ABPp promove IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia

Olá famílias,


Nos dias 21 e 22 de outubro a ABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia, promove o IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, no campus Paraíso da UNIP, em São Paulo. O evento tem como tema principal “Psicopedagogia por uma Sociedade Aprendente: reflexões e ações” e vai contar com especialistas brasileiros e internacionais para discutir novas perspectivas para melhoria da educação no Brasil enfatizando os aspectos da aprendizagem, além da apresentação de trabalhos científicos sobre o assunto.


Para um melhor entendimento sobre o que é Psicopedagogia e a importância do Simpósio para a formação dos profissionais da área de educação, entrevistei a Luciana Barros de Almeida, presidente do Conselho Nacional da ABPp.

Blog MMM: O que é Psicopedagogia?
Luciana Barros de Almeida: Psicopedagogia é a área de estudo que se encarrega da compreensão do processo de aprendizagem tanto na perspectiva de quem aprende quanto na perspectiva de quem ensina.

Blog MMM: Qual é o campo de atuação do psicopedagogo?
Luciana Barros de Almeida: O psicopedagogo atua nos ambientes onde ocorrem a aprendizagem, sendo estes na instituição escola quando se trata de aprendizagem no âmbito coletivo e em espaços próprios/individuais quando a aprendizagem precisa ser vista no âmbito particular, pode atuar ainda em outros espaços institucionais como hospitais ou empresas que tenham a visão de buscar a compreensão dos processo de aprendizagem que ocorre naquele espaço.

Blog MMM: O que é fundamental na atuação do psicopedagogo?
Luciana Barros de Almeida: É primordial que o psicopedagogo tenha uma formação qualificada, que se preocupe com sua formação continuada, que participe de momentos de estudo e eventos convencionais que promovam a atualização dos conhecimentos e a aproximação/encontro com seus pares, que tenha compromisso com seu fazer primando sempre pela ética e comprometimento com aquele que está diante de si.

Blog MMM: Como a Psicopedagogia pode ajudar uma criança que vem apresentando dificuldades na escola?
Luciana Barros de Almeida: A psicopedagogia busca as capacidades que o sujeito possui, por meio de técnicas e instrumentos próprios vai pesquisar quais são as capacidades existentes e as barreiras criadas em direção à aprendizagem, vai observar o vínculo estabelecido entre sujeito X objeto de conhecimento para assim intervir e focalizar as possibilidades para aprender.

Blog MMM: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo psicopedagogo que inicia sua carreira?
Luciana Barros de Almeida: Geralmente falta a experiência e é nesse sentido que ao começar a atuar em psicopedagogia, o profissional iniciante precisa se aproximar daqueles que já conhecem e já atuam com compromisso e responsabilidade, pois assim vão sedimentar sua experiência em terreno fértil, necessário para alcançar a eficácia em sua atuação profissional.

Blog MMM: Qual o principal desafio da Psicopedagogia hoje?
Luciana Barros de Almeida: O principal desafio é fazer com que os profissionais da psicopedagogia se preocupem com a sua formação continuada e se envolvam com profissionais que zelam pela ética, pelo respeito com o outro e que dominem o conhecimento psicopedagógico.

Blog MMM: Qual a contribuição do Simpósio Internacional de Psicopedagogia para os profissionais de educação?
Luciana Barros de Almeida: O IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, que acontece em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro, reúne variadas possibilidades de aprendizagem aos psicopedagogos, pois tem uma programação científica arrojada e atual que prospecta o que temos de mais recente na área, além de oportunizar o encontro entre os profissionais de diversos estados brasileiros e de países próximos. O tema escolhido para este ano, “Pedagogia para uma sociedade aprendente” vai trazer um panorama dos novos modos de ensinar/aprender. 

Luciana
Luciana Barros de Almeida
Presidente do Conselho Nacional da ABPp
Triênio 2014-2016
Associação Brasileira de Psicopedagogia




Se você ficou interessado em participar do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, obtenha maiores informações no site www.abppeventos.com.br.

Abraços, Genis Borges 

Serviço:
IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia
21 e 22 de outubro das 8h às 19h
UNIP – Campus Paraíso
Rua Vergueiro, 1211 – São Paulo, SP
Informações, inscrições e programação completa através do site.
Sobre a ABPp:
A ABPp é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter técnico, científico e social, com atividades no exercício da Psicopedagogia. Fundada em 1980, a ABPp agrega psicopedagogos brasileiros com a finalidade de propiciar o desenvolvimento, a divulgação e o aprimoramento desta área de conhecimento por meio de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, simpósios e eventos de âmbitos regional, nacional ou internacional. Atua também na publicação de artigos científicos de profissionais conceituados alimentando a pesquisa e a formação continuada, facilitando o acesso dos profissionais a conteúdos pertinentes à sua área de atuação. Atualmente a ABPp possui 15 Seções e Núcleos distribuídos pelo território nacional e vinculados sob sua orientação. www.abpp.com.br


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

4 comentários:

  1. Eu estou me especializando em psicopedagogia ah e como amaria poder participar. Boa entrevista

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse simposio. É muito importante dicutir a educação e melhorá-la sempre. Gostei de ter mais informações sobre o papel e a importância do psicopedagogo.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Post super informativo! Quem mora em SP deve aproveitar para saber mais! Tenho certeza que será enriquecedor!

    Beijos
    Gleysa
    www.mamaeursa.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber um pouco mais sobre o papel do psicopedagogo. Falar em educação é sempre muito importante! Acho esse campo fantástico!
    Adorei a entrevista!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Instagram