Por que as crianças choram?

José Marcos não foi um bebê chorão. Minha vizinha ao me visitar, disse que raramente o escutava chorar e quando escutava achava que ele era "educado", que chorava com educação.... rsrs Mas, realmente ele era educadinho pra chorar. Não costumava ficar aos berros.

No início não conseguia identificar os motivos de seus choros, mas aos poucos fui aprendendo. Tinha o choro da fome, do calor e outros dois choros que foram mais difíceis. 

Um, é que tinha hora que ele não queria colo, ficava incomodado e queria ficar todo a vontade deitado no berço ou em outro lugar. Um dia, na igreja ele começou a chorar, tentei dar de mamar, mas piorou. Então tive que improvisar rapidamente um lugar pra ele se deitar todo espaçoso... e ficou por lá uma meia hora mais ou menos.

O outro chorinho que demorei um pouco pra aprender é quando ele fazia coco, não gostava de ficar com a fralda suja. Então começava o chororô até ser trocado, mesmo que fosse um minúsculo cocozinho, quase imperceptível! 

O que eu sei é que todo bebê chora. Eles não têm outra saída. Como não podem fazer nada sozinhos, os bebês precisam dos outros para conseguirem a comida, o calor e o conforto de que precisam. 

Chorar é o único jeito que os bebês tem de se expressar, de se comunicar. À medida que vão crescendo, eles aprendem outros meios de se comunicar com a gente e, José Marcos abriu muito o bocão até que eu o atendesse e o entendesse.



Há outros motivos pelos quais os bebês choram:

- Fome
- Sono
- Precisam arrotar
- Precisam de colo
- Estão com frio ou calor
- Alguma coisa incomodando, como meias, sapatinhos ou roupinhas apertadas...
- Estão com algum mal estar

Parece difícil descobrir o motivo do choro, mas com paciência, observação e conselho dos mais velhos, você aprende e tira de letra esta fase. 

Beijos, Genis Borges ;)

Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Lucas não foi chorão quando bebezinho, mas com uns 2 anos tornou-se um chorão de primeira. Só com o passar do tempo é que começamos aprender a identificar cada chorinho.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Dos meus a única que foi uma bebê chorona,foi a Myrella,mas tb só nos 4 primeiros meses,e sempre pela manhã e tarde,ela tinha cólicas demais,foi difícil,identificar o que estava causando,tive que ir cortando alimentos aos poucos,até descobrir que era o leite que tomava durante a manhã,cortei e ela melhorou,mas a noite ela era um anjinho. Só com o tempo pra descobrir,mas sempre reforço,nunca deixe um bebê chorando,essa é a única forma que eles tem de comunicar que algo não está legal,adorei o post,bjos

    ResponderExcluir
  3. Genis, em casa o choro também foi bem educado, a Lara nunca foi de ficar aos berros, era mais choro bem manhoso, sabe?
    E por isso dificultou também identificar o que era cada choro, já que eram particularmente muito parecidos rs
    Mas eu concordo que, no caso de bebês chorões, não podemos culpa-los ou brigar, pois é o único jeito de expressar aquilo que precisam ou que estão sentindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Para mim foi a coisa mais horrivel quando a Luma era bb
    Ela chorava tanto aff...
    Acredito que fosse cólicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pior... bebês choram. É brabo quando você ainda não sabe porque seu bebê está chorando, mas o tempo a gente aprende a reconhecer os choros.

    bjs
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  6. Minha filha não foi chorona não, graças a Deus, só chorava um pouco quando chegava a hora das mamadas, do resto era super tranquila....

    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  7. Choro de criança nunca é a toa né´? é sempre um aviso! bjo

    ResponderExcluir
  8. Como é o único meio de expressão de um bebê, é normal que eles chorem quando se sentem incomodados.
    Mas acho que toda mamãe já vem pronta para essa emergência.
    A mãe sempre entende o filhinho e resolve logo o problema da melhor maneira.

    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É simplesmente incrível a habilidade que desenvolvemos de quase sempre saber porque os filhos choram.
    Coisa de mãe, instinto materno!

    Saudade de um chorinho de bebê, mas só aquele de baldinha mesmo!

    ResponderExcluir
  10. A minha filha mais velha chorou muito quando bebê, mas porque teve muitas cólicas. Quando as cólicas passavam ela ficava calma.
    Já a minha segunda filha não passou por isso e quase não chorava. Só mesmo quando estava com dorzinha de ouvido.
    As vezes é difícil mesmo identificar o chorinho dos bebês, por isso eu sempre consultava as opiniões de minha mãe quando minha primeira filha nasceu. Já com a minha segunda filha foi mais tranquilo.
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Meu filho NUNCA foi chorão. Chorava só quando queria mamar e olhe lá. As vezes eu tinha que advinhar se a fralda tava seca, e se ele não tava com fome rs... Acho que tem a ver com ele ser prematuro, ele passava a maior parte do tempo dormindo, e foi assim até completar 6 meses. Depois dos 6 ficou espertinho, mas nunca foi chorão. Agora está na fase dos gritos AFF rs

    ResponderExcluir
  12. Oi Genis, com a Larah eu tenho aprendido a identificar os choros tbm, ela chora quando a fralda está suja, quando está com fome, quando esta com sono. O que tem sido difícil é o choro de madrugada que tem sido constante, ela chora com medo e sentindo a minha falta. Tudo tem sua fase.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  13. Eu não sabia identificar o choro da minha filha.
    Sera que da proxima acerto ??! rs

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  14. O rafa também não é chorão, no inicio chorava apenas quando tinha cólicas
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Post maravilhoso amiga!
    Aqui a Dri chorava bastante, nos primeiros dias então... nem sem fala, já estava ficando enlouquecida!

    Até que com o tempo e com esforço fui pegando o jeito e toda vez que ela chorava eu começava a verificar cada coisinha... rsrs

    Um beijo
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  16. O Isaac sempre foi um bebê chorão, teve colicas e isso ajudava muito nas crises de choro.
    Mas com o passar do tempo fui identificando cada choro, nos mães aprendemos no dia a dia a identificar, quando é de fome, dor ou manha.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  17. No inicio ficamos desesperadas sem entender o motivo dos choros né..
    Graças a Deus Bernardo num é muito chorão,porque odeio choro fico logo nervosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa quando Ítalo nasceu ele não chorou, apenas espirrou e fez xixi na médica, aí meu marido preocupado perguntou: Ele não vai chorar?
    Vai pai espera para ver...rsrs e assim foi 3 longos meses direto por causa da cólica e no dia de completar o terceiro mês passou rsrs parecia milagre, desde então é só sorriso.
    Chora de emoção, ou quando se machuca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. O choro faz parte da vida, já nascemos chorando, gostei do post, Genis seguindo o seu blog também,Genis tenho um grupo de divulgação de blogs lá vc pode divulgar o seu blog e suas postagens se quiser participar segue o link abaixo,beijos.
    https://www.facebook.com/groups/235737933204679/

    ResponderExcluir
  20. Tive sorte ...Theo era choraro, mas depois de 1 mes de vida melhorou muito e nao tenho do que reclamar. Sei que se chora eh porque algo vai mal.


    Bjs
    Mari
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho que concordar que o choro é uma forma de expressar os sentiomentos.
    Minha filha não foi chorona, mas o filho chora até hj rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  22. Amiga é bem do jeitinho que falou... com o tempo vamos identificando o motivo do choro.
    Meu pequeno era raro chorar... muito tranquilo.
    Posso deixar uma sugestão?
    Já deixando kk
    Amiga fala do choro quando estão mais crescidos... tipo Joseph está numa fase que ao invés de pedir chora!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Amiga é bem do jeitinho que falou... com o tempo vamos identificando o motivo do choro.
    Meu pequeno era raro chorar... muito tranquilo.
    Posso deixar uma sugestão?
    Já deixando kk
    Amiga fala do choro quando estão mais crescidos... tipo Joseph está numa fase que ao invés de pedir chora!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga tudo bem? Eu te sigo e você me segue no IG. Hoje vim aqui conhecer o seu espaço. Quem sabe não possamos trocar comentários entre nossos blogs? Eu ia adorar. Vou passar sempre por aqui a partir de hoje.

    Vem me visitar quando puder e conhecer o meu humilde espaço!

    Sempre retribuo a todos os comentários pelo blogger, porque são moderados (os do facebook não consigo saber).

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. A Mi teve cólicas até os 2 1/2 meses, sofremos muito neste período de desconforto.
    Mas acredito que se empolgou com a atenção que conseguia, e hoje chora para fazer chantagem, qdo quer algo. rs

    Um final de semana abençoado!

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Genis, no início é bem difícil descobrir o motivo do choro porque podem ser muitos. Mas com calma e paciência a gente vai conhecendo melhor os nossos bebês.
    Um ótimo post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir