Brincando e Aprendendo com Blocos Lógicos!



Olá famílias,

Brincando livremente de criar personagens, meios de transportes e até imagens abstratas, José Marcos vai desenvolvendo o seu raciocínio, a sua concentração e a sua capacidade de classificar quanto à cor, à espessura e ao tamanho.

Mas que brincadeira seria essa que desenvolve tantas coisas ao mesmo tempo? Blocos Lógicos, já ouviu falar? Um jogo simples, composto por 48 peças de cores, formas e tamanhos diferentes, que podem ser feitas pela mamãe e ainda contar com a ajuda do filho!

Aqui em casa fizemos nossos Blocos Lógicos de papelão. Os blocos são compostos por quatro formas geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo; três cores: azul, vermelho e amarelo; dois tamanhos: grande e pequeno; duas espessuras: grosso e fino.

Confira nosso passo a passo para a construção dos Blocos Lógicos:

Cortei a caixa em vários pedaços.

Fiz os moldes das figuras geométricas no papelão.

Recortei as formas. Um total de 48 peças, sendo 12 quadrados, 12 triângulos, 12 retângulos, 12 círculos.

Para fazer as formas com espessura grossa, colei 3 camadas de papelão.

E a pintura ficou por conta do José Marcos. Esse processo foi o mais demorado, pois são muitos blocos a serem pintados e JM gosta muito de ‘caprichar’!

Depois de secas, coloquei todos os blocos numa caixinha de sapato.

Para iniciar o uso dos Blocos Lógicos, com José Marcos, fiz algumas perguntas pra ele:

- Que cor é essa?
- Quantas peças azuis têm?
- Qual é esta forma?
- Quantos triângulos têm?
- Qual é o quadrado maior?
- Qual é o círculo mais fino?
- Separa pra mim todos os retângulos?
Etc.

Depois, deixei José Marcos explorar livremente os blocos por um tempo e, então propus algumas atividades de criação: “Vamos criar um boneco?” “Vamos criar um carrinho?” Ele adorou a ideia e construímos algumas coisas juntos outras ele construiu sozinho.



A função dos blocos é dar às crianças ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de  cada peça.

O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato). Fonte: http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br



Um grande abraço,
Genis Borges ;)

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu amei... Genial amiga... Vou fazer para o pequeno... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Esses bloquinhos são super divertidos, ensinam as formas e várias coisas que podem ser feitas com elas
    amoo

    ResponderExcluir
  3. Já está lindo isso aqui... Imagino lá..

    JM enfeita tudo! Beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua presença desemPILHAda lá em casa hoje! Seja bem vinda sempre.
    Obrigada pelo carinho, criatividade e pelo lindo presente da última foto.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Genis,
    esses blocos são ótimos. Já brinquei muito com as minhas filhas. Amei as fotos.
    beijos
    Chris
    @IventandoMamame
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Genis, vou lá conferir! Bjooos

    ResponderExcluir
  7. Adorei


    Keka (Mami HardRock)
    #AmigaComenta
    http://testdrivemami.com

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiii! Vou fazer para o Murillo.
    Beijos Ca
    #amigacomenta

    ResponderExcluir