Surto de Conjuntivite Viral

Olá famílias,

Estive de licença médica por alguns dias por conta de uma laringite aguda e quando retornei ao trabalho levei um susto com a quantidade de alunos com conjuntivite. Fazendo minhas pesquisas soube que há um surto de conjuntivite viral na Região Sudeste do Brasil. Mas, por que esta é uma época de maior proliferação do vírus?


A conjuntivite viral é transmitida por um vírus entre as pessoas por gotículas de lágrimas e a causa dela se espalhar tão rapidamente se dá pela época do pós carnaval e da volta às aulas, onde as pessoas tem um contato mais próximo uma com as outras, circulando em altas temperaturas, umidade e ambientes fechados. 

Para prevenir a conjuntivite, o cuidado essencial é lavar bem as mãos, pois a transmissão é  feita principalmente pelo contato das mãos com os olhos. 

Os sintomas mais comuns da infecção são:
  • Olhos vermelhos.
  • Fotofobia (sensibilidade à luz).
  • Edema na pálpebra.
  • Inchaço do olho.
  • Lacrimejamento.
  • Sensação de areia no globo ocular. 
  • Pálpebras grudadas ao acordar. 

A doença pode permanecer por uma semana a 15 dias e para o seu tratamento não existe algo específico. O melhor a se fazer é usar compressas frias ou geladas e aplicação de colírio lubrificante gelado várias vezes ao dia, mas não esqueça que a consulta ao médico é imprescindível para saber se é uma conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana, pois o tratamento da bacteriana é a base de antibiótico.

Como a conjuntivite viral é altamente contagiosa, é necessário evitar lugares com muitas pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal, higienizar as mãos com álcool em gel ou com água e sabão sempre que for exposto a ambientes externos. 

Genis Borges ;)


Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

3 comentários:

Instagram