Olá famílias,

Você certamente conhece alguma criança que tenha operado de fimose, mas e parafimose? Você já ouviu falar? De olho na explicação!

Fimose:

A fimose é nossa conhecida. Mães de meninos sempre perguntam uma pra outra se o filho tem fimose (rsrs). Fimose é quando a cabeça do pênis, a glande, não consegue se expor devido a um prepúcio com anel estreito. Mesmo com o pênis ereto, a glande não fica exposta. Observe a imagem. 



Parafimose:

Já a parafimose é desconhecida pela maioria das pessoas. Parafimose é quando o prepúcio consegue ser retraído, diferente da fimose, mas este não retorna ao seu ponto de origem, não volta ao normal. A base da glande fica apertada, prejudicando a drenagem do sangue. Observe:

fimose3
Imagem: http://drdouglascaetano.med.br/


Além da incapacidade de retrair o prepúcio sobre a ponta do pênis, outras características comuns da parafimose são: inchaço da ponta do pênis, dor e descoloração (cor vermelha escura ou azulada da ponta do pênis). 

Mas lembre-se de que cada criança pode ter sintomas diferentes. O que vale sempre é ter um olhar bem atento a qualquer irregularidade. Não hesite em levar seu filho ao médico caso desconfie que algo esteja errado. 

E atenção!! Ao contrário da fimose, a parafimose é uma emergência médica que, se não tratada a tempo, pode causar gangrena do pênis (perda de fluxo sanguíneo). 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas com o meu bate papo por aqui!

Grande abraço, Genis.