloca tantas coisas para a criança ir "bonita" pra escola que ao chegar no banheiro ela não consegue tirar e faz o xixi na roupa. 

O desfralde é um grande marco na vida da criança. É sinal que ela está crescendo e tanto a criança, quanto os responsáveis, ficam muito felizes! Eu não sou a favor da educação por recompensa do tipo "dar um prêmio pra criança toda vez eu ela fizer o xixi e cocô no vaso ou penico", mas ao final do desfralde, você pode fazer uma comemoração. Afinal, é um avanço imenso no aprendizado da criança.

Espero ter ajudado.
Grande beijo, Genis ;)


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

3 comentários:

  1. Acho que o ponto mais importante é a PACIENCIA mesmo!!!
    A gente precisa entender o momento certo tb

    bjao
    Lele
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, logo vou precisar com a Yasmin. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Genis, eu passei pelo desfralde de forma tranquila e o fundamental foi observar as minhas filhas e ver o tempo delas. Aqui eu não usei penico, foram direto para o vaso com adaptador. Sempre disse que entre lavar penico ou trocar fralda, eu ficaria trocando fraldas. kkk
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Instagram