Olá famílias, 


Nos dias 21 e 22 de outubroABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia, promove o IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, no campus Paraíso da UNIP, em São Paulo. O evento tem como tema principal “Psicopedagogia por uma Sociedade Aprendente: reflexões e ações” e vai contar com especialistas brasileiros e internacionais para discutir novas perspectivas para melhoria da educação no Brasil enfatizando os aspectos da aprendizagem, além da apresentação de trabalhos científicos sobre o assunto.


Para um melhor entendimento sobre o que é Psicopedagogia e a importância do Simpósio para a formação dos profissionais da área de educação, entrevistei a Luciana Barros de Almeida, presidente do Conselho Nacional da ABPp.

Blog MMM: O que é Psicopedagogia?
Luciana Barros de Almeida: Psicopedagogia é a área de estudo que se encarrega da compreensão do processo de aprendizagem tanto na perspectiva de quem aprende quanto na perspectiva de quem ensina.

Blog MMM: Qual é o campo de atuação do psicopedagogo?
Luciana Barros de Almeida: O psicopedagogo atua nos ambientes onde ocorrem a aprendizagem, sendo estes na instituição escola quando se trata de aprendizagem no âmbito coletivo e em espaços próprios/individuais quando a aprendizagem precisa ser vista no âmbito particular, pode atuar ainda em outros espaços institucionais como hospitais ou empresas que tenham a visão de buscar a compreensão dos processo de aprendizagem que ocorre naquele espaço.

Blog MMM: O que é fundamental na atuação do psicopedagogo?
Luciana Barros de Almeida: É primordial que o psicopedagogo tenha uma formação qualificada, que se preocupe com sua formação continuada, que participe de momentos de estudo e eventos convencionais que promovam a atualização dos conhecimentos e a aproximação/encontro com seus pares, que tenha compromisso com seu fazer primando sempre pela ética e comprometimento com aquele que está diante de si.

Blog MMM: Como a Psicopedagogia pode ajudar uma criança que vem apresentando dificuldades na escola?
Luciana Barros de Almeida: A psicopedagogia busca as capacidades que o sujeito possui, por meio de técnicas e instrumentos próprios vai pesquisar quais são as capacidades existentes e as barreiras criadas em direção à aprendizagem, vai observar o vínculo estabelecido entre sujeito X objeto de conhecimento para assim intervir e focalizar as possibilidades para aprender.

Blog MMM: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo psicopedagogo que inicia sua carreira?
Luciana Barros de Almeida: Geralmente falta a experiência e é nesse sentido que ao começar a atuar em psicopedagogia, o profissional iniciante precisa se aproximar daqueles que já conhecem e já atuam com compromisso e responsabilidade, pois assim vão sedimentar sua experiência em terreno fértil, necessário para alcançar a eficácia em sua atuação profissional.

Blog MMM: Qual o principal desafio da Psicopedagogia hoje?
Luciana Barros de Almeida: O principal desafio é fazer com que os profissionais da psicopedagogia se preocupem com a sua formação continuada e se envolvam com profissionais que zelam pela ética, pelo respeito com o outro e que dominem o conhecimento psicopedagógico.

Blog MMM: Qual a contribuição do Simpósio Internacional de Psicopedagogia para os profissionais de educação?
Luciana Barros de Almeida: O IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, que acontece em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro, reúne variadas possibilidades de aprendizagem aos psicopedagogos, pois tem uma programação científica arrojada e atual que prospecta o que temos de mais recente na área, além de oportunizar o encontro entre os profissionais de diversos estados brasileiros e de países próximos. O tema escolhido para este ano, “Pedagogia para uma sociedade aprendente” vai trazer um panorama dos novos modos de ensinar/aprender. 

Luciana
Luciana Barros de Almeida
Presidente do Conselho Nacional da ABPp
Triênio 2014-2016
Associação Brasileira de Psicopedagogia




Se você ficou interessado em participar do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, obtenha maiores informações no site www.abppeventos.com.br.

Abraços, Genis Borges 

Serviço:
IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia
21 e 22 de outubro das 8h às 19h
UNIP – Campus Paraíso
Rua Vergueiro, 1211 – São Paulo, SP
Informações, inscrições e programação completa através do site.
Sobre a ABPp:
A ABPp é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter técnico, científico e social, com atividades no exercício da Psicopedagogia. Fundada em 1980, a ABPp agrega psicopedagogos brasileiros com a finalidade de propiciar o desenvolvimento, a divulgação e o aprimoramento desta área de conhecimento por meio de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, simpósios e eventos de âmbitos regional, nacional ou internacional. Atua também na publicação de artigos científicos de profissionais conceituados alimentando a pesquisa e a formação continuada, facilitando o acesso dos profissionais a conteúdos pertinentes à sua área de atuação. Atualmente a ABPp possui 15 Seções e Núcleos distribuídos pelo território nacional e vinculados sob sua orientação. www.abpp.com.br