Menino de cabelo grande e o tal do preconceito

Olá famílias,

Esses dias postei na fanpage do blog um desabafo sobre alguns comentários inconvenientes que tenho recebido em relação ao cabelo de José Marcos. Não adianta, a gente tenta ignorar, passar por cima do preconceito, mas é muito difícil. Uma dorzinha lá dentro do peito, um choro embargado e mil e um pensamentos passaram por minha cabeça, até que resolvi escrever sobre o assunto aqui no blog. 

José Marcos sempre foi vaidoso com o cabelo, desde bem pequeno pedia o corte do Neymar, depois foi se apaixonando pelas histórias da Bíblia e, Jesus e Sansão sempre ilustrados com aqueles cabelos grandes, despertavam muito interesse nele. Em seguida, José Marcos conheceu os filmes do Tarzan e a partir daí começou a pedir para deixar o cabelo crescer. Expliquei pra ele que íamos sempre ao Tio Marcondes, cabeleireiro que corta o cabelo dele desde que ele tinha 1 ano, para tirarmos as pontas e o cabelo crescer mais forte! E assim temos feito. Eu acho o cabelo de José Marcos lindo e mal podia imaginar que ele poderia sofrer algum tipo de preconceito. 

Mas, há uns dois anos uma pessoa disse que iria fazer "Maria Chiquinha" em José Marcos, porque o cabelo estava grande 'igual' a de uma menina. Quando José Marcos nos contou o acontecido meu marido ficou enfurecido e foi logo tirando satisfação. Eu fiquei assustada! Por trabalhar tanto tempo com crianças e por ter visto vários tipos de cabelos e cortes para 'meninos', achei essa frase de extremo mal gosto, mas a pessoa se desculpou e disse que foi uma 'brincadeira'.

Novamente José Marcos foi vítima de preconceito em relação ao cabelo. Agora com o cabelo um pouquinho maior, perguntaram se ele era menina (mesmo sabendo que não era), se não vai cortar o cabelo e porquê não faz corte de 'rapazinho'. Enfim, ouvi esta semana DE NOVO: "Seu filho tá com o cabelo grande né? Num vai cortar não?" Já perdi a conta de quantas vezes ouvi essa frase! Eu paro, penso antes de responder e aqueles sentimentos mencionados no início do post tomam conta de mim...

Se cabelo curto é para os homens, não deveríamos aceitar mulheres de cabelo curto, certo? 

A cada dia fico mais perplexa com a intolerância das pessoas em relação ao modo de vida dos outros. A falta de vontade em respeitar as diferenças e opiniões diversas tem crescido a cada dia mais. Se fala tanto em Bullying nas escolas e o que me deixa mais perplexa é que todas as frases irônicas que José Marcos recebeu foram de adultos, daqueles bem marmanjos! 

Não vamos nos esquecer que as crianças aprendem pelo exemplo. Pais intolerantes, geram filhos intolerantes. Pais que demonstram tolerância transmitem aos filhos um valor inestimável de sucesso para sua vida adulta e os filhos aprendem a respeitar as diferenças. E vivam as diferenças, porque o mundo seria muito chato se todos fossem e pensassem iguais!!



 Primeiro corte de cabelo com 1 ano e 7 meses. 


Corte atual, feito em 06 de Junho de 2015.


Gostaria muito de ler a sua opinião sobre o assunto.
Comente!

Abraços, Genis ;)



Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

14 comentários:

  1. Aqui em Casa optamos por deixar o cabelo do Gui crescer também, e as criticas têm sido constantes, sempre vindas dos adultos mais próximo, como por exemplo meus avós. As crianças acham até engraçado o cabelo dele grande, fomos à uma festa e uma menininha se encantou pelo cabelo dele, fazia carinho, alisava, dizia que era "binito", temos amigos que também optaram por deixar o cabelo de seus meninos crescer e o apoio mútuo é o q tem mantido a nossa decisão, sem ele já teríamos cedido à pressão e cortado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos ficar com a opinião das crianças, elas sabem das coisas e são sinceras!
      Percebo também que os adultos são os que mais implicam.
      Bjão.

      Excluir
  2. O tal pré conceito. Porque o preconceito não existe. É o que ouvimos e sabemos que não é verdade. E quando acontece com nossos filhos a dor é muito grande. O Gui tem cabelos cacheados e deixei crescer, eu sempre ouvi coisas igual ao que você relatou. É menina? - Vou comprar lacinho ou tá na hora de cortar! E o engraçado é que vem de pessoas próximas. Bom já cheguei a responder a altura, tipo: você ficaria uma graça de laço, ou aproveita e corta o seu que está precisando. Ou já fui grossa falando, tá na hora de você fazer um filho, pra cuidar da vida dele. Prezo a educação mas há momentos em que não tem como deixar passar.
    Hoje não ouço gracinhas infelizes. Mas se ouvir acho que vou perguntar qual o problema? Rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk adorei as suas respostas. Tem hora que não dá mesmo pra suportar!
      Bjs e obrigada por compartilhar na sua página.

      Excluir
  3. Sou fã do José Marcos e de seus cabelos. A carinha dele de feliz ao cortar mostra que ele faz o que é (claro sem passar por cima da mamãe dele).
    Tenho um priminho de 4 anos que tem o cabelo cacheado igual ao do David Luiz jogador de futebol e volta e meia alguém vira para minha tia e pergunta porque ainda não cortou o cabelo. Uma vez ela respondeu "é porque o cabelo é dele não seu"
    Tem hora que as pessoas pedem...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho alguns alunos com este estilo do David Luiz, acho uma graça!
      Obrigada pelos elogios, José Marcos é um menino muito especial. Bjus.

      Excluir
  4. Meu filho acabou de completar 1 aninho, e também ja tenho ouvidos críticas em relação ao tamanho do cabelo dele. Desde que ele tinha 8 meses, ja me perguntavam se eu não ia leva-lo para cortar os cabelos. O cabelo do Daniel é lindo e não estamos pensando em corta-lo agora. Minhas cunhadas sempre falam: vou levar esse menino para cortar o cabelo; o cabelo dele ta grande ne, ta deixando crescer?; coitadinho com esse cabelão, deve incomodar...; dá ate pra fazer xuxinha... Aff tem horas que enche o saco. Mas por enquanto tenho levado com bom humor, muitas da vezes eu finjo que nem ouvi o comentário, simplesmente ignoro. Como ele ainda é um bebê, isso não o afeta. Mas se ele crescer e ainda quiser deixar o cabelo grande, desde que bem tratado, pra nós (eu e o meu esposo)isso não será um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é muito gente se intrometendo onde não é chamado né?
      Imagino que deve estar uma gracinha. Depois manda uma foto lá pra página pra eu conhcê-lo. Bjus.

      Excluir
  5. E essa foto do JM no seu primeiro corte de cabelo .. para tudo que vou morde-lo ...
    Amiga pergunta para essas pessoas "E essa língua grande, quando você vai cortar?"
    Eu não acho que tenha isso de cabelo curto para home e cabelo cumprido para mulher, até porque vemos muitas mulheres hoje em dia com cabelos curtos, e nem por isso perguntamos se vão deixar crescer ou que parece cabelo de homem, o que eu acho que temos que deixar o cabelo da maneira que nos sentimos bem, uma coisa é alguém fazer um corte de cabelo e não combinar, o que não é o caso do JM, pois ele está lindo assim com esse cabelo e nem de longe lembra uma mulher .... Mais uma coia é fato nem todos vão gostar mais o mais importante é ele estar bem com o cabelo dele ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk adorei o seu comentário! Responder assim não é a minha cara, mas posso tentar! rs
      Obg, eu o acho muito gato!
      Beijão e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  6. Boa noite lindona e a todas que acompanham o blog.
    É um desabafo, meu filhote tem 3 anos, ele tem o cabelinho com cachos, ai como aqui em SP anda friozinho demais, eu tenho que lavar e secar com secador, ontem secando eu resolvi escovar pra ver como ia ficar, ficou bem maior e hj publiquei no face... Meuuuuuuuu Deusssssssss, pra que eu fui fazer isso?!!! Os parentes do meu esposo que moram no RJ, vieram de pau pra cima de mim, disseram que ele ta parecendo menina e blá blá blá eu estou contando até 1000.000.00 pra não explodir :( ... Poxa, meu filhote ama tanto o cabelinho dele, eu tbm gosto assim, será que é tão difícil aceitar que cada um tem sua vida, será que é tão difícil deixar de se meter na vida dos outros?
    Poxa...

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem cabelo comprido, ensinei a não aceitar brincadeiras com seu cabelo e a não deixar que o chamem de menina (mesmo que sem maldade), com três aninhos responde "não sou menina sou Bernardo de Freitas" e briga se insistem se continuam insistindo quem entra na briga sou eu.

    ResponderExcluir
  8. Hoje pela segunda vez estou lendo esse mesmo tema aqui no seu blog, pois hoje passei por uma situação um tanto constrangedora sou mae de uma menino de 4 anos e ate lhe enviei uma foto dele um tempo atrás pelo facebook do meu esposo pois estava desabafando com vc pelo fato de confundirem meu filho dizendo que se parece com menina, hj qnd fui pegar a foto do meu filho na escola que ele estuda eu disse o nome dele e o nome da professora para q a atendente da secretaria encontrasse a foto dele,e qnd ela foi passando as fotos eu disse essa é a foto do meu filho e ela disse que achou que era uma menina por causa do cabelo e em seguida me perguntou se meu filho se reconhecia como homem, ali eu desabei me senti ofendida pois meu filho tem 4 anos ama o cabelo dele, e ali ela começou a dizer que ele tinha ate a feição de menina por que a sobrancelha dele era fina e o cabelo cacheado grande deixava ele com rosto de menina, eu fiquei tao sem acao que peguei a foto paguei e fui embora com uma angustia enorme, e com uma certa revolta dentro de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice eu entendo perfeitamente o que você sentiu, também me sinto muito mal quando chamam meu filho de 1 ano de menina só porque tem cabelo grande e cacheado. É tão revoltante que nem conseguimos reagir.

      Excluir

Instagram