Dúvidas sobre o Desfralde

Olá famílias,

Novamente as mamães pediram para eu falar um pouquinho sobre o desfralde, então resolvi fazer este post respondendo às perguntas mais comuns entre as leitoras.


Quando sabemos que está na hora do desfralde?
Quando a criança começa a entender comandos e imita os pais, significa que ela começa a ter mais maturidade e é possível nesse momento iniciar o desfralde. Outras características importantes são: o incômodo que a criança começa a ter com a fralda molhada de xixi ou suja de cocô e o tempo que a fralda fica seca é de mais de três horas.

Qual a idade para começar o desfralde?
Não há uma idade exata para iniciar o desfralde, mas iniciar cedo demais pode trazer prejuízos à saúde da criança, como infecções urinárias e prisão de ventre. Cada criança é única e possui o seu próprio ritmo e como respondido na pergunta acima, ela dará indícios de que está preparada. Geralmente o desfralde começa aos 2 anos, mas tudo depende do desenvolvimento de cada criança, sua compreensão verbal, entre outros fatores.

Por que a criança tem mais dificuldade para fazer o cocô fora da fralda?
Fazer cocô pode deixar a criança receosa, pois demora mais, pode trazer alguma dor ou porque ela não gosta do respingo de água no bumbum. Nessa transição é preciso muito calma e paciência para que a criança compreenda de que uma dozinha de barriga é o aviso de que o corpo precisa expelir o cocô e que o volume das fezes, que pode assustar a criança também, é o nosso lixinho e precisamos jogar ele fora.

Meu filho se recusa a sentar no penico, o que fazer?
Algumas crianças não gostam mesmo do penico e já começam a utilizar o vaso sanitário direto e há no mercado vários tipos de redutores de assento. Com meu filho José Marcos foi assim, observando o papai ele quis usar o vaso e não o penico. Mas, se a criança apresenta algum tipo de medo, uma alternativa é colocar um bichinho ou boneca no penico, contar uma historinha simulando que eles estejam fazendo xixi ou cocô. O pior erro é repreender, ameaçar ou brigar, essas atitudes podem atrasar todo o processo e ainda trazer prejuízos psicológicos para a criança.

Meu filho não faz xixi e cocô fora de casa, o que fazer?
Vamos assumir que usar o banheiro alheio não é tão confortável né pessoal? Agora imagina se for um banheiro público? Se seu filho está com dificuldades de usar o banheiro na escola, pode ser porque tem medo de ficar sozinho e é preciso conversar com a escola sobre o assunto. Se ele não quiser usar o banheiro do shopping, numa festinha ou na casa de alguém, explique que lá também é um lugar para que as pessoas possam fazer suas necessidades e fique sempre com ele para transmitir segurança.

Por que meu filho ainda não desfraldou à noite?
Se a fralda de seu filho amanhecer seca por três ou mais dias seguidos, significa que ele já está fisicamente preparado para ficar uma noite inteira sem fazer xixi ou cocô. Evite dar líquido a noite para a criança, deixe a luz do banheiro acesa e não compare o desfralde diurno com o noturno. O desfralde noturno é uma segunda fase do desfralde e pode demorar um pouco mais.

Espero que o post tenha ajudado e lembre-se de não comparar seu filho com outras crianças, cada criança é única e tem o seu tempo de descobertas.

Um abraço, Genis. 

Leia também "A hora do desfralde".




Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

2 comentários:

  1. Muito bom Genis!! Sempre falo para os pais que o desfralde é na hora da criança e não quando os pais decidem!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Post ótimo. Lara já esta com 5 e mal me lembro dessa fase mas Lia vai fazer dois e vou começar o processo agora no calor pois acho mais fácil. Dicas importantes. Boa sorte pra mim hahaha

    ResponderExcluir

Instagram