Mídia e Infância

A palavra mídia em português pode ser definida como um meio de comunicação de massa, que influencia o comportamento das pessoas, no modo de pensar, ser e agir de modo que “fornecem parâmetros para as pessoas forjarem suas identidades” (KELLNER apud MOMO, 2007, p.56). 

A cultura midiática está presente no nosso cotidiano e com frequência nossas ações são envolvidas por ela. Todos nós, independente da situação financeira, somos rodeados por televisão, rádio, internet e por vários outros meios midiáticos. 

Especialistas afirmam que uma criança antes de completar 3 anos e meio já reconhece diversas marcas e manifestam a crença que elas comunicam qualidades. Uma pesquisa da empresa Discovery Kids em 2011 afirmou que 57% das crianças possuem TV no quarto. Na hora de selecionar o conteúdo, 64% dos pais afirmam que é a criança quem decide ao que vai assistir e qual canal prefere.  No Brasil, uma criança passa mais de 5 horas em frente à TV; a criança brasileira é a que mais vê televisão no mundo, considerando o fato de que nem sempre os pequenos veem o que é ideal à sua faixa etária.  O Brasil é o 2º país maior consumidor de produtos infantis destinados às pessoas de 0 a 10 anos. Estudo da McCann-Erickson do Brasil indicou que 76% dos pais cedem aos pedidos dos filhos no supermercado. 


Ao entrar em contato com a mídia, as crianças são bombardeadas por informações, anúncios que estimulam o desejo de posse e ditam comportamentos. E por ainda estarem em desenvolvimento, as crianças são mais vulneráveis que o adulto e fortemente impactada pelas mídias de massa, sofrendo cada vez mais cedo com as graves consequências desse mundo midiático, como:

Obesidade infantil: Vivemos numa sociedade marcada pela rapidez, inclusive na alimentação. Hoje, a alimentação de muitas crianças é baseada em fast foods ou alimentos industrializados, pobres nutricionalmente, o que acarreta a obesidade infantil ou até a desnutrição.

Erotização precoce: Muitas campanhas publicitárias estimulam precocemente essa erotização. Crianças de quatro, cinco anos participam de concursos de miss nos Estados Unidos, fortemente maquiadas, com roupas apelativas à sensualidade. As crianças veem programas, novelas que contém cenas inadequadas a sua compreensão, usam roupas apelativas que não condizem com o mundo infantil. Em entrevista ao Instituto Alana, a psicóloga Ana Olmos, enfatiza que a erotização precoce acontece antes da fase em que a criança estaria pronta para determinado estímulo. Quando este estímulo acontece precocemente pode acarretar problemas para a infância. 

Consumismo infantil: A criança já nasceu inserida num mundo consumista e o mercado  a vê como um consumidor em treinamento, que hoje, influencia diretamente nas compras dos pais. Além disso, a publicidade é muito sedutora, pois fala diretamente com a criança, na linguagem dela, estampando nas embalagens os personagens favoritos para chamar atenção.

Agressividade: Muitos programas infantis salientam a violência, o que pode influenciar a criança a repetir/imitar as ações de seus personagens favoritos. Também há aquelas crianças que veem programas e filmes violentos com os pais, que não são adequados para a sua faixa etária, nem fazem parte do imaginário infantil.

Diminuição do ato de brincar: Rodeadas de tecnologias, as crianças brincam cada vez menos, pois ficam dependentes dos brinquedos e produtos tecnológicos que o mercado oferece. Vale ressaltar que hoje os brinquedos estão muito roteirizados, o que prejudica a ação criativa da criança sobre o produto.

A mídia tem muitas coisas positivas, nos permite coisas que antigamente nem sonhávamos em fazer, porém, tudo em excesso é prejudicial. A crítica apresentada no texto se refere a quando nos deixamos dominar e contribuímos para que as crianças sejam também dominadas pela mídia. O que podemos fazer, enquanto família e escola, é dosar, não proibir, conhecer e analisar os programas infantis, permitir outras vivências para a criança e estimular a criticidade sobre o que está vendo. Dessa forma estaremos contribuindo para que esse cidadão não seja passivo e não acredite fielmente no que os meios de comunicação transmitem.


Aline Sant'Ana
Pedagoga
Estudante de Psicopedagogia


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

8 comentários:

  1. Parabéns Aline !!!
    O texto está Fantástico

    ResponderExcluir
  2. Genis, boa reflexão, precisamos incentivar os pequenos a se mexerem, saírem um pouco do mundo tecnológico e televisivo .
    Uma semana abençoada!
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto porque é uma realidade difícil que estamos vivendo. Tão complicado o limite entre o que pode ver e o que está excesso. Aqui em casa tento ponderar sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  4. É preciso estar alerta com as propagandas e a prática do consumismo desenfreado, o incentivar as compras, o consumo de industrializados, bem em tudo costumes, úsica alienação. Eu já te sigo aqui faz tempo Genis, só hoje percebi que é a mesma do IG hehehe

    ResponderExcluir
  5. Sempre acompanho ao que minhas filhas assistem tanto na TV como na internet. E procuro conversar sempre que acho necessário ou quando elas me perguntam algo. Procuro também estimular as outras brincadeiras e a leitura de livros, assim elas não ficam tanto tempo numa coisa só.
    Realmente a publicidade influencia e muito, por isso não só dou o exemplo a elas sendo controlada nos gastos como também as oriento.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Acho dificil proibir, mas especialmente os menores precisam de moderação no uso.
    os maiorzinhos precisam da supervisão dos pais e assim vamos
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  7. É tão difícil não deixar ter acesso as tecnologias, mas acho que é nosso papel, dosar e supervisionar

    ResponderExcluir
  8. Pois é amiga, a situação está bem complicada. A Lara nem tem 4 anos e adora videos no youtube desses canais de crianças que recebem brinquedos e depois fica me pedindo. Eu controlo, claro, mas criança vê e quer né?
    E por isso mesmo até hoje não criei um canal no YT. Prefiro o blog, direcionado para mães e não para crianças.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir

Instagram