Como Organizar minhas Metas para 2018

Final de ano está ai, e faltam pouco mais que 60 dias para o ano acabar. Aí bate aquela aflição e a gente pensa... "Ih, não evolui nada do que planejei, preciso rapidamente fazer minha listinha de metas para o próximo ano..." (como se a lista por si só, resolvesse nossos problemas).

Hoje trago para vocês uma questão para reflexão e mudança de pensamento. Não basta criarmos listinha com METAS intermináveis se não há algo maior por trás disso, ou seja, minhas metas precisam estar vinculadas a um OBJETIVO maior, um sonho, um PROPÓSITO.

Então, siga minhas dicas para você parar de se auto sabotar e definitivamente FAZER ACONTECER EM 2018.



Identifique qual é seu PROPÓSITO MAIOR PARA 2018: Por exemplo, ter uma vida mais Feliz, mais leve. Para isso, você precisará cumprir algumas METAS para o alcance do objetivo maior:

Exemplos:

*Ter um sono com mais qualidade: desligue o celular, ao acordar no meio da noite, concentre-se no sono, despreguice, e volte a dormir. Não caia na tentação de ver o celular no meio da madrugada, isso só vai te despertar, e  passará o dia seguinte cansada.

*Praticar atividade física: aproveite e faça algo em grupo, reúna algumas amigas para uma corridinha, caminhada ou uma aula de dança, isso te manterá motivada, além de colocar as conversas em dia  vai te dar uma animada na atividade física para manter o FOCO.

*Estar mais próximo dos filhos: Aproveite e crie uma rotina de brincadeiras, exemplo:  toda a quarta feira a noite é dia de... leitura, pintura, cinema. Trace a meta e cumpra. Se hoje há algum compromisso que você não poderá adiar, reprograme mas não deixe de curtir! E vale lembrar que a dedicação está nos pequenos gestos, como uma lanche em família, ou um sentar para brincar de massinha com ele, ou quem sabe, um festival de dança...

*Manter alimentação saudável: Você precisa lembrar que o seu propósito é algo maior, não é simplesmente emagrecer, mas se alimentar de forma consciente. Concentre-se na alimentação, coma pouco e devagar. Não caia na tentação de ficar olhando o celular ou vendo a TV enquanto come. Crie uma rotina de comer alimentos selecionados e devagar. Curta o ato de comer e agradeça pelo alimento.

A forma com que escrevemos nossas metas também faz toda a diferença, a meta precisa ser SMART que é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos:

S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal)

Exemplo:

*S (Específico): Preciso juntar dinheiro para fazer uma viagem de fim de semana para comemorar meu aniversário de casamento

*M (Mensurável): Quanto? Valor? 1.000,00

*A (Atingível): É possível? Quanto precisarei  economizar por semana, por mês para que atinja esse objetivo? Ou o que farei de concreto para conseguir esse valor? Alguma atividade extra?

*R (Relevante): Isso realmente é importante para mim? O que significa para mim e minha família essa viagem?

*T (Temporal): Quanto tempo preciso economizar?

E segue ainda uma super dica para você escrever suas metas, e revisá-las periodicamente através do plano de ação 5W1H:

Todos nós atuamos em diversas frentes. Todos nós temos diversas áreas de responsabilidade. Dependendo do contexto, assumimos o papel de pai, de mãe, de filho, de filha, de marido, de esposa, de estudante, de profissional, de professor, de atleta amador, de aventureiro, de jogador, de patrão, de empregado.

Definir suas áreas de controle nada mais é do que classificar a sua visão de futuro nas diferentes frentes em que você atua.

Neste passo, simplesmente divida suas intenções de acordo com as áreas em que atua. Abaixo segue uma lista exemplificativa para você adaptar à sua realidade:



Feito isso, revise periodicamente seus objetivos e FOCO para que seu 2018 seja ESPETACULAR!



Luciana Andrade
Mãe da Lívia e do João Paulo
Coach de Carreira e Empreendedora
24-99812-5567



Dicas de Coaching para mamães por Luciana Andrade.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato coachlucianaandrade@gmail.com



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

4 comentários:

  1. Eu, que gosto muito desse tema, amei as dicas! Não conhecia a técnica SMART e achei bem interessante. Bora fazer um 2018 incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei bem bacana!
      Luciana sempre com dicas incríveis.
      Bjos.

      Excluir
  2. Gostei do tema e vou ter ano que vem um planner para me organizar melhor Genis pois vai ajudar.
    Pois muitas vezes fico perdida prometo muitas mas as vezes não consigo fazer.
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Oi Ge e Luciana, tudo bem!
    Muito bacana o jeito de colocar no papel os desejos, para visualizar e planejar o que realmente é importante, colocar metas reais para os desejos, como e o que fazer para alcançar os desejos.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Instagram