O que acontece quando a criança é livre no brincar?

Olá famílias,


Vocês sabiam que brincar é um direito garantido por lei? Sim! Está na lei Capítulo IV - Do direito à educação, à cultura e ao lazer - Artigo 59, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

É brincando que a criança aprende a esperar sua vez, a dividir o brinquedo, a respeitar regras e a lidar com frustrações. As brincadeiras e os jogos fazem a criança desenvolver a linguagem, pensamentos, atenção, concentração e o lúdico merece atenção especial por parte dos educadores e também dos pais.

Vocês já observaram uma criança brincando? Ela costuma reproduzir algo que observa dos adultos, em casa ou na escola, e isso é de suma importância para observar e compreender como ela vê o mundo.

Com a vida corrida e a introdução dos brinquedos eletrônicos muito cedo, os pais tem passado pouco tempo com seus filhos, mas quero ressaltar que as brincadeiras entre pais e filhos ajudam a fortalecer vínculos emocionais, criar intimidade entre eles e estar inserido de perto na vida dos filhos. Mas, pra brincar com seu filho não é necessário esperar pelo final de semana ou as férias, pequenos momentos do dia a dia, que tenham a atenção dos pais, já é necessário para que a criança se sinta feliz, pois ela dá valor às pequenas coisas. Para ela os pequenos momentos de interação se tornam lúdico. 

Algumas dicas de como brincar com as crianças: escutar e cantar músicas, brincar com água (mangueira, balde, piscina), ler e interpretar histórias, variados tipos de piques, mímicas e por último os jogos e brinquedos. Use a criatividade! Sua mão pode virar fantoches, sua voz pode imitar personagens!

O brincar é a linguagem do espontâneo e as crianças são os maiores especialistas do brincar. As crianças precisam brincar livremente, sem nenhuma função além do prazer. Propiciar e estimular brincadeiras na infância é o maior legado que podemos deixar para os nossos filhos e quando eles são livres para brincar, eles desenvolvem sua autoestima, sua autoconfiança, sua autonomia, sua criatividade, o companheirismo e, brincando eles são estimulados a descobrir, criar, experimentar e aprender.

Te convido a brincar agora mesmo!
Vamos?

Beijos, Genis Borges ;)



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

6 comentários:

  1. o brincar livre é sensacional. a criança brinca até sem brinquedo e isso é sensacional. qualquer coisa é um brinquedo. vamos brincar mais. Ouvir música é uma ótima maneira de brincar com as crianças. é diversão na certa

    ResponderExcluir
  2. Oi Genis
    Eu adorei seu post!
    Muito oportuna esta reflexão. As crianças precisam ser crianças! E brincar é o que fazem de melhor, de forma espontânea.
    Pena que perdemos essa aptidão com o tempo, ne?
    Vamos brincar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, que possamos ser como elas, levar a vida mais leve e tranquila!

      Excluir
  3. Por aqui aproveitamos cada minutinho para brincar muito!

    ResponderExcluir

Instagram