Pontos Positivos e Negativos do Pokémon Go

Olá famílias, 

Eu já tinha ouvido falar sobre o jogo Pokémon Go e vi algumas publicações nas redes sociais, mas só me dei conta mesmo de que se tratava de algo que havia dominado as crianças, adolescentes e adultos, quando em um passeio numa praça grande aqui da cidade, me deparei com muitas pessoas caçando os Pokémons.

Eu confesso que fiquei assustada, pois eram muitas pessoas andando, correndo e todos com o celular a frente, uma cena meio bizarra e, imediatamente já veio o julgamento negativo a minha mente sobre o jogo. 

Procurei me informar sobre o assunto e cheguei a conclusão de que como todos os jogos eletrônicos, é importante observar os pontos positivos e negativos que eles podem exercer sobre a vida de qualquer um.


Pontos Positivos:
  • A pessoa que joga Pokémon precisa sair do lugar em que está. A caminhada faz com que a pessoa se movimente e a combinação entre ocupar a mente e o corpo é benéfica para distrair a pessoa.
  • É preciso obter recompensa como Pokébolas ou Poções. Dessa forma a pessoa conhece outros lugares de sua cidade em busca dessas recompensas. 
  • O jogo é um ótimo estimulador para o cérebro, pois o jogador precisar ter um plano estratégico para capturar os monstrinhos.
  • Em busca de Pokémons em lugares diversos, os jogadores podem desenvolver novas amizades, pois todos estão em busca do mesmo objetivo.
  • O jogo pode ajudar a combater a depressão, pois em contato com outras pessoas, sair de casa, pegar sol e passear, são atitudes que distraem a mente.

Pontos Negativos:
  • Por estar muito concentrado à tela do celular, o jogador fica desatento ao que está ao seu redor aumentando o risco de acidentes e assaltos.
  • Como qualquer outro jogo existe o risco do jogador de Pokémon Go ficar viciado. É preciso ter um tempo estipulado para o acesso a este e a outros jogos. 
  • Por ficar muito tempo olhando para  a tela do celular a pessoa pode ter: dor de cabeça, desconforto visual e pela má postura: dores nas costas, torcicolo e desconfortos posturais.

Não só o Pokémon Go, mas qualquer outro jogo ou atividade precisam ser equilibrados. Excesso não traz benefícios e isso serve pra qualquer área de nossas vidas. Pokémon Go pode trazer diversão sendo conciliado às atividades do dia a dia.

Abraços, Genis ;)

Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

6 comentários:

  1. Genis, eu fiz post sobre Pokemon Go pois aqui foi uma descoberta muito legal. Nós saímos a pé para caçar, fomos ao shopping, ao clube e aliamos a caminhada com o jogo eletronico.
    Eles só jogam comigo junto e dou tempo para que não esqueçam da vida jogando
    excelentes reflexões
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post pois nos mostra que há pontos positivos nesse jogo! E temos que saber que tudo que é demais pode prejudicar!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua visão em relação aos pontos positivos e negativos do jogo. E como disse, o equilíbrio é a chave!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tudo que é ponderado e usado com bom senso é valido. Aqui na minha cidade um motoqueiro foi multado porque estava pilotando e caçando pokemon é mole?

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Já viu que podemos usar esses aplicativos em nossas aulas, Genis? Mas, como vc disse, tudo o que é exagerado, é ruim... Amei!! ��

    ResponderExcluir
  6. Amiga adorei o post, bom você sabe e acompanha as minhas caçadas né, vou ser sincera adorei o jogo, adorei o lado de estar tirando as crianças e muito adulto de dentro de casa, a interação que temos nos parques, nas ruas com outros jogadores está bem legal, as crianças estão indo mais aos parques, e mesmo indo para caçar acabam aproveitando o local para brincar também e serem crianças
    Quanto a ficar olhando pra tela o tempo todo juro não entendo, aqui não ficamos assim, pois quando aparece o pokemon o celular vibra

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram