Você tem o hábito de ler para seu filho? Ler para uma criança é uma atividade prazerosa onde se estreita o vínculo familiar, ajuda na compreensão de mundo por parte da criança; estimula sua criatividade; desenvolve o raciocínio; incentiva a formação de opinião; a descoberta de outras palavras; além de facilitar o aprendizado. Ao ouvir histórias a criança aprende a perceber a oralidade; entende a organização e sequência de acontecimentos; compreende que os fatos podem ser registrados; pode descobrir o prazer pela leitura e escrita; amplia o vocabulário; compreende que as expressões faciais de quem conta histórias estão representadas por sinais de pontuação.

É imprescindível escolher bem o livro a ser apresentado de acordo com a faixa etária e o gosto pessoal da criança. Para os bebês são interessante os livros que podem ser manipulados, inclusive, levados a boca sem oferecer riscos, como os emborrachados e de pano. Os livros sonoros também são bem apreciados por essa faixa etária. Conte histórias curtas e simples. 



Para as crianças maiores, de dois/três anos, passam a chamar atenção, os livros que contém histórias breves e poucos personagens, onde os pequenos podem recontar a história sem o auxilio do adulto, favorecendo a sua autonomia. 




Crianças maiores já podem ser contempladas com enredos mais longos, com variedade de personagens, livros sem escrita, onde ele mesmo é o autor da história, estimulando sua criatividade e autoestima.


  
À medida que vão crescendo, as crianças se atraem mais para a escrita. Com isso, os textos ganham destaque e um sentido novo, ajudando- as a lidarem e superarem seus sentimentos contraditórios, como tristeza, alegria, raiva, ganhar, perder, etc.




Ler para uma criança é um ato de amor. Para contar uma boa história tornar esse momento prazeroso é preciso primeiramente de vontade. Algumas pessoas gostam de interpretar mais e tornar esse momento mágico, outros são mais contidos, mas o fato de você dispor de um tempo para ficar mais perto do seu filho já um grande passo, com o tempo você se desprende da timidez e se torna um grande contador de histórias. A especialista Martha Teixeira, em entrevista a Revista Crescer elaborou estratégias para te auxiliar nesse momento. Confira:


Obs.: Como dica pessoal sugiro que o momento da história não seja somente na hora do sono para que a criança, especialmente as pequenas, não associem a leitura com o momento de dormir, como fim de provocar o sono. Além da criança já estar cansada. Talvez ela não aproveite tanto esse momento tão prazeroso.

Aline Sant'Ana
Pedagoga
Estudante de Psicopedagogia


Fonte:
- Andressa Basilio, Ler para as crianças. Veja a importância desse hábito. Disponível em: https://goo.gl/n8Bj0o. Acesso em 21 de setembro de 2016.
- Priscila Félix, Conversa sobre literatura infantil. Disponível em: https://goo.gl/0CCTA0. Acesso em 21 de setembro de 2016.


Olá famílias,

O Rio será presenteado com um aquário lindo, moderno, multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, oferecendo visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil, o AquaRio. Tivemos o privilégio de conhecer o aquário antes de sua inauguração e eu conto um pouquinho de como foi essa visita. 


Nosso passeio foi todo guiado pelo diretor-presidente do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman. Tivemos a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do aquário e sua estrutura e mesmo estando ainda em obras, ficamos encantados com tudo o que vimos. 

Diretor-presidente do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman.

No Lobby está exposto o esqueleto original de uma baleia jubarte. A baleia encalhou em 2014, acredita-se que ela tenha sido atropelada por um navio, e foi encontrada em fase de decomposição. Esse espaço é gratuito para o público. A partir do 3º andar onde estão as catracas, é necessário apresentar os ingressos. 


O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, possui mais de 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água e é o Maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição.












Uma das maiores atrações do aquário é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, que proporcionará uma experiência incrível, a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. As crianças também podem dormir dentro do túnel, que passa no meio do Grande Tanque Oceânico, acompanhadas de pelo menos um dos responsáveis. Eu já quero dormir lá com José Marcos!


Grande Tanque Oceânico.

video

Há também mais de 24 tanques secundários e áreas específicas onde o público poderá interagir com alguns dos animais expostos.


Outras atrações inéditas como o Aquário Virtual – que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo – e o Museu de Ciências – com exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático – fazem do AquaRio um programa familiar, educativo e prazeroso.

Aquário Virtual.

Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou possível a criação do Centro de Pesquisas Científicas, que objetiva o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. Também será criado um Centro de Conservação da Biodiversidade com a função de preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural.

Como chegar até o AquaRio:

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro situa-se, de um lado, na Via Binário (logo após a saída do túnel Rio 450) e, do outro, no final da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016), bem em frente aos Armazéns 7 e 8 e ao lado da praça Muhammad Ali.
A previsão para a inauguração é 09 de novembro. O aquário funcionará todos os dias, de 10h às 20h, e contará com espaços dedicados a restaurantes e lanchonetes para oferecer mais comodidade ao público.

Tudo muito lindo, concordam? Já estamos ansiosos pra voltar quando estiver tudo pronto. 
Abraços, Genis Borges.