Cama compartilhada

Olá famílias,

Já tem um tempinho que queria escrever sobre cama compartilhada, mas resolvi lançar uma pergunta lá na fanpage sobre o assunto para saber a opinião das mamães e, no geral as famílias optam por compartilhar a cama com os filhos pela praticidade, principalmente as mamães que amamentam. 




Além de ser menos cansativo do que levantar de madrugada para ver a criança no quarto dela, compartilhar a cama é realmente uma delícia! Cheirinho e dengo de filho é tudo de bom!

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou recomendações aos pais. "Há evidências de que dormir no quarto dos pais, mas em uma superfície separada, diminui o risco de morte súbita durante o sono em 50%". Se for recém-nascido é preciso ter cuidado, já que o bebê pode ser sufocado ou até mesmo esmagado pelo adulto, por isso a orientação de se ter uma "superfície separada" para o bebê.

Vejam algumas dicas para compartilhar a cama com os bebês com segurança:




Algumas famílias defendem a cama compartilhada, outras optam por deixar o berço no quarto dos pais, compartilhando o quarto e não a cama e, ainda há quem seja contra as duas opções. O importante é que cada família encontre o melhor caminho para a criação e educação de seus filhos. 

Por aqui optamos por compartilhar... compartilhamos a cama por um bom tempo. José Marcos aos 3 anos ainda dormia com a gente na mesma cama e depois a gente passava ele para o berço.  Era realmente muito prático principalmente pra mim, pois os seios ficavam à disposição para a amamentação em livre demanda. Confesso que às vezes eu não dormia muito confortável, acordava um pouco dolorida, mas como sempre tive em mente que aquele momento não era para sempre, não me importava com o desconforto durante a noite.  A transição para o quarto de José Marcos foi bem tranquila (3 anos e meio) e pela manhã ele "pulava" pra nossa cama e até hoje é assim! Se ele acorda primeiro que a gente, ele vai lá para o nosso meio!

E sobre a intimidade do casal? Essa com certeza é a maior dúvida de quem deseja compartilhar a cama com os filhos. Vou deixar a minha opinião, ok? A intimidade do casal não se resumo no quarto, há uma casa inteira a ser explorada e se a frequência das relações sexuais diminuiu não é por conta da cama compartilhada, mas por conta do cansaço, da privação do sono e toda a rotina modificada por conta de se ter um bebezinho que demanda muita atenção dos pais. Mas olha, te garanto que essa fase passa e logo logo tudo se ajeita! Quando falo que José Marcos já tem 8 anos mal consigo acreditar! Ontem mesmo ele estava lá no nosso meio, a noite inteira... 

Deixe sua opinião sobre compartilhar ou não a cama nos comentários!

Um grande beijo, Genis ;)




Genislene Borges

Descobri na maternidade o que defini como sendo minha verdadeira vocação: ser mãe e apaixonada pelo Meu Mundo Materno, criei este blog para representar meus sentimentos e compartilhar minhas experiências com a maternidade.

6 comentários:

  1. Oi Ge, tudo bem!
    Aqui também compartilhamos, mas quando o Vitinho ficou mais velho, com quase 3 anos de idade...
    Acho super tranquilo para a mãe e o bebê, principalmente nos primeiros dias...
    E no caso do namoro, independente da cama compartilhada, os pais acabam adaptando os horários, porque agora tem uma criança pela casa... :)
    Amei o post.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, pra vocês a cama compartilhada chegou um pouco mais tarde... Realmente cada família se adapta diante de suas necessidades.

      Excluir
  2. Oi Genis
    O assunto é polêmico e respeito as opiniões, mas por aqui, sempre foi cada um na sua cama. Não gosto e acho que atrapalha sim a intimidade, além de ter que dormir espremida, porque eles se espalham mesmo...rs
    Agora de manhã, a farra na cama sempre foi uma delícia. Gostei de ler as respostas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre compartilhei a cama com meu pequeno Leão, mas ultimamente ele tem preferido dormir no quarto dele por iniciativa própria... o bacana é isto... cada criança tem seu tempo e cd família tem sua forma de conduzir este tema. Parabéns pelo post, querida! bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elaine, cada família com seu próprio estilo e jeito de educar.
      Um beijo para o seu leãozinho.

      Excluir

Instagram