Quarto Montessoriano: Ambiente que estimula a aprendizagem da criança.

Olá famílias,

Muito tem se falado sobre o quarto montessoriano, mas você sabe o que é? O objetivo desse quarto é que seja um ambiente rico e estimulante em que a criança seja capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências.

No quarto montessoriano todos os objetos e móveis são planejados na altura dos olhos da criança. A criança fica livre para explorar de forma segura e com autonomia os objetos que ali estão. O quarto é pensado no bebê e não no adulto, essa é a principal premissa de um quarto montessoriano, metodologia criada em 1907 pela italiana médica e educadora Maria Montessori. 

Uma das principais características do quarto montessoriano é a falta do berço. O berço é substituído por colchão no chão. Outra característica importante é que os brinquedos e objetos ficam dispostos de forma acessível à criança para que ela possa escolher e brincar com o que quiser. Os nichos devem ser abertos, sem portas e tudo o que estiver na parede tem que estar na altura dos olhos da criança. Dessa forma também, a criança é estimulada a guardar e organizar os brinquedos. Outro objeto importante é o espelho, que recomenda-se ser de acrílico para que não haja perigo de quebrar. 

O quarto montessoriano é planejado para que a criança cresça com mais independência e segurança, mas não devemos nos esquecer que a criança precisa ser sempre monitorada.


Vejam algumas dicas para organizar um quarto montessoriano:







Algumas inspirações de quartos montessorianos:









Gostaram desse método?
Abraços, Genis Borges


*Todas as imagens foram retiradas do Pinterest, caso alguma imagem for de sua propriedade, faça contato que daremos os devidos créditos. 

Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

Um comentário:

  1. Olá!

    Seu blog foi indicado para participar da compilação Blogosfera de Maternidade. Caso tenha algum dado errado favor nos informar.

    http://webinformado.com.br/blogs-de-maternidade/

    Parabéns pelo trabalho.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Instagram