AquaRio - O Maior Aquário Marinho da América do Sul

Olá famílias,

O Rio será presenteado com um aquário lindo, moderno, multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, oferecendo visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil, o AquaRio. Tivemos o privilégio de conhecer o aquário antes de sua inauguração e eu conto um pouquinho de como foi essa visita. 



Nosso passeio foi todo guiado pelo diretor-presidente do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman. Tivemos a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do aquário e sua estrutura e mesmo estando ainda em obras, ficamos encantados com tudo o que vimos. 

Diretor-presidente do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman.

No Lobby está exposto o esqueleto original de uma baleia jubarte. A baleia encalhou em 2014, acredita-se que ela tenha sido atropelada por um navio, e foi encontrada em fase de decomposição. Esse espaço é gratuito para o público. A partir do 3º andar onde estão as catracas, é necessário apresentar os ingressos. 


O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, possui mais de 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água e é o Maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição.












Uma das maiores atrações do aquário é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, que proporcionará uma experiência incrível, a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. As crianças também podem dormir dentro do túnel, que passa no meio do Grande Tanque Oceânico, acompanhadas de pelo menos um dos responsáveis. Eu já quero dormir lá com José Marcos!


Grande Tanque Oceânico.


Há também mais de 24 tanques secundários e áreas específicas onde o público poderá interagir com alguns dos animais expostos.


Outras atrações inéditas como o Aquário Virtual – que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo – e o Museu de Ciências – com exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático – fazem do AquaRio um programa familiar, educativo e prazeroso.

Aquário Virtual.

Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou possível a criação do Centro de Pesquisas Científicas, que objetiva o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. Também será criado um Centro de Conservação da Biodiversidade com a função de preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural.

Como chegar até o AquaRio:

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro situa-se, de um lado, na Via Binário (logo após a saída do túnel Rio 450) e, do outro, no final da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016), bem em frente aos Armazéns 7 e 8 e ao lado da praça Muhammad Ali.
A previsão para a inauguração é 09 de novembro. O aquário funcionará todos os dias, de 10h às 20h, e contará com espaços dedicados a restaurantes e lanchonetes para oferecer mais comodidade ao público.

Tudo muito lindo, concordam? Já estamos ansiosos pra voltar quando estiver tudo pronto. 
Abraços, Genis Borges. 

Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

6 comentários:

  1. Muito legal! Ansiosa pela inauguração. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que lindo! Será uma atração super bacana!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida!
    Se Deus quiser, vou conhecer! Vc me motivou mais ainda...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  4. Oi Genis, será realmente um presente para o Rio ter mais essa atração na cidade. Muito legal poder ver um pouco de tudo antes, né? E ainda ter a explicação do biólogo responsável e tão apaixonado pelo projeto.
    Adorei as suas fotos. Ficou muito legal aquela dos dois tubarões pequenos.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Que VIP esse passeioooo!
    Adorei!
    quero ir para o Rio!!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Que tudo Genis. O passeio deve ter sido mesmo incrível. Anotei a dica para quando formos visitar o Rio.

    Beijos

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir

Instagram