Bebê Conforto e a Asfixia Postural

Olá famílias,

Recebi de alguns amigos a reportagem em que uma criança dos Estados Unidos morreu por Asfixia Postural. Achei de suma importância trazer esse assunto para o blog, porque eu desconhecia a gravidade da criança ficar com a cabecinha tombada no bebê conforto e creio que muitas de vocês também venham a desconhecer. 

Você sabe o que é Asfixia Postural?

Asfixia Postural ou Asfixia Posicional é causada pela compressão dos órgãos internos e vias respiratórias quando o corpo do bebê se flexiona para frente, pois ele não possui força suficiente para manter-se sentado e intacto. Ele flexiona seu corpinho e vira a cabeça para frente, como se estivesse em "C", causando o pressionamento do tórax e o impedindo de respirar. A cabeça posicionada no peito leva a dificuldade de respiração. Essa posição por longo tempo pode levar o bebê ao falecimento. Quando o bebê aprende a rolar e mudar de posição sozinho, os riscos são menores. 

O que fazer para evitar a Asfixia Postural?
  • O bebê conforto deve ser usado por cerca de uma hora no máximo. Se for fazer uma viagem longa, faça pequenas paradas para que o bebê possa ser retirado da cadeirinha. 
  • A cabeça da criança deve ser posicionada de forma ereta, com ombros presos ao cinto de segurança e com cuidado para que não aconteça o tombamento. 
  • Evite que o bebê tire sonecas no bebê conforto, mas caso isso aconteça pela viagem ser longa, fique sempre de olho. 
O bebê conforto é para trazer segurança para o bebê e não riscos. Siga as orientações do fabricante, mas a medida mais segura para que não ocorra a asfixia postural é a supervisão constante de um adulto. 

Shepard Dodd tinha apenas três meses quando foi encontrado morto na cadeirinha
situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional.
Mãe diz: “Preciso alertar famílias em todo mundo”.


Um alerta para todos nós!
Abraços, Genis.


Imagem enviada por wpp, caso seja de autoria privada, faça contato que darei os créditos. 

Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

Um comentário:

  1. Não sabia que causava asfixia postural, obrigada pela informação. Meu filho está com 4 meses e sempre uso o bebê conforto.

    ResponderExcluir

Instagram