O bebê e a Odontopediatria

Olá famílias,

Hoje estamos iniciando uma coluna muito especial aqui no blog com a odontopediatra Eliane Flores. Ela vai abordar vários assuntos relacionados aos cuidados com a saúde bucal das crianças, crescimento, desenvolvimento, alterações na dentição dos pequenos e ainda responder as perguntas de nossas leitoras deixadas no nosso grupo. Nada melhor do que aprender com quem entende do assunto, não é mesmo? 

E pra darmos início, vamos ver o quão é importante o cuidado com a dentição desde que nossos filhos são bebezinhos. Confira! 

O Bebê e a Odontopediatria


Quando deve ser a primeira visita da criança ao odontopediatra? 

Eu diria que quando o bebê ainda está na barriga da mamãe! Isso mesmo! 

Sabemos que as mães têm muito interesse em aprender e conhecer métodos e técnicas que as ajudarão no cuidado de seu bebezinho. E o período de gestação é um bom momento para começar a reunir informações a respeito da saúde dos bebês. 

As mães querem filhos fortes, saudáveis e felizes, não é? Por isso, se a mãe ainda na gestação procurar um dentista/um odontopediatra, receberá informações importantes sobre a sua própria saúde bucal e sobre o desenvolvimento e saúde bucal do seu bebê.

Para manter a saúde gestacional, é extremamente importante que a mãe cuide de sua saúde bucal. Algumas doenças bucais e lesões podem ter influência ou gerar risco para seus bebezinhos, então vou te dar uma dica: Antes de engravidar, procure um dentista!

Cuide de sua saúde bucal, busque informações sobre como mantê-la durante a gravidez, e ainda, o que fazer para que seu bebê se desenvolva bem em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito ao sistema estomatognático (os dentinhos são apenas uma parte deste complexo sistema).

Depois que o bebê nasce vem sempre aquela correria: adequar sono, amamentação, cólicas... Passando tudo isso marque uma consulta com um odontopediatra e leve seu bebezinho.

Antes mesmo dos dentinhos nascerem??? Sim! Quanto antes melhor!

Vejamos quantos assuntos importantes serão tratados na primeira consulta de um bebê:

O cuidado da saúde bucal:

Nessa primeira consulta os pais irão aprender como cuidar da saúde bucal de seu filho desde os primeiros meses de vida. Aprenderão como fazer a higiene da sua boquinha com o uso de dedeiras, gaze ou uma fraldinha limpa e água filtrada (o que ajuda a eliminar o excesso do leite e ainda vai tornando uma rotina a higienização da boca). Aprenderão também quando iniciar o uso das escovas, qual a escova ideal e creme dental devem utilizar - crianças que ainda não aprenderam a cuspir devem usar creme dental sem flúor. O odontopediatra orientará  o momento para iniciar o uso do creme dental com flúor.

Hábitos:

Os pais aprenderão sobre a sucção de chupetas, dedo e mamadeira, e qual a interferência desses hábitos no desenvolvimento do bebê.

Acredite, as consequências vão desde os dentes até dificuldade de aprendizado!

Nascimento dos dentes:

O odontopediatra dará as dicas de como aliviar o desconforto dos bebês na difícil fase do nascimento dos dentinhos.

É preciso paciência neste período, mas, se seu bebê tiver febre alta e diarreia, leve-o ao médico, pois os sintomas do nascimento dos dentes não passam de incômodo e irritação.

Alimentação e Amamentação:

Quanto à alimentação da criança, serão orientados quanto ao uso de açúcares, doces, biscoitos e sobre a amamentação, seja ela no seio ou no uso de fórmulas. Você sabia que o leite materno pode causar cárie?

A odontopediatria de hoje é muito diferente da que muitos de nós conhecemos, porque as crianças de hoje também se comportam de forma diferente. Então, além de todas as razões já descritas para que você leve seu filho ao odontopediatra de forma precoce, também existe a necessidade da criação de vínculo entre o profissional, a família e a criança. 

Uma criança que está acostumada com um determinado profissional encara a consulta de forma leve, agradável e divertida. 

Como odontopediatra, completamente apaixonada pela minha profissão e pelas crianças, posso dizer que meu papel é cuidar para que essas fofuras possam ter uma saúde completa, livre de todo tipo de doenças bucais.

E não se esqueça: as visitas ao odontopediatra devem acontecer no máximo de 6 em 6 meses.

Com consultas periódicas, uma rotina rigorosa de higiene e hábitos saudáveis, a saúde bucal é possível!




Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oi Genis
    Adorei esta nova coluna! Parabéns e sucesso para ela.
    Concordo com a Eliane, com cuidados e atenção é possível uma boa saúde bucal do bebê.
    Este post ajudará muito as mamães
    Bjs, querida

    ResponderExcluir
  2. Oi Ge texto ótimo, por aqui assim que descobri a gravidez eu marquei dentista e tive todas as informações que preciso agora e depois do nascimento!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga pela coluna, com certeza vai ser sucesso, pois é um tema que muitas mães principalmente de primeira viagem tem muitas dúvidas. amei esse post.

    beijos Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Amiga essa coluna é super importante. Muitas mamães tem dúvidas, assim como eu mesma tive quando fui mãe de primeira viagem. Parabéns pela iniciativa.

    http://www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia da importância de cuidar da saúde bucal da mãe durante a gestação. Sabia que os cuidados com a saúde bucal do bebê começa bem cedo, mas não sabia da importância de procurar o odontopediatra assim tão cedo. Muito legal. O quanto antes estivermos com as informações em mãos, melhor.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir