A importância do Quadro de Tarefas

Olá famílias,

Vocês já ouviram falar sobre o Quadro de Tarefas? Usado em diferentes idades, confeccionados pela própria criança ou comprados prontos, esse recurso didático pode ser bastante eficaz no processo de aprendizagem da criança.

O Quadro de Tarefas é uma metodologia que se baseia na teoria do reforço positivo, mas atenção: reforço positivo não é igual a chantagem. A recompensa não se baseia em algo material, mas pode ser uma recompensa com experiências, uma ida ao shopping, um passeio no parque ou algo que a criança goste muito de fazer. As recompensas devem ser coisas que estimulem o contato familiar. Também não precisa necessariamente de uma recompensa, mas uma conversa avaliando como foi a semana, o que precisa ser melhorado e sempre elogiando o que foi bom, são atitudes importantes. Afinal, o Quadro de Tarefas visa o reforço positivo mensurando as boas atitudes da criança e incentivando-a a fazê-las cada vez mais.

A partir dos 2 anos de idade a criança já compreende as regras e no início pode-se fazer o quadro com imagens e à medida que ela for crescendo, as imagens podem ser substituídas por palavras ou frases.

Como eu disse, o Quadro de Tarefas pode ser comprado pronto ou confeccionado pela própria criança.  É possível personalizar o item com o nome do seu filho e as tarefas desejadas, mas considero ser de suma importância a confecção manual em casa, com a ajuda da própria criança. A partir de materiais simples, como: cartolina, régua, canetinhas, cola e tesoura, o quadro de tarefas ficará bem legal.
  
Por aqui, confeccionamos nosso próprio quadro de tarefas. José Marcos (9 anos) sugeriu os itens da rotina, coisas que ele sabe que precisa ser melhorado, como pentear os cabelos, e sugerimos outras. Quando a criança participa do processo de criação do quadro, as tarefas são executadas com mais facilidade.

Observe como ficou o nosso quadro:



A cada tarefa que o seu filho cumprir durante a semana, acrescente uma bolinha ou faça a marcação como quiser. Por aqui, optamos por stickers de coração. Os espaços que ficam em branco, sinaliza que algo não foi cumprido naquele dia. Ao final de semana, se ele tiver preenchido todos os espaços, receberá uma recompensa.

As regras de funcionamento do Quadro de Tarefas precisam estar claras para o seu filho para que o quadro realmente funcione. Não vale tentar burlar alguma regra e é necessário também atualizar o quadro todos os dias.

Vocês já montaram um Quadro de Tarefas em casa? 
Gostaram da sugestão? 
Contem pra gente!

Genis Borges. 





Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram