Arte Surpresa é uma surpresa mesmo! Olha só que legal a novidade desta caixa: uma BIRUTA!

JM viu uma biruta de perto uma vez e tentei explicar pra ele a funcionalidade deste aparelho. Mas, participando da confecção de sua própria biruta, fazendo as observações diárias e comparando a direção e intensidade do vento, ele entendeu direitinho sobre a utilidade deste aparelho.

Confira o passo a passo dessa descoberta.









Biruta prontinha! 
Depois de correr pela casa com a Biruta, a colocamos na janela para medir o poder do vento.


Em uma das observações, nossa Biruta toda se movimentou. Esse tipo de vento pode movimentar galhos de árvores e outros objetos pesados.



Conheça mais sobre a Arte SurpresaSão caixinhas como esta que JM ganhou que você pode presentear seu filho e levar pra sua casa: criatividade, desenvolvimento, descoberta, aprendizado, estímulo aos sentidos e à coordenação, cultura, comunicação,  expressão e muita diversão!


SERVIÇO:

Os animais de JM ficam guardados na caixa de brinquedos, mas por serem brinquedos menores, acabam ficando meio perdidos no meio dos outros. Diariamente, JM vira a caixa toda pra procurar seus animais e eu propus que fizéssemos uma caixinha separada pra guardar os animais menores.

Encapei uma caixa de papelão usando papel silhueta. Fiz o acabamento das laterais com fita crepe e pra ficar com carinha de criança, JM ajudou na decoração, fazendo lindos desenhos de animais. 

Confira:

Sou amante por desenhos infantis e acompanhando a evolução dos desenhos de JM, me surpreendo e me encanto a cada dia, ainda mais, com essa fase maravilhosa!


JM adora desenhar monstros, dinossauros e animais selvagens. Seus personagens estão ganhando mais cores, formas, tamanhos e características específicas. Pra cada um deles JM tem uma interessante explicação.

Observe seus desenhos:

O primeiro desenho é um pássaro com barba, o segundo é um dragão com duas cabeças, o terceiro é um leão e o último é um jacaré.


Fazer reciclagem é uma delícia, faz bem pra natureza e ainda desenvolve a criatividade, agora, fazer reciclagem e arte com a mamãe é ainda melhor! 

Abraços, Genis



Continuando a recordar brincadeiras de nossa infância, hoje é dia de recordar uma brincadeira muito gostosa: BOLHINHA DE SABÃO.

Lembro que no meu tempo eu fazia muitas bolhinhas usando uma caneta bic. Eu retirava a carga e mexia o líquido, feito com água e sabão, com a outra parte da caneta.

Hoje em dia, há vários recursos mais fáceis para se fazer bolhinhas de sabão e eu aprovo este ideia sempre aqui em casa. E JM nem se fala! Adora a brincadeira também!




Dedico estas bolhinhas pra minha amiga Teresinha Nolasco do blog Bolhinhas de Sabão para Maria.
  


Participe!
Abraços, Genis ;)

Olá famílias!

É papel do adulto despertar na criança o interesse pela leitura, mas a grande dúvida, principalmente dos pais, é em que momento fazer isso.

Aqui em casa, começamos desde que JM estava no meu ventre. Além de imaginar sua carinha ouvindo minhas histórias, algo mágico e sobrenatural, sempre tive o entendimento que o bebê aprende desde que é concebido. Eu sempre lia histórias de livros e contava as minhas próprias histórias, aquelas que toda mãe inventa imaginando seu bebê nascido e crescido...

Depois que JM nasceu, as cantigas tomaram maior espaço no nosso dia a dia. Muitas delas faziam JM se acalmar, dormir e a medida que foi crescendo um pouquinho mais, fui retomando a prática da leitura.

Hoje em dia, com JM prestes a completar 4 aninhos, a nossa leitura diária se faz à noite, antes da oração e do soninho. Nos finais de semana, com um tempo maior, lemos algum livro em outros momentos e JM está sempre sentadinho ou deitado no seu cantinho da leitura mergulhado em algum conto.

Se você ainda não começou a incentivar a leitura de seus filhos, faça isso agora mesmo. Não pense que isso é responsabilidade apenas da escola. Os pais são os primeiros e os maiores incentivadores dessa prática.

Não sabe como fazer? Compre um livro com uma história bacana e bem ilustrado. Mostre para seu filho e é só começar! Tenho certeza de que aos poucos ele irá chamar você para lhe contar uma história.

Uma outra sugestão é levar seu filho pra conhecer uma biblioteca. Levei há alguns meses JM pra conhecer a biblioteca de uma das escolas que trabalho, pois a biblioteca municipal está fechada há tempos, para reforma. JM ficou encantado com a quantidade de livros que encontrou por lá e aproveitei para incentivar ainda mais a leitura aqui em casa.






Organize um espaço pra leitura em sua casa, visite uma biblioteca e faça da leitura, um hábito diário!

Abraços, Genis ;)


Olá famílias!

Sabe aquelas pessoas que parecem que "nascem" pra serem pais? Assim é o meu marido.

Está presente em todos os momentos na vida de JM. É incapaz de bater, odeia violência e resolve tudo com uma boa conversa e quando precisa ser mais enérgico, está lá conversando, mas sem perder a doçura ao ensinar, corrigir.

É amigo, parceiro e brincalhão. Um paizão!

Na gestação estava literalmente grávido, pois não perdeu nenhum momento junto comigo. 

Foi o primeiro a dar banho, teve mais coragem do que a mamãe.

É o meu parceiro no dia a dia na educação de JM e em todas as tarefas domésticas.

Erros, quem não os comete? Mas, está sempre aberto pra aprender tudo sobre o universo paterno e fazer de novo...
























Participe!

Abraços, Genis ;)



Livro: "Os dez amigos. Ziraldo. Ed. Melhoramentos"


Mamãe é admiradora do Ziraldo, tanto de sua literatura, quanto de suas ilustrações. É bater o olho e reconhecer os traços de Ziraldo, concordam? E como gosto e incentivo sempre JM à boa leitura, Ziraldo não pode ficar de fora de nossas dicas de livros.

A dica de hoje é o livro Os dez amigos. Um livro muito gostoso de ler, que pode ser recontado com facilidade pelos pequeninos por sua literatura de fácil entendimento. De desenhos grandes, coloridos e engraçados, chamam a atenção de qualquer criança e diverte também os adultos.

Os dez amigos são os dez dedinhos das mãos. Cada um tem seu próprio nome e função. Os dez amiguinhos descobrem  como é bom brincar juntos.




Vamos fazer os dez amigos?






Precisa dizer que JM amou o livro?

Mais uma dia de livro da mamãe Genis ;)