20 primeiros sintomas da Gravidez

Olá famílias,

Ano passado foi um ano bem fértil e 2017 já começou com muitos resultados positivos também! Dizem que gravidez de amiga pega, né? E olha que tô começando a acreditar nisso, pois tenho muitas amigas grávidas.

Ouvindo os relatos delas sobre a descoberta da gravidez, estava lembrando de como foi comigo. Eu achava que estava doente, com algo muito grave, mas não desconfiava da gravidez. Apesar de estar planejando e ter parado com o anticoncepcional, o resultado foi uma grande surpresa para mim. 

Imagem Freepik


Algumas coisas diferentes eu sentia e achava que era por conta de uma doença grave, mas já eram dicas (sintomas) de que já estava grávida. Listei alguns desses sintomas de gravidez que tive e acrescentei mais alguns relatados por outras mães:

1. Ausência da menstruação – Apesar da menstruação estar atrasada eu não desconfiei da gravidez, pois nunca tive um ciclo regular. O atraso sempre foi constante, podendo chegar a dois ou mais meses de atraso.

2. Cólicas – Eu tinha muitas cólicas, parecidas com as do período menstrual, me sentia inchada e achava sempre que a menstruação viria.

3. Sangramento – Eu tive um sangramento estranho, com uma cor diferente. Minha mãe disse que era “limpa filho” e que eu estaria grávida. Claro, não acreditei. Pensei que fosse a tal menstruação irregular indo e vindo.

4. Pele oleosa e espinhas – No início apareceram espinhas no meu rosto e costas, coisas que nunca tive. A pele ficou oleosa, mas depois de alguns meses voltou ao normal.

5. Dores de cabeça – As dores de cabeça eram frequentes e eu pensava ser por causa da TPM.

6. Enjôos e tonturas – Esses sintomas foram os que mais me preocupavam e eu achava que poderia ser alguma doença muito ruim rsrs. Eu tinha muito enjôo, desde o levantar até dormir. E as tonturas eram constantes durante o dia.

7. Desejos – Enquanto todos comiam churrasco, eu comia angu, cebola de tomate. Lembro que só de pensar na cebola com tomate, minha boca enchia de água.  Pode acontecer o contrário, eu por exemplo, comi pouquíssimo chocolate. Algo que eu simplesmente amo.

8. Barriga inchada – Minhas calças não fechavam com facilidade e eu pensava sempre que tinha engordado.

9. Sono excessivo – Eu tinha um sono sobrenatural. Só de encostar, já dormia. =D 

Outros sintomas:

10. Aumento dos seios, mudança de cor ou dor nas mamas
11. Constipação (prisão de ventre)
12. Mudanças de humor
13. Desmaios
14. Aumento da temperatura corporal
15. Fadiga
16. Vontade frequente de urinar
17. Aversão a alguns odores
18. Dores nas costas
19. Corrimento vaginal
20. Aumento na necessidade de soltar puns

Eu descobri minha gravidez com 10 semanas de gestação após fazer o exame beta BhCG por sugestão do meu marido. Foi uma linda surpresa! Chorei muito, queria sair correndo e contar pra todo mundo e não consegui trabalhar mais naquele dia, pois tamanha era a minha alegria (esse relato conto em outro post).

Imagem Freepik

Espero que com essas dicas você consiga descobrir mais cedo a sua gravidez, mas não se esqueça de que cada mulher é única, podendo variar os sintomas. Sintomas não são a certeza de uma gravidez, só o que comprova são os exames, pois outras doenças podem apresentar alguns desses sintomas também. 

Fique atenta a cada sinal do seu corpo e tenha uma linda e abençoada gravidez.

Beijinhos, Genis ;) 


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

3 comentários:

  1. Verdade isso de gravidez de amiga pega rsrs, eu e minha amiga de infância estamos grávidas de pouca diferenças.

    Aqui na segunda gestação o primeiro sintoma que tive antes de atrasar a menstruação foram cólicas fortes.

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri graças a muita tontura e enjoo!!! Tive de 20 uns 16 sintomas!!! Hahahaah passaria por tudo novamente ♥ daqui a uns 10 anos kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu também descobri achando que estava doente rsrs! Meu primeiro sintoma foi seios muito doloridos!

    ResponderExcluir

Instagram