Como conciliar Carreira e Maternidade

Nossa! Quero compartilhar com vocĂȘs como fiquei feliz pelo convite de ser uma Colunista neste renomado blog! Uauuuu!

Antes de tudo, gostaria de me apresentar, e contar um pouco da minha histĂłria para vocĂȘs.

Sou Luciana Andrade, 36 anos, administradora de formação, e especializada em gestão de pessoas pela FGV Rio. Atuei por mais de 15 anos na årea de Recursos Humanos, sempre com Desenvolvimento Humano em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Aos 33 anos me tornei mĂŁe, e junto com essa dĂĄdiva da maternidade, ganhei a culpa! Sofri muito por ter que acordar tĂŁo cedo, deixar minha filha LĂ­via na creche e ficar hĂĄ 50 km de distĂąncia... nĂŁo acompanhar os primeiros dentinhos, a engatinhada, e os primeiros passos. Sofri com as febres e com as viroses (se Ă© mĂŁe, vocĂȘ irĂĄ me entender).

Engravidei novamente, e veio o meu 2Âș filho, JoĂŁo Paulo, mas agora de uma maneira totalmente diferente. Nasceu prĂ© maturo, com 32 semanas, apĂłs uma semana tensa de trabalho, e foi para a UTI.

Meu mundo desabou!!! Enquanto eu o acompanhava na UTI fiquei pensando, o que EU poderia ter evitado para que ele não adiantasse tanto e me lembrei de toda pressão psicológica que estava passando no trabalho, e que consequentemente acarretou em um parto pré maturo.

Ao sair do hospital, tomei uma decisão: Meu coração dizia que EU não queria mais isso para mim, que eu precisava de um trabalho mais flexível que me permitisse ficar mais próximo aos meus filhos e pudesse os ver crescer!

E assim, fiz minha migração de carreira, agora, trabalho como Coach de Carreira, aplico meus conhecimentos de gestão de pessoas, e ajudo profissionais a tomarem as decisÔes conscientes de carreira.

E conhecendo muito bem esse mundo materno, e o que vocĂȘ mamĂŁe passa, venho deixar "7 dicas de coaching" para mamĂŁes!



1. É preciso ter clareza nas prioridades do dia a dia, defina e priorize o que Ă© urgente, o que Ă© importante, e o que Ă© delegĂĄvel. NĂŁo esqueça de estruturar as tarefas delegĂĄveis e acompanhar os resultados.

2. Coloque limites em determinados pontos, tenha um tempo para cuidar da casa, cuidar de vocĂȘ, da sua saĂșde,  reserve momentos de lazer com filhos, e momento para estar com seu esposo, e simplesmente conversar.

3. Tempo Ă© prioridade! Por isso tenha sempre a sua agenda muito bem organizada. Anote sua rotina com mercado, estudo com filhos, tarefas de casa, trabalho, salĂŁo, um tempo para feminices, negocie com sua rede de apoio e comemore as suas conquistas!

4. Resista! NĂŁo tente resolver tudo de uma vez, pois isto desgasta sua mente e o fĂ­sico, alĂ©m da possibilidade de sentir-se frustrada por nĂŁo conseguir realizar tudo de uma Ășnica vez! Mantenha o FOCO!

5. Divida as tarefas de casa e com os filhos com o marido. A famĂ­lia Ă© um projeto comum, onde vocĂȘ e o marido sĂŁo parceiros!

6. Coloque seus sonhos no papel e divida-o em curto, médio e longo prazo. Trace metas de como irão se capitalizar para essas conquistas.

7. Pratique o autoconhecimento, entenda seus pontos fortes, pontos a desenvolver e seus limites. Se esforce para ser sua melhor versĂŁo!



Luciana Andrade
MĂŁe da LĂ­via e do JoĂŁo Paulo
Coach de Carreira e Empreendedora
24-99812-5567



Dicas de Coaching para mamĂŁes por Luciana Andrade.
Quer saber mais sobre Coaching? Entre em contato coachlucianaandrade@gmail.com




Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mĂŁe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiĂȘncias com a maternidade.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Instagram