Olá famílias,
Brincando livremente de criar personagens, meios de transportes e até imagens abstratas, José Marcos vai desenvolvendo o seu raciocínio, a sua concentração e a sua capacidade de classificar quanto à cor, à espessura e ao tamanho.
Brincando livremente de criar personagens, meios de transportes e até imagens abstratas, José Marcos vai desenvolvendo o seu raciocínio, a sua concentração e a sua capacidade de classificar quanto à cor, à espessura e ao tamanho.
Mas que brincadeira seria
essa que desenvolve tantas coisas ao mesmo tempo? Blocos Lógicos, já ouviu falar? Um jogo simples, composto por 48
peças de cores, formas e tamanhos diferentes, que podem ser feitas pela mamãe e
ainda contar com a ajuda do filho!
Aqui em casa fizemos nossos Blocos Lógicos de papelão. Os blocos
são compostos por quatro formas geométricas: círculo, quadrado, retângulo e
triângulo; três cores: azul, vermelho e amarelo; dois
tamanhos: grande e pequeno; duas espessuras: grosso e fino.
Confira nosso passo a passo
para a construção dos Blocos Lógicos:
Cortei
a caixa em vários pedaços.
Fiz
os moldes das figuras geométricas no papelão.
Recortei
as formas. Um total de 48 peças, sendo 12 quadrados, 12 triângulos, 12
retângulos, 12 círculos.
Para
fazer as formas com espessura grossa, colei 3 camadas de papelão.
E a pintura ficou por conta do José Marcos.
Esse processo foi o mais demorado, pois são muitos blocos a serem pintados e JM
gosta muito de ‘caprichar’!
Depois de secas, coloquei todos os blocos numa
caixinha de sapato.
Para
iniciar o uso dos Blocos Lógicos,
com José Marcos, fiz algumas perguntas pra ele:
- Que cor é essa?
- Quantas peças azuis têm?
- Qual é esta forma?
- Quantos triângulos têm?
- Qual é o quadrado maior?
- Qual é o círculo mais fino?
- Separa pra mim todos os retângulos?
Etc.
Depois, deixei José Marcos explorar livremente
os blocos por um tempo e, então propus algumas atividades de criação: “Vamos criar um boneco?” “Vamos criar um
carrinho?” Ele adorou a ideia e construímos algumas coisas juntos outras
ele construiu sozinho.
A função dos blocos é dar às
crianças ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e
classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas
pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a
aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático.
No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia,
observa e identifica os atributos de cada peça.
O lógico-matemático se dá
quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato). Fonte:
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br
Um
grande abraço,
Genis Borges ;)
Eu amei... Genial amiga... Vou fazer para o pequeno... Bjs
ResponderExcluirVivi e Isaac
Esses bloquinhos são super divertidos, ensinam as formas e várias coisas que podem ser feitas com elas
ResponderExcluiramoo
Já está lindo isso aqui... Imagino lá..
ResponderExcluirJM enfeita tudo! Beijos beijos
Adorei sua presença desemPILHAda lá em casa hoje! Seja bem vinda sempre.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, criatividade e pelo lindo presente da última foto.
Beijo!
Oi Genis,
ResponderExcluiresses blocos são ótimos. Já brinquei muito com as minhas filhas. Amei as fotos.
beijos
Chris
@IventandoMamame
#amigacomenta
Parabéns Genis, vou lá conferir! Bjooos
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirKeka (Mami HardRock)
#AmigaComenta
http://testdrivemami.com
Adoreiiii! Vou fazer para o Murillo.
ResponderExcluirBeijos Ca
#amigacomenta
Adorei!!!!!
ResponderExcluir