Julho chegando e com certeza já tem criança animada e esperando ansiosamente as férias. Essa pausa no calendário escolar é muito benéfica, é a hora de esquecer um pouco das tarefas e das provas, recarregar a bateria para dar continuidade ao ano letivo e brincar muito!

Com a vida moderna, onde muitos pais e mães encaram uma intensa jornada de trabalho, nem sempre é possível coincidir as férias para que a família aproveite junto esse período. Se essa é a sua realidade, uma ótima opção são as colônias de férias. Elas são uma alternativa de lazer e entretenimento durante as férias, além de proporcionar a socialização com outras crianças, fortalecendo os vínculos de amizade, será incentivado a trabalhar em equipe, a respeitar os colegas e as regras de convivência, será estimulado a ter independência e superar seus limites.

Caso essa seja a sua opção para as férias do seu filho, é importante que você visite o local, conheça as instalações, observando se são adequadas e oferecem segurança para a garotada, quem são as pessoas responsáveis pelo evento, qual a formação delas, quantos adultos ficarão responsáveis pelas crianças e qual a programação. A colônia de férias precisa ser motivadora, criativa e com atividades estimulantes que fujam das que as crianças fazem na escola, afinal, férias significa descanso.

Vale ressaltar que a colônia de férias não supre a importância de a família estar junta. É muito importante que o núcleo familiar tire um momento para passar juntos. Seja um passeio, um piquenique, visitar a casa de amigos e parentes, assistir um filme juntos. O importante é que esse momento seja intenso e prazeroso.


Boas férias!

Aline Sant'Ana
Pedagoga
Estudante de Psicopedagogia