Como lidar com o Ciúmes entre Irmãos

Olá famílias,

Sou a caçula de 6 filhos, a rapinha do tacho e desde pequena presenciei o ciúme entre os meus irmãos. Eles reclamavam que a irmã mais velha era sempre beneficiada em algo e com o passar dos anos, à medida que fui crescendo, comecei a observar que isso realmente acontecia. Minha mãe sempre se justificava para os outros filhos, dizia que fazia tal coisa por isso ou aquilo, mas meus irmãos nunca concordavam. Até hoje quando todos os irmãos se juntam, surgem comentários de que minha mãe puxa mais saco de um do que de outro.

Mas, por que acontecem essas comparações entre os irmãos? Por que uns se sentem menos favorecidos do que os outros? Como evitar que o ciúme aconteça? As respostas são simples, mas atitudes que parecem ser tão óbvias podem passar despercebidas pelos pais.


Um princípio muito importante é não fazer comparações. Cada filho é único em sua personalidade e enquanto um pode ser mais alegre, o outro pode ser mais introspectivo e as comparações intensificam a rivalidade entre eles.

Outra questão importante é a preferência de gênero da criança, comentários que gostaria de ter uma menina ou um menino faz com o que o outro filho se sinta rejeitado.

Em alguns casos, o filho mais velho acaba se tornando o babá do irmão mais novo. Quase tudo é delegado para ele e o tempo que ele tinha para brincar e cuidar de suas próprias coisas agora se transforma em obrigações em olhar e cuidar do irmão mais novo e isso causa muito descontentamento. 

A atenção dada mais pra um do que pra outro também é um complicador do ciúmes. Uma boa alternativa para ter um equilíbrio na atenção entre os filhos é deixar o filho mais novo com alguém (a avó, por exemplo) e ficar a sós com o filho mais velho para uma brincadeira, uma contação de história, etc. Faça o mesmo com o filho mais novo, para dar atenção exclusiva a cada filho separadamente.

Identificando o que gera ciúme entre os irmãos, interfira antes que vire briga e nunca permita agressões entre eles. Alguns pais acham engraçadinho o irmãozinho mais novo bater no mais velho e isso não é saudável.

Creio que todas essas informações não são novidades para vocês, mas como disse, atitudes simples e que deixamos de lado podem gerar problemas emocionais nos filhos por toda a vida. 

Um grande abraço, Genis. 



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

3 comentários:

  1. Eu sou filha única, então não tenho esse tipo de experiência. Mas justamente por não ter passado por isso, tenho muita vontade de proporcionar essa riqueza para o meu filho. Pena que meu marido não pense o mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ter irmãos... eu tenho uma irmã mais velha e um irmão mais novo e nos damos super bem... nunca rolou crise de ciúmes, pelo menos da minha parte, ehehe!!!

    ResponderExcluir
  3. Os três aqui de casa são bem tranquilos em relação a ciúmes, as meninas brigam mais, até pela proximidade de idade, mas no geral se entendem bem.

    ResponderExcluir

Instagram