Olá famílias,

Recebi de alguns amigos a reportagem em que uma criança dos Estados Unidos morreu por Asfixia Postural. Achei de suma importância trazer esse assunto para o blog, porque eu desconhecia a gravidade da criança ficar com a cabecinha tombada no bebê conforto e creio que muitas de vocês também venham a desconhecer. 

Você sabe o que é Asfixia Postural?

Asfixia Postural ou Asfixia Posicional é causada pela compressão dos órgãos internos e vias respiratórias quando o corpo do bebê se flexiona para frente, pois ele não possui força suficiente para manter-se sentado e intacto. Ele flexiona seu corpinho e vira a cabeça para frente, como se estivesse em "C", causando o pressionamento do tórax e o impedindo de respirar. A cabeça posicionada no peito leva a dificuldade de respiração. Essa posição por longo tempo pode levar o bebê ao falecimento. Quando o bebê aprende a rolar e mudar de posição sozinho, os riscos são menores. 

O que fazer para evitar a Asfixia Postural?
  • O bebê conforto deve ser usado por cerca de uma hora no máximo. Se for fazer uma viagem longa, faça pequenas paradas para que o bebê possa ser retirado da cadeirinha. 
  • A cabeça da criança deve ser posicionada de forma ereta, com ombros presos ao cinto de segurança e com cuidado para que não aconteça o tombamento. 
  • Evite que o bebê tire sonecas no bebê conforto, mas caso isso aconteça pela viagem ser longa, fique sempre de olho. 
O bebê conforto é para trazer segurança para o bebê e não riscos. Siga as orientações do fabricante, mas a medida mais segura para que não ocorra a asfixia postural é a supervisão constante de um adulto. 

Shepard Dodd tinha apenas três meses quando foi encontrado morto na cadeirinha
situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional.
Mãe diz: “Preciso alertar famílias em todo mundo”.


Um alerta para todos nós!
Abraços, Genis.


Imagem enviada por wpp, caso seja de autoria privada, faça contato que darei os créditos. 

Olá famílias,

As redes sociais nos permitem conhecer pessoas maravilhosas e tive o privilégio de conhecer Rosana Martinelli que nos contactou após ler meu desabafo sobre os preconceitos enfrentados por ter um filho de cabelos compridos

Rosana nos presenteou com seu livro "O Pinguim Azul de Miguel", onde ela mostra que as crianças podem conviver facilmente com a diversidade e quebrar os estereótipos sociais. Rosana escreveu este livro inspirada no bullying que seu filho sofreu por usar lindos e longos cabelos. No livro, Miguel vive cercado de diversidade e encara tudo de forma natural. Cada página do livro é uma grande novidade com ilustrações belíssimas de Mariana Belém.

Meninos podem ter cabelos compridos? 

Modelos podem não ser tão magras? 

Meninos também dançam balé? 

Pessoas com limitações físicas podem ser atletas bem-sucedidos? 

Essas e outras perguntas nos permitem a uma discussão sobre os estereótipos impostos pela sociedade e os pequenos leitores vão descobrir que as pessoas podem ser naturalmente diferentes do que estamos acostumados a ver.


 “Se deixar que o diferente permeie o dia a dia você aceita como parte da vida, sem fazer exclusões e sem estimular o preconceito” - Rosana Martinelli.



Um livro inspirador para que as crianças tenham contato com todas as possibilidades sociais.

Abraços, Genis Borges ;)

ROSANA MARTINELLI nasceu em Santo André, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Medicas de Santos e fez especialização em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina. Mais tarde estudou Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com habilitação em Interpretação. Atuou em pecas teatrais, trabalhou como figurinista, cenógrafa, aderecista e diretora de arte. Exerce as funções de editora e diretora de arte na Quatro Cantos desde 2011. Escreveu “Seu Pesadelo foi Você quem Inventou!”, livro infantil que aborda o mecanismo de sonhos na teoria freudiana (Quatro Cantos, 2014).


Olá famílias,

Domingo (16) começou o horário de verão e a gente adiantou o relógio em 1 hora. Apesar de ser uma mudança pequena, ela afeta diretamente nas nossas rotinas e no nosso organismo. Eu fico derrubada nas primeiras semanas, fico cansada, mal humorada, preguiçosa pra acordar mais cedo, mas vou tentando ver o lado positivo, como por exemplo, a natação de José Marcos que é à noite e com o horário de verão, ainda está com sol. Nosso reloginho biológico precisa se acostumar e as crianças também sofrem no início.

Nos primeiros dias o apetite da criança pode diminuir, já que o horário das refeições também sofre alteração. Opte por uma dieta mais leve, rica em frutas, verduras e sucos naturais. Siga os mesmos horários das refeições, se você almoçava às 12h continue almoçando às 12h para ajudar o seu horário biológico.

Levar a criança mais cedo pra cama pra que ela se acostume com o novo horário é importante, mesmo que sejam 10 minutos mais cedo a cada dia, o organismo vai se adaptando gradualmente. Alimentos como banana, laranja, abacaxi, hortelã e erva-cidreira estimulam a melatonina, o hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e evita interrupções do sono durante a noite. Banhos mornos ajudam as crianças a relaxar. Aqui em casa sempre dou um banho em José Marcos antes de colocá-lo pra dormir.

Há crianças que se adaptam rapidamente e outras que podem demorar alguns dias para se habituar ao novo horário. Paciência nesses primeiros dias do horário de verão é essencial para que a família se adapte à nova rotina.

Aproveite que os dias ficarão mais longos para sair pra passear na pracinha, andar de bicicleta, fazer uma caminhada. No geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre uma e duas semanas. Respeite o ritmo individual de cada criança!

Abraços e curtam bastante!
Genis Borges ;) 

Olá famílias,

Que tal preparar junto com as crianças algumas receitas bem gostosas, práticas e nutritivas? As crianças adoram ajudar na cozinha e sob a supervisão de um adulto, esse momento se torna muito divertido e ainda estimula a bons hábitos alimentares. Veja a seguir as sugestões:


Pão de Queijo Rapidinho e Colorido

Cozinha Nestlé/Carol Quintanilha

Ingredientes:
  • 1 tomate médio, sem sementes, picado
  • meia colher (chá) de azeite
  • 1 pitada de sal
  • meia xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1 colher (sopa) de Iogurte Natural Integral
  • 3 colheres (sopa) de queijo branco ralado
  • 1 clara

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bata o tomate com 3 colheres (sopa) de água formando um suco. Coloque em uma panela, junte o azeite e o sal e leve para ferver. Em um recipiente, coloque o polvilho e regue com a mistura fervente, mexendo bem para escaldar o polvilho. Junte o Iogurte NESTLÉ, o queijo branco e a clara, e misture bem, formando uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a massa às colheradas. Quando desgrudar da frigideira vire e espere dourar do outro lado. Sirva a seguir.

DICA:
Se desejar, substitua o tomate por espinafre. Use meia xícara (chá) de folhas de espinafre e bata com 3 colheres (sopa) de água. - Não deixe a massa muito fina na frigideira. Para ficar com textura de pão de queijo, coloque uma camada grossinha (cerca de 0,5 cm de espessura).

Sobre a receita:
Rendimento: 6 unidades
Tempo de Preparo: 10 min.
Tempo Total de Preparo: 20 min.

Sorvetinho Colorido

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Ingredientes: 
  • Camada vermelha:
  • 1 banana média
  • meia xícara (chá) de frutas vermelhas
  • 4 colheres (sopa) de NINHO Forti+ Levinho (46 g)

Camada amarela:
  • meia xícara (chá) de manga picada
  • 4 colheres (sopa) de suco de tangerina
  • 4 colheres (sopa) de NINHO Forti+ Levinho (46 g)

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bata a banana, as frutas vermelhas e o Leite NINHO até obter um creme e reserve. Repita o mesmo procedimento para a camada amarela. Em um copinho descartável pequeno (de café), faça uma camada com cada creminho e cubra com papel-alumínio. Faça um furo bem no meio e coloque o palito. Leve ao freezer até que fique firme (cerca de 2 horas). Retire, espere alguns minutos, desenforme e sirva a seguir.

DICA: 
Se desejar, faça a montagem em copinhos plásticos pequenos. Para desenformá-los, umedeça a parte de baixo do copinho para que se solte.

Sobre a receita:
Rendimento: 4 porções (60 g cada)
Tempo de Preparo: 10 min.
Tempo Total de Preparo: 130 min.

Pizzinha da Hora

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Ingredientes:

Massa:
  • 1 xícara (chá) de mandioquinha cozida (200 g)
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de NINHO Forti+ Levinho (23 g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de azeite

Montagem:
  • 2 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro
  • 4 colheres (sopa) de queijo minas frescal ralado
  • 6 tomates cereja em fatias
  • 1 colher (sopa) de azeitona verde picada
  • meia colher (chá) de orégano fresco

Modo de Preparo:

Massa:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes com metade do azeite, até que forme uma massa homogênea. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o restante do azeite e coloque porções da massa, achatando-as levemente com as costas de uma colher. Deixe dourar de ambos os lados.

Montagem:
Sobre os discos de massa, espalhe o molho de tomate caseiro. Acrescente o queijo minas, as rodelas de tomate cereja e leve a frigideira tampada, em fogo baixo, para que derreta o queijo. Decore com as azeitonas e polvilhe o orégano. Sirva.

DICAS:
Se desejar, substitua a mandioquinha por inhame, batata ou batata-doce.
Se desejar, substitua metade da quantidade de mandioquinha por atum ou por peito de frango, cozido e desfiado (já temperado).

Sobre a receita:
Rendimento: 4 unidades (70 g cada)
Tempo de Preparo: 5 min.

Tempo Total de Preparo: 15 min.

Milkshake de Maracujá

Cozinha Nestlé/Estúdio Gastronômico

Ingredientes:
  • 1 banana nanica madura
  • 1 maracujá
  • 4 colheres (sopa) de NINHO Forti+ Pó Integral

Modo de Preparo:
Coloque a banana, cortada em rodelas, em um saco plástico próprio para alimentos e leve ao freezer até que esteja congelado (cerca de 2 horas). Em um liquidificador bata a polpa do maracujá com 1 xícara (chá) de água gelada (bata ligeiramente, o suficiente para a polpa se desprender das sementes). Passe por uma peneira. Volte ao liquidificador (já limpo), adicione a banana congelada e o Leite NINHO e bata até obter consistência cremosa. Sirva a seguir.

Sobre a receita:
Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 5 min.

Tempo Total de Preparo: 125 min.


Pedacinhos Crocantes de Frango e vegetais

Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi

Ingredientes:

Pedacinhos:
  • 200 g de peito de frango triturado
  • meia cebola ralada
  • 1 colher (chá) de orégano
  • meia xícara (chá) de abobrinha ralada no ralo fino
  • meia xícara (chá) de abóbora ralada no ralo fino
  • 1 batata pequena, cozida e amassada
  • 1 clara
  • 2 colheres (sopa) de NESTLÉ® Aveia Flocos Finos 

Para empanar:
  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de NESTLÉ® CORN FLAKES triturado
  • meia xícara (chá) de NESTLÉ® Aveia Flocos Finos

Molhinho Saboroso de Tomate:
  • 1 tomate batido e coado
  • 1 tomate, sem pele e sem sementes, picado
  • meia xícara (chá) de suco integral de maçã

Modo de Preparo:

Pedacinhos:
Em um recipiente misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e úmida. Unte as mãos com azeite e modele os pedacinhos, deixando-os levemente achatados. Reserve.

Para empanar:
Em um recipiente misture o Leite NINHO e o sal. Em outro recipiente misture o NESTLÉ CORN FLAKES e a NESTLÉ Aveia. Passe os pedacinhos reservados pela mistura de Leite e em seguida pela mistura seca, deixando-os empanados por todos os lados. Coloque em uma assadeira forrada com papel-alumínio untado com azeite e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, até que fiquem dourados (cerca de 20 minutos) virando-os na metade do tempo. Sirva a seguir, acompanhado do Molhinho Saboroso de Tomate.

Molhinho Saboroso de Tomate:
Em uma panela misture os tomates e o suco integral de maçã. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos para apurar e engrossar levemente. Espere esfriar e reserve.

Sobre a receita:
Rendimento: 20 unidades
Tempo de Preparo: 20 min.
Tempo Total de Preparo: 40 min.



“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.”



Olá famílias, 

Ser criança é viver em um universo de brincadeiras e aproveitar muito a companhia da mamãe e do papai! Para comemorar o mês das crianças a Elian, marca parceira de nosso blog, nos convida a brincar com nossos pequenos, registrar este momento lindo, participar da ação cultural e ter a chance de ganhar um lookinho Elian!


Como será?

Entre 2 e 11 de outubro serão lançados 5 desafios para papais, mamães e filhos na Fanpage da Elian (www.facebook.com/eliantextil) e Instagram (www.instagram.com/eliantextil).  Cada desafio vai ser brincar determinada brincadeira com seu filho e fotografar este momento de pura diversão! Depois, é só postar a foto com uma legenda criativa, marcando a Fanpage @eliantextil e usando as hashtags de cada desafio, dentro do período estipulado.  Ganha quem enviar a foto mais criativa de cada desafio, segundo júri da Elian Têxtil.

Cada vencedor(a) ganhará um lookinho Elian. Então não deixe de acompanhar as redes sociais da Elian e ler o regulamento da campanha:

FANPAGE DA ELIAN: www.facebook.com/eliantextil
INSTAGRAM ELIAN: www.facebook.com/eliantextil


Participem!
Abraços, Genis Borges ;)