Bebê morre no bebê conforto por Asfixia Postural

Olá famílias,

Recebi de alguns amigos a reportagem em que uma criança dos Estados Unidos morreu por Asfixia Postural. Achei de suma importância trazer esse assunto para o blog, porque eu desconhecia a gravidade da criança ficar com a cabecinha tombada no bebê conforto e creio que muitas de vocês também venham a desconhecer. 

Você sabe o que é Asfixia Postural?

Asfixia Postural ou Asfixia Posicional é causada pela compressão dos órgãos internos e vias respiratórias quando o corpo do bebê se flexiona para frente, pois ele não possui força suficiente para manter-se sentado e intacto. Ele flexiona seu corpinho e vira a cabeça para frente, como se estivesse em "C", causando o pressionamento do tórax e o impedindo de respirar. A cabeça posicionada no peito leva a dificuldade de respiração. Essa posição por longo tempo pode levar o bebê ao falecimento. Quando o bebê aprende a rolar e mudar de posição sozinho, os riscos são menores. 

O que fazer para evitar a Asfixia Postural?
  • O bebê conforto deve ser usado por cerca de uma hora no máximo. Se for fazer uma viagem longa, faça pequenas paradas para que o bebê possa ser retirado da cadeirinha. 
  • A cabeça da criança deve ser posicionada de forma ereta, com ombros presos ao cinto de segurança e com cuidado para que não aconteça o tombamento. 
  • Evite que o bebê tire sonecas no bebê conforto, mas caso isso aconteça pela viagem ser longa, fique sempre de olho. 
O bebê conforto é para trazer segurança para o bebê e não riscos. Siga as orientações do fabricante, mas a medida mais segura para que não ocorra a asfixia postural é a supervisão constante de um adulto. 

Shepard Dodd tinha apenas três meses quando foi encontrado morto na cadeirinha situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional. Mãe diz: “Preciso alertar famílias em todo mundo”.


Um alerta para todos nós!
Abraços, Genis.


Imagem enviada por wpp, caso seja de autoria privada, faça contato que darei os créditos. 

Comentários
1 Comentários

Um comentário: